A 'Missa do futuro' – 'Lex orandi, lex credendi'

ESTE FASCINANTE DOCUMENTÁRIO, produzido pelo apostolado norte-americano Roman Catholic Sacramental Foundation (lançado no já distante ano 2003) e apresentado pelo leigo Steve Mahowald, permanece como um dos mais elucidativos estudos (e apresenta uma valiosa pesquisa) sobre as mudanças introduzidas na Liturgia e na Doutrina da Igreja após os Concílio Vaticano II, bem como apresenta uma análise honesta sobre suas consequências, com algumas revelações que ainda hoje serão surpreendentes para muitos.

Lembra a máxima de nosso grande Santo Patrono, São Próspero de Aquitânia, "Lex orandi, Lex credendi" ('a lei da oração é a lei da fé'), ou: "Legem credendi, lex statuat supplicandia", pois a Igreja traduz em seus atos e em sua postura aquilo que professa em sua oração (CIC §1124). Daí a fundamental importância da liturgia como elemento constitutivo da santa e viva Tradição e na mais alta forma de oração da Igreja – a santa Missa – que vai, por sua vez, refletir o que a Igreja vive, pratica e realiza. Segue:
-


** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$13,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Paginação numerada



Subir