Diferença entre heresia, apostasia e cisma, e exemplos



INFELIZMENTE OU NECESSARIAMENTE, no decorrer da história da Igreja. Muitas vezes ocorreram divisões e separações, por vários motivos, gerando novas comunidades confessionalmente cristãs, inclusive devido a uma compreensão equivocada de determinados elementos da doutrina cristã. Por causa disso, aos poucos, surgiu a problemática da heresia como também do cisma e da apostasia. Mas qual seria a diferença entre estes termos?

O Código de Direito Canônico que rege a Tradição da Igreja, promulgado no dia 25 de janeiro de 1983 pelo papa João Paulo II, no Cân. 751 diz:

Chama-se heresia a negação pertinaz, após a recepção do Batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela; apostasia, o repúdio total da fé cristã; cisma, a recusa de sujeito ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos.

Vemos neste trecho que a heresia tem relação com uma postura de se negar ou de se duvidar de maneira persistente e contínua alguma verdade de fé ensinada pela Igreja como algo divinamente revelado. Enquanto isso, a apostasia configura um abandono total da fé cristã. Já o cisma é uma rejeição explícita da autoridade papal.

Desde os primórdios do cristianismo a Pessoa e o exemplo de vida de Jesus de Nazaré sempre geraram certo desafio de compreensão. Num primeiro momento a fé no Mistério da Encarnação gerava certo escândalo para alguns. Como o Deus criador e onipotente poderia ter se tornado humano assumindo tal realidade com suas fragilidades, como a fome, o sofrimento, a morte?

Conceber Jesus de Nazaré como alguém que tivesse uma dimensão tanto humana quanto divina parecia algo inconcebível para muitos judeus.


Dois exemplos iniciais

Nesse contexto surgiram duas correntes religiosas que expressam bem a dificuldade que alguns tinham de conciliar o humano e o divino na Pessoa de Jesus Cristo, aparecendo assim os primeiros desvios da fé cristã. Por um lado, temos o docetismo, que relativizava ou negava profundamente a humanidade em Cristo, – seu nascimento, sua paixão, enfim a realidade concreta da Encarnação. Jesus teria assumido o humano de forma aparente e não real.

Por outro lado, encontramos o ebionismo, no extremo oposto. Para este, reconhecer tanto a divindade quanto a humanidade em Cristo feriria a fé monoteísta. Assim, na perspectiva ebionista, Jesus foi apenas um grande homem e profeta que no momento de seu batismo recebeu a Força de Deus, mas não era Deus.

Esses dois modos de conceber a Pessoa de Cristo não foram aceitos na comunidade cristã. São João Evangelista e a tradição joanina salientam continuamente que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Há uma afirmação contínua do realismo da Encarnação nos textos joaninos, tanto no Evangelho como na primeira Epístola de São João.

Santo Inácio de Antioquia (séc.s I-II) foi um grande bispo e Padre da Igreja, isto é, um importante escritor do período antigo que colaborou profundamente na elaboração da doutrina cristã e na sua defesa. Sofreu o martírio em Roma por amor a Cristo e sempre defendeu uma cristologia que afirmasse tanto a humanidade quanto a divindade de Cristo. Na sua Carta aos Efésios (7,2), ele diz: “Existe apenas um médico, carnal e espiritual, gerado e não gerado. Deus feito carne, Filho de Deus e Filho de Maria Virgem, Vida verdadeira na morte, Vida primeiro passível e agora impassível, Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Percebemos, desta maneira, que desde o início da Igreja já havia uma fé clara no Mistério de Cristo como Deus e homem, e uma postura de recusa a qualquer pensamento que negasse este dado da Revelação.




** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!

__________
Esta é a segunda parte de uma série de postagens relacionadas entre si, adaptadas do conteúdo do recém-lançado (e precioso) opúsculo do Prof. Dr. Joel Gracioso (Frat. Laical S. Próspero), “Heresias: tão antigas e tão novas” (Kenosis/DDM, 2015), que divulgamos, pedindo a Nosso Senhor que renove, nos corações dos homens, o amor sincero pela Verdade eterna.

** O opúsculo pode ser adquirido por e-mail:
contato@kenosispublicacoes.com.br

*** Acompanhe as novidades da Kenosis publicações em: 
____
Fonte:
GRACIOSO, Joel, Heresias: tão antigas e tão novas. São Paulo: Kenosis; DDM, 2015, pp. 15-17.
* O texto deste artigo contém excertos de Henrique Sebastião, autor/editor de 'O Fiel Católico'

15 comentários:

  1. Paz e bem!

    Onde encontro este livro para compra?
    Tenho desejo de conhecer mais a nossa Santa Igreja a fim de não cometer nenhuma heresia.
    Excelente escolha da temática. Parabéns uma vez mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, o livro só pode ser adquirido diretamente com o autor. De fato, trata-se de um opúsculo, um livreto 45 páginas, em formato de bolso, mas de conteúdo altamente didático, – foi impresso de modo praticamente artesanal pela 'Kenosis' e está sendo distribuído (comercializado) apenas entre amigos e alunos do professor Dr. Joel Gracioso.

      Para os leitores de "O Fiel Católico" interessados, posso obter exemplares a partir da próxima semana.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Henrique, boa tarde.
      Saberias informar sobre o preço do livro?
      Abraco.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Rezemos para que a verdade da fé prevaleça na Igreja de Jesus Cristo, hoje, amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henrique, também tenho interesse no livro

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique, tenho interesse também.

    ResponderExcluir
  5. A todos os interessados em adquirir o livro, informo que encontrarei o Prof. Dr. Joel Gracioso até a próxima segunda-feira, 10/8, e verificarei se ainda existem exemplares disponíveis.

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

    Apostolado Fiel Católico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Henrique, eu também estou interessada neste livro e se tiver exemplares o suficiente eu quero, depois é só nos informar sobre a forma de pagamento.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Infelizmente, o opúsculo encontra-se esgotado.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  7. Aos interessados na aquisição do opúsculo do Prof. Dr. Joel Gracioso, informamos que infelizmente o título encontra-se esgotado. Talvez ainda se encontrem alguns exemplares na "Loja da Misericórdia":

    https://www.lojadamisericordia.com.br/livro-heresias-tao-antigas-e-tao-novas

    Aviso: não conhecemos os administradores dessa loja virtual e não temos como avalisar a sua competência ou idoneidade.

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

    Apostolado Fiel Católico

    ResponderExcluir
  8. Na sua Carta aos Efésios (7,2), ele diz: “Existe apenas um médico, carnal e espiritual, gerado e não gerado. Deus feito carne, Filho de Deus e Filho de Maria Virgem, Vida verdadeira na morte, Vida primeiro passível e agora impassível, Jesus Cristo Nosso Senhor”.
    Na carta aos efésios não tem este testo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí não está se referindo ao livro do Novo Testamento da Bíblia, e sim à Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Efésios.

      Você encontra o conteúdo desse documento para download gratuito acessando o endereço abaixo, com tradução do nosso querido Alessandro Lima:

      https://frutodagraca.files.wordpress.com/2010/03/inacio-aos-efesios.pdf

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  9. Subverter ou ensinar de forma ambígua a Divina Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo que Ele confiou a Sua única Igreja Santa Imaculada também é cair em heresia!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir