A celebração do Domingo de Ramos: o início da Semana Santa


COM O DOMINGO DE RAMOS inicia-se a Semana Santa. Neste dia é recordada a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, em meio à multidão que o aclama Messias e Rei. Este acontecimento pode ser lido no santo Evangelho segundo São Mateus, como prenúncio da Paixão.


    A primeira tradição litúrgica deste dia corresponde à de Jerusalém. Nela, recordamos o gesto profético de Jesus que ingressa como Rei e Salvador, o Messiah-Cristo que foi aclamado e depois condenado, para o comprimento das Profecias das antigas Escrituras.


    No Evangelho vemos o povo a cobrir o caminho de passagem de Cristo e a clamar: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!”. Entre as cerimônias deste dia estão a bênção dos ramos, a procissão, a memória da Paixão durante a santa Missa. Os fiéis que participam da procissão – que data do século IV em Jerusalém –, devem levar nas mãos ramos de palmas, oliveiras ou outras semelhantes, e entoar cânticos adequados. Os sacerdotes e os ministros, levando também ramos, devem ir à frente do povo.


    Não se pode esquecer que a bênção dos ramos acontece antes da procissão e que se deve instruir os fiéis cristãos a guardarem os ramos abençoados em suas casas, junto com cruzes ou quadros religiosos que tenham em seus lares, ou à entrada da residência, como recordação da Vitória pascal do Senhor Jesus.


    A segunda tradição litúrgica é a de Roma, a qual nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo, antecipando a proclamação do Mistério no Evangelho de Mateus. Para o bem espiritual dos fiéis, convém que se leia por inteiro a narração da Paixão e que não se omitam as leituras que a precedem. Terminada a narração da Paixão, não se deve omitir a homilia.



_____
Ref.:
O que celebramos no Domingo de Ramos?, disp. em:
https://acidigital.com/noticias/o-que-celebramos-no-domingo-de-ramos-60428
Acesso 9/4/2022



COMPARTILHE EM SUAS REDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir