A vitória de Bolsonaro e a via dos cristãos


DEPOIS DE LONGOS DIAS, semanas e meses de tensão e muita guerra de nervos –, com direito a agressões, calúnias, a incessante divulgação de notícias falsas, ameaças, atentado e prenúncios de atentados –, e tudo o que de mais rasteiro, imoral e degradante o ser humano é capaz de conceber e produzir, chegamos, afinal, ao desfecho das eleições nacionais de 2018. Ufa!

Bolsonaro, como já disséramos, era a única alternativa possível aos católicos, por motivos óbvios: representava a única opção contra o criminoso, imoral e anticristão projeto de poder petista, arquitetado para se eternizar no governo do nosso país. Um projeto que foi, desgraçadamente, apoiado por uma grande quantidade de padres e bispos católicos, agindo debaixo das bênçãos da desmoralizada CNBB.

Todavia também não nos faltaram – graças ao Bom Pastor que nos prometeu que o Inferno jamais triunfará contra a sua verdadeira Igreja – honrados e dignos sacerdotes que se levantaram com firmeza e coragem em defesa do único candidato que, malgrado todos os seus muitos defeitos, posicionava-se como homem temente a Deus e a favor da família, da vida, das instituições tradicionais, das liberdades individuais, da propriedade privada, dos sãos valores pátrios – e contra o aborto, as ideologias perniciosas como a da "identidade de gênero", o controle social, a estatização de todos os meios de produção e a implantação do perverso bolivarianismo em nosso país. 

Ficou provado que, assim como o PT e o PC do B, também a CNBB (que até agora não saudou em nota pública o novo presidente democraticamente eleito, como sempre fez com Lula e Dilma) não representa o povo brasileiro. Assim como sucedeu na ocasião do plebiscito sobre o desarmamento (2005) e nos recentes debates sobre a maioridade penal, a conferência de bispos posicionou-se contra a vontade e os anseios da maioria do povo católico. Felizmente, não foram ouvidos, do mesmo modo como em 2015, quando não conseguiram adesão para a sua campanha de assinaturas para a reforma política. 

Faz-nos lembrar do que vaticinou Santo Atanásio de Alexandria, que passou 17 anos de sua vida exemplar no exílio, condenado por bispos hereges, ao escrever, de lá do longínquo século IV, sua eterna "Carta ao meu rebanho":

Ainda que os católicos fiéis à Tradição se reduzam a um punhado, são estes a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Bravo! Os fiéis católicos – sacerdotes e leigos – triunfam. Mas não podem relaxar e desfrutar o sabor desse triunfo a não ser por um breve momento. O inimigo é formidável em persistência e não se deixa abater. Não foram capazes de esperar mais do que um mísero dia após o domingo da histórica eleição para dar vazão à sua frustração cheia de ódio e rancor: já começaram os protestos, a arruaça e o desrespeito à democracia nas mesmas velhas mentiras berradas a plenos pulmões em suas passeatas. Já o movimento "Povo sem medo" interrompe o trânsito da Avenida Paulista... "Povo"? Ora, mas foi o povo mesmo quem decidiu, pela via genuinamente democrática, escorraçar essas hostes do poder. 

De fato, é tragicômico que falem tão insistentemente em "democracia" quando não aceitam a escolha mais bela e exemplarmente democrática – por ser um fruto espontâneo da conscientização de um povo que tirou do ostracismo um homem simples e que mal sabe elaborar um belo discurso, porém honesto e que diz muito daquilo que queremos ouvir de um governante, que nos representa e é tão transparente quanto o mais fino cristal.

Fará um belo governo? Não sabemos. Decepcionará? Talvez. É um exemplo de cristão? Certamente que não, como já dissemos em outras oportunidades. Aliás, é muito difícil definir se ele é, afinal, católico ou protestante. Mas nós não votamos para Papa, e sim para o Presidente da República, e é certo que estamos diante de um homem que inegavelmente traz o valor da coragem, da humildade e de se posicionar sem meias palavras, qual  "Athanasius contra mundum", contra tudo e contra todos a favor daquilo que é certo. 

Mesmo sem apoio e sem tempo na TV, esse homem investiu obstinadamente e sem medo contra as velhas raposas da velha política, contra a militância estúpida da grande mídia de massa, contra a maior parte dos nossos "artistas" mais populares (e até artistas internacionais icônicos!), contra todos os principais veículos tradicionais de informação do país (que não se furtaram a falsear notícias contra ele) e até contra boa parte da mídia internacional (que lhe taxava com os mesmos rótulos claramente injustos que seus mais radicais adversários inventaram por aqui), contra uma gigantesca seita de professores que domina as nossas escolas e universidades, contra os bispos da CNBB, contra padres midiáticos... E, mesmo assim, mesmo com todos esses poderosos influenciadores de opinião trabalhando juntos, o bom senso venceu: num país cuja população majoritariamente se confessa cristã, a ideologia socialista-materialista foi defenestrada. Ladraram os cães, passou a caravana. 

Não, o povo verdadeiramente cristão não está órfão, ainda que muitos dos seus pastores tenham se bandeado para o lado dos lobos. Quantos testemunhos desesperados recebemos nós, que dirigimos um modesto apostolado, de fiéis católicos que se viram, forçados por suas consciências, a confrontar seus párocos que insistiam em fazer dos Altares sagrados palanques políticos! Mas não se deixaram confundir. O Deus de infinita misericórdia teve piedade de nós. 

Para ao futuro da Igreja no Brasil e o indisfarçável mal-estar que tomou conta das nossas paróquias, é impossível prever um desfecho. Particularmente, creio em um novo cisma, caso as coisas continuem a avançar da mesma maneira como hoje. Num artigo muito feliz, o polêmico e por vezes imprudente, porém necessário apostolado "Fratres in Unum" comparou a situação a "uma procissão em que o andor foi para um lado e o povo foi para o outro…" (leia). 

Sim, é verdade: avançando em direções opostas, cada um segue o seu rumo: os verdadeiros fiéis católicos, que amam a Cristo e se colocam sob a proteção de sua Mãe santíssima, procurando santificar as suas vidas, vão para um lado; para outro, vão os bispos insensatos que clamam contra uma "ditadura" imaginária, enquanto apoiam indiretamente as reais e concretas ditaduras socialistas, sanguinárias e anticristãs, ao redor do mundo de hoje. 

Perceberão esses príncipes da Igreja, algum dia, que abandonaram suas ovelhas? Que, enquanto fazem política, seus filhos erram, abandonados e confusos, desejando ardentemente por quem lhes pregue o autêntico Evangelho? Não notarão que as almas que lhes foram confiadas estão migrando aos milhões para as seitas, onde serão impiedosamente exploradas, até perderem totalmente a fé? Até quando os ungidos de Cristo escolherão servir como cabos eleitorais para os inimigos da vida, da família e do próprio Cristo? Quantos dentre eles entenderão que a grande apostasia já chega? Verão, porventura, os sinais dos tempos? Perceberão que os brasileiros quiseram, por temor a Deus e obedientes ao Evangelho, tomar um rumo oposto ao seu próprio? Regressarão ao bom Caminho e retomarão a verdadeira Fé da Igreja como sempre foi? 

Para essas questões cruciais, não temos as respostas. Mas sabemos que a Verdade liberta e que a oração dos justos pode muito. Reforcemos a cada dia o nosso pacto com a Verdade, que é Jesus Senhor, e peçamos aos Céus com fé inabalável. Nosso Senhor nos dá o poder de decisão e o direito de escolha: façamos uso desses dons preciosos com temor, com amor e com a sabedoria que Ele mesmo nos dá!

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

16 comentários:

  1. Lindo texto, lúcido e equilibrado!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, será que o Vaticano está sabendo do que a CNBB está fazendo? SERÁ QUE ESTÃO GOSTANDO DE VER AS OVELHAS SE BANDEANDO PARA SEITAS QUE SEGUEM POR INCRÍVEL QUE SE POSSA CRER, ESTÃO AGINDO E SE COLOCANDO NO LUGAR QUE A IGREJA CATÓLICA DEVERIA ESTAR? É inconcebível ver os líderes da Santa Igreja defendendo quem nos persegue e matam no mundo todo. Devemos pedir uma resposta do Vaticano; ou apoia essa coisa ou destitui esses bispos, até para os que seguem e respeitam os que sofrem por ser católico pelo mundo, tenhamos uma posição.

    ResponderExcluir
  3. Texto excepcional!!! Muitas das coisas que eu gostaria de dizer aos quatro cantos foram expressas aqui!!! Continuem fiéis a Cristo e à sua Igreja, à doutrina santa de Nosso Senhor Jesus Cristo, como fez o Grande Santo Atanásio!!! Dominus Vobiscum
    Ass: Antonio Carlos G. de Viterbo

    ResponderExcluir
  4. Feliz por muitos cristão terem se levantado e defendido os nossos valores. Triste em ver muitos que se diziam fiéis e católicos praticantes, irem totalmente para o outro lado. Como se quisessem tapar os olhos e seguir o rumo que escolheu sem ao menos ter a mínima curiosidade de saber o que a Santa Igreja nos ensina. Oremos muito por esses irmãos que vendem sua fé e continuam nos bancos das igrejas, como se nada de errado tivessem feito.

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso, relato de todo sentimento do verdadeiro fiel Católico, Que Jesus na sua infinita misericórdia nos continue dando coragem para combatermos o mal e defendermos a verdade, que Maria Santíssima interceda por nós sempre.

    ResponderExcluir
  6. Troque bolivarianismo por comunismo. Simon Bolivar teve suas ideias deturpadas por esses infames esquerdopatas.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o autor, acho que a CNBB deu um exemplo claro do momento de miudeza e irrelevância que a Igreja Católica atravessa no Brasil. Impressionante a falta de sintonia com as aspirações cristãs da população, defendidas pelo candidato eleito, que apesar de se declarar católico, recebeu forte apoio das lideranças neo pentecostais e evangélicos em todo país. Se Bolsonaro parece protestante? Seria um caminho até natural, diante da apatia, confusão e posicionamento contrário de várias lideranças católicas, me parece que nem mesmo o Vaticano se manifestou a respeito até o momento. Presenciamos a vitória contra a liberação do aborto, das drogas, as ideologias homossexuais e feminazis, corrupção e imoralidade, valores que nos são tão caros, ou não? Do que adianta se dizer a favor da vida, da família e dos valores Cristãos e apoiar o candidato que busca os destruir? Isso para mim se chama hipocrisia, e Nosso Senhor detestava a hipocrisia. Apesar das ilhas de coerência encontradas em meio ao clero, esta eleição presidencial deixa um gosto amargo, de que a Igreja se perdeu de tal forma, que não consegue mais se encontrar, nem mesmo nos momentos de clareza, bem contra o mal, valores Cristãos contra valores mundanos. E o resultado de tudo isso, como lembra o autor, é a debandada de milhões e milhões de almas, nem precisamos de senso para ter ciência disso, basta olhar amigos e familiares a nossa volta, como é difícil conseguir padrinhos católicos hoje em dia, muitos queridos já não estão mais na Igreja. E tragicamente é cada vez mais difícil de criticar, afinal de contas a maioria que passa para o lado de lá, declara convictamente que encontrou Jesus. Nossas lideranças religiosas estão extremamente necessitadas de marcar um encontro com Jesus e seu Evangelho, pois parece que existem graves divergências, precisam alinhar os ponteiros.

    ResponderExcluir
  8. Texto fantástico....mas esperarar do Xico qqer atitude p c a cnbb, é perda de tempo....é esquerdinha tbm.... Realmente é chegada a grande apoatasia ....

    ResponderExcluir
  9. Caros, boa noite e que a graça de Deus-Pai e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja convosco, respeito o pensamento, opiniões e comentários de todos e, espero que a recíproca, seja verdadeira, ao tempo em que, não comungo com a utilização da Igreja de Jesus, para seu envolvimento em política partidária.
    Acho sim e apoio, o trabalho que alguns irmãos de boa vontade, fazem, para conscientizar, preparar e orientar os irmãos sobre seus direitos, sua cidadania e prepará-los para serem bons cristãos e bons cidadãos. Deus seja nosso juiz nisso tudo.
    A ação do anticristo na divisão da Igreja de Jesus:
    "Filhinhos, esta é a hora derradeira e, assim como ouvistes que o anticristo está chegando, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso, sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem nos abandonado revela que nenhum deles era realmente dos nossos."(1João 2,18-19).
    O divisionismo atual, que estamos assistindo, nas Igrejas cristãs, por questões de interesses pessoais de pessoas e ideológico, inclusive naquela em que confessamos nossa fé, a Católica,certamente, não é coisa sagrada, pois isso, ja aconteceu na idade média, e resultou na divião da Igreja Católica, nascendo a partir daí, o Protestantismo.
    Jesus, nos disse com humildade e amor, que nossas iniciativas como cristão, fossem voltadas a realizarmos com justiça e amor, o que Ele nos diz: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo – (Mt 5,13-16).
    Devemos ser vigilantes e atentos aos chamados do inimigo que que nos atrai pela vaidade, autossuficiência, egoísmo, soberba e desamor aos necessitados, isso é vergonhoso mas, não cabe a nós julgar. https://www.brasil247.com/pt/blog/91/376609/Bolsonaro-na-Can%C3%A7%C3%A3o-Nova-fundamentalistas-cat%C3%B3licos-s%C3%A3o-iguais-aos-fundamentalistas-evang%C3%A9licos.htm .
    Jesus também nos fala sobre os governos do mundo:
    “Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo" (Mateus 20, 25-26).
    Sebastião Farias
    Leigo Católico
    Um brasileiro nordestinamazônida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, no caso em questão é muito claro para nós –, assim como é também para os dignos sacerdotes que nos assistem –, que nessas eleições só havia uma opção possível para os verdadeiros cristãos, e essa opção era Bolsonaro, mesmo com todos os seus defeitos.

      A outra alternativa era votar em um candidato favorável ao aborto, à ideologia de gênero, à continuidade da doutrinação marxista anticristã nas escolas e universidades, à apologia do homossexualismo e da imoralidade, e muitas outras pautas anticristãs e anti-família que sempre foram favorecidas pelo PT e seus aliados.

      Além disso, esse outro candidato era o representante do partido que usou da política e da desinformação das massas para formar a maior quadrilha criminosa da história do nosso país.

      E como se tudo isso não bastasse, a sua escolha para vice é do Partido Comunista do Brasil, e votar em candidatos comunistas, por si só, já constitui um grave pecado segundo a Igreja Católica.

      Sendo assim, não fizemos e nunca faremos propaganda "política partidária", por aqui, e sim procuramos cumprir a nossa obrigação no sentido de ajudar a esclarecer o povo brasileiro sobre fatos tão importantes quanto esses.

      Por fim, admira muito que o Sr. venha aqui divulgar um site reconhecidamente mentiroso, financiado pelo mesmo esquema criminoso que apoia o PT e é um dos campeões na divulgação das famigeradas "fake news". Esse vergonhoso canal de comunicação, realmente, só pode servir de parâmetro para nós, católicos, da seguinte maneira: se ele diz uma coisa, faça o contrário; se ele afirma algo, sabemos que a verdade é o oposto.

      O Sr. fala em "respeito" mas o que mais esse canal faz é desrespeitar a democracia, a nossa fé e a nossa inteligência.

      De resto, rezamos pela sua iluminação e conversão à verdadeira Igreja de Cristo.

      A Paz de Nosso Senhor

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  10. Henrique, paz e bem. Isaias 1,27 diz:"Sereis liberto pelo direito e pela justiça", O que quer dizer isso, para nós cristãos e cidadãos brasileiros, à luz de tantos problemas que enfrentamos em nossa rotina de vida, independente, da questão ideológica ou partidária de cada um, já que todos nós, experimentamos as mesmas provações?

    Como cristãos e católicos, à luz dos acontecimentos atuais e que teimam em continuarem afetando as vidas dos irmãos brasileiros que dependem de um lugar para viver e um trabalho digno no brasil, são sempre os mais susceptíveis, mais pobres, mais miseráveis, mais carentes de meios para sobreviverem dignamente, pois todos, são filhos de Deus e são também, cidadãos brasileiros, como explicarmos sua situação, à luz dessa Profecia, que diz ?
    “Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus (a verdadeira justiça) o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda (a hora da verdade e de prestação de contas dos injustos, ao povo e à Deus). A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás (a mentiras ao povo), de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores (parte da imprensa no seu papel de disseminação de insinuações e mentiras, ao povo). Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem ( religiosos oportunistas e desviados da verdade e também, partes dos 03 Poder, Partidos Políticos e de agentes públicos aéticos de instituições, que fazem o jogo da injustiça e do engano), por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro (passado a falsa alegria, vem as acusações de um contra o outro). Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal.” (2Ts 2, 8-12).

    E, o que significa isso, abaixo, para nós católicos, independemte, se somos capitalistas, comunistas, socialistas, etc, já que esses termos para Jesus, não terão a mínima importância e sim, as boas obras de cada um de nós?
    Veja isso que está acontecendo com a ICAR, o que você opina?
    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/02/10/planalto-ve-igreja-catolica-como-potencial-opositora.htm
    Paz e bem.

    Sebastião Farias

    ResponderExcluir
  11. Entre dois candidatos numa final, um péssimo e outro menos ruim, escolhamos por obrigação de consciência nesse, caso do protestante da IURD Bolsonaro!
    Houve atitude melhor do povo brasileiro que desempoleirar o PTaradão e psicopata do poder? Garanto que não, mas, que a direção da CNBB não queria que houvesse impeachment de Dilma é mais que certo e garantido, porque D Leonardo Steiner veio a público defender a não continuação do processo e dos protestos contra o encapetado PT, enquanto os outros bispos, talvez para não causarem "divisões", muito poucos, ao que me parece, se manifestaram a favor da saída dos comunistas do poder!
    Olhem em que situação estão Cuba e a Venezuela depois de adotarem esse regime camisa-de-força por ser comunista além de abortista, isto é, seu povo ficou encabrestado, encurralado e preso na ilha, onde falta de tudo, sobrando apenas dura repressão aos descontentes, pois os governos comunistas são super escravagistas no sentido absoluto da palavra e não toleram que discordem deles de forma alguma!
    D Adair José Guimarães da diocese de Formosa é um dos poucos bispos brasileiros que bota a boca no trombone e não quer nem saber; esse sim e referindo a Campanha da Fraternidade 2021, disse: deixe isso prá lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo.

      Caro irmão Isac, como bem descreve o texto, era Bolsonaro ou a esquerda e todas as suas vertentes, pois esquerda é esquerda, não importa o rótulo de "light" ou algo assim. O que os canhotos querem ( sim, esquerdistas também são chamados de "canhotos", nada a ver com as pessoas que utilizam mais a mão esquerda...), é impor a ideologia comunista, que é totalmente materialista e automaticamente, contrária a fé em Deus e vida após a morte ( com as devidas penas infernais ou glórias celestiais...). Não se pode ser católico e socialista/comunista, seja o partido de esquerda "light" ou os mais radicais stalinistas.

      É terrível reler esse artigo e ver "católicos" aqui defendendo teses comunistas, como li comentários acima do seu. Sim, aproveito e escrevo que estou de acordo com o que você escreve. Apenas corrijo, pelo que observei lendo artigos sobre o presidente, que ele não pertence a IURD, mas a uma seita "neo-pentecostal" do mesmo nível dela. Como descendente de italianos, Bolsonaro cresceu no Catolicismo, mas depois, já bem maduro, acabou sendo "batizado" ( algo absurdo, pois existe apenas um batismo válido...), no grupo, se não me engano, do Malafaia.

      Bem, no momento em que o presidente Bolsonaro combate as teses da esquerda ( aborto, ideologia do gênero e todas as suas nefastas correntes; mais poder centralizado, mais impostos, etc...), é o que mais importa quando do outro lado apenas tem comunistas concorrendo ao poder.

      Que Nossa Senhora, querida Mãe, que tanto nos alertou sobre o avanço do comunismo, interceda por nós junto ao Pai e ao Filho. Amém.

      Abs.

      Excluir
  12. Gostaria de saber se depois de tudo que vimos e vemos do governo Bolsonaro se o autor do texto e aqueles que comentaram seguem com a mesma opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, peço que defina "tudo que vimos".

      Segundo, sim, sem dúvida seguimos com a mesma opinião. Bolsonaro está longe, muito, muito longe de ser perfeito ou mesmo apenas bom, mas tudo o que diz o texto permanece verdadeiro, se apenas considerarmos a outra opção. Entre ele e o partido mais criminoso e anticristão que já ocupou o poder no nosso país, sim, mil vezes ele.

      Frat. Laical S. Próspero

      Excluir
    2. De todo modo, por algum motivo, eu duvido que o Sr. tenha lido o texto antes de fazer a pergunta... Se o tivesse feito, a resposta seria mais do que óbvia.

      Frat. Laical S. Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir