O Papa Francisco vai canonizar Jacinta e Francisco Marto aos 13 de maio em Fátima

Serão as primeiras crianças não mártires a serem proclamadas Santas



O PAPA FRANCISCO vai canonizar, no 13 de maio, em Fátima, Jacinta e Francisco Marto, os dois pastorezinhos (pastorinhos) que junto a Lúcia tiveram as visões de Nossa Senhora em Fátima.

O Santo Padre anunciou a canonização durante o Consistório Ordinário Público desta quinta-feira, no Palácio Apostólico no Vaticano. Serão as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas Santas. Há 17 anos, na mesma data e no mesmo lugar, os dois irmãos eram beatificados por João Paulo II.

O pedido para investigar a santidade dos dois foi iniciado pela Diocese de Leiria, Portugal, somente em 1952, e concluído em 1989, com o decreto sobre a prática das virtudes, em consideração à idade das crianças.

O primeiro milagre atribuído à intercessão das duas crianças, necessário para a beatificação, foi reconhecido em 1999, e o segundo milagre, necessário para a canonização, foi reconhecido em 23 de março passado – a cura inexplicável de uma criança brasileira com um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material cerebral.


Cronologia abreviada da causa de canonização de Francisco e Jacinta

1919.04.04. Morte de Francisco Marto.

1920.02.20. Morte de Jacinta Marto.

1952.04.30. Primeira sessão dos Processos Diocesanos sobre a vida, virtudes e fama de santidade de
Francisco e de Jacinta Marto.

1979.06.02. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Jacinta.

1979.08.03. Conclusão do Processo Diocesano sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Francisco.

1981. Sessão plenária da Congregação das Causas dos Santos dedicada ao tema da possibilidade de se canonizar crianças, cujo resultado é unanimemente positivo. O debate sobre o assunto fora impulsionado pela entrega dos Processos do Francisco e da Jacinta, em Roma.

1988. Entrega das Positio Super Virtutibus de Francisco e de Jacinta à Congrega- ção das Causas dos Santos.

1989.05.13. João Paulo II assina o Decreto sobre a heroicidade das virtudes de Francisco e Jacinta Marto.

1997 Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma mulher portuguesa de uma paraplegia, atribuída à intercessão dos irmãos Marto.

1999 Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.

1999.06.28. Promulgação, pelo Papa João Paulo II, do decreto da cura miraculosa por intercessão de Francisco e Jacinta, aprovando a sua beatificação. Cronologia abreviada da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto

2000.05.13. Beatificação de Francisco e Jacinta por João Paulo II, em Fátima.

2016. Instrução do Processo Diocesano super miro, para discernir a cura de uma criança brasileira, atribuída à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

2017. Conclusão do Processo Diocesano, que declara a cura como rápida, completa, duradoura e cientificamente inexplicável. Redação e entrega da Positio super miro à Congregação das Causas dos Santos.

2017.03.23. Promulgação, pelo Papa Francisco, do Decreto da cura miraculosa por intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta, aprovando a sua canonização.
2017.04.20 Consistório onde se anunciou a Canonização para o dia 13 de maio de 2017, em Fátima.

_____
Fonte:
Zenit

Ligação para a notícia: 
https://pt.zenit.org/articles/o-papa-francisco-vai-canonizar-o-13-de-maio-em-fatima-jacinta-e-francisco-marto/
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir