Um próspero ano novo?


Por Prof. Dr. Joel Gracioso para a Frat. Laical São Próspero

 QUE SERIA ESTE tão falado "ano novo", a não ser o encerramento de mais um ciclo, totalmente subjetivo, e o início de um outro? Por que damos tanto valor às datas e símbolos?


Ocorre que, psicologicamente falando, o ser humano precisa destes marcos e marcas, destas datas e divisões que organizam e dão sentido à sua vida aparentemente caótica e carente de propósitos.

Você já se perguntou por que o dia 31 de dezembro foi escolhido para simbolizar o fim de um ano, antes do início de um “feliz ano novo”, já que não há como se definir um dia em particular em que a Terra tenha começado a girar ao redor do Sol? 

Há também uma outra pergunta importante, que já atormentou as mentes de milhões de pessoas ao redor do globo terrestre (em especial as dos cristãos), desde os últimos cinco séculos: se o início do ano, na era cristã, é contado a partir do Nascimento de Cristo, porque essa defasagem de uma semana entre a data atribuída ao seu Nascimento (independentemente de ser historicamente precisa ou não), o 25 de dezembro, e a abertura do novo ano? Parece (e de fato é) um hiato totalmente ilógico, não é mesmo?

A ideia de usar o primeiro dia de janeiro como primeiro dia do ano partiu do célebre imperador romano Júlio César – e isso apenas cerca de 50 anos antes do Nascimento de Jesus Cristo.

Muitos calendários existiram e existiam antes de Júlio César decidir criar este, por isso mesmo chamado Calendário Juliano. Foi convencionado que, neste novo calendário, o dia primeiro de janeiro seria o primeiro dia do ano por ser o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos.

Mesmo com a popularização do Calendário Juliano, porém, algumas culturas continuaram a usar outras datas –, em março e em setembro, por exemplo –, para marcar o início de seus anos.

Na Europa Medieval, as comemorações de passagem de ano foram consideradas pagãs, e então a Igreja determinou que o ano começaria no dia 25 de dezembro, para coincidir com o Dia do Nascimento de Cristo, já que a ideia era a de que a contagem dos anos da Era Cristã (os Anno Domini) deveria começar a partir do Natal do Senhor.

Mas e quanto ao hiato? Esclarecendo, afinal, a grande dúvida, foi no ano 1570 que o Papa Gregório XIII autorizou a restauração do dia primeiro de janeiro como o primeiro dia oficial do ano. Deste modo, acabamos como que ficando com dois primeiros dias de cada ano: um com sentido sagrado e espiritual, outro social e/ou mundano. Não admira que, hoje em dia, a maioria goste bem mais de celebrar o tal réveillon do que o Natal do Senhor.

Curiosamente, a própria palavra réveillon, de origem francesa, deriva do verbo réveiller, que, assim como seu sinônimo éveiller, significa "acordar, despertar". Ocorre que esse termo originalmente designava exatamente a ceia da noite de Natal; posteriormente, passou a referir-se à janta da véspera do Ano Novo e, por fim, à própria virada do ano.1


† † †


Pessoa humana, assim é a tua vida:

O tempo vem correndo e correndo vai-se embora. Numa das mãos traz os paninhos do teu berço; na outra, a mortalha para o teu caixão. Homem orgulhoso, do que te ufanas?”
(Petöfi)

"Feliz ano novo!" "Um próspero ano novo!"... Eis as saudações vazias que saem da boca de pobres e ricos, cultos e ignorantes, jovens e velhos. Só o ouvi-la, muitas vezes, causa repugnância ao sábio, porque, como disse Sto. Agostinho, na muita sabedoria há muito enfado. Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele cristão que não se preocupou em deixar os vícios junto com o ano velho? Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele que continua a carregar demônios consigo, qual bagagens de sua alma imortal? Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo o cristão que permanece em pecado mortal, mergulhado nas trevas? Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele que vive só para correr, desesperadamente, atrás de bens materiais, com as costas voltadas para Deus?

Fiel católico, para você viver e desfrutar verdadeiramente de um feliz ano novo é preciso:

1. Expulsar constantemente o pecado mortal de sua alma, sempre através do Sacramento da Confissão, por meio de confissões bem feitas, e procurar com todas as forças viver na Graça santificante;

2. Realizar todo o bem que estiver ao seu alcance;

3. Entrar no ano que se inicia com fé firme, entrega e plena confiança em Cristo Jesus, nosso Salvador, em nossa protetora Mãe do Céu, a Virgem Maria, em nossos irmãos, os Santos de Deus, e nos Santos Anjos, em especial o seu Anjo de Guarda;

4. Entrar no Ano Novo não pensando apenas em prosperidade e conquistas materiais, mas com boa disposição e santo amor também às dificuldades e sacrifícios que ele poderá trazer, porque por meio destes é que se alcança a depuração e o aperfeiçoamento no caminho da vida cristã;

5. Entrar no Ano Novo com sérios esforços para alcançar as virtudes e cumprir a Vontade de Deus em sua vida.

Sejamos sábios e aproveitemos o Ano do Senhor 2019 para crescer na santidade. Cuidado, não o desperdice! Este, como todos os outros, poderá ser o último ano de sua vida neste mundo. Deus o guarde e salve no último dia, e que Nossa Senhora o acompanhe  em todos os dias deste novo ciclo!

____________
1. Conf. Prof. Aldo Bizzocchi, em:
revistalingua.uol.com.br/textos/blog-abizzocchi/a-origem-do-nome-reveillon-302700-1.asp
Acesso 31/12/014

_________
Fontes e ref.:
• Portal Live Science, em:
http://www.livescience.com/32913-why-does-the-new-year-start-on-january-1st.html
Acesso 31/12/014
• Artigo "A Origem do Nome", do Profº Aldo Bizzocchi, em:
http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-abizzocchi/a-origem-do-nome-reveillon-302700-1.asp
Acesso 31/12/014
• Artigo "Ano Novo", do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão, em
http://www.filhosdapaixao.org.br/anual/ano_novo.htm
Acesso 31/12/014




Compartilhe nas suas redes sociais

6 comentários:

  1. Muito pertinente o post de Feliz Ano Novo!, parabens! o que posso dizer... tem muita gente querendo resultados diferentes do ano anterior, mesmo ainda usando uma receita igual... não dá! Segunda eu começo o regime, a academia, ler a biblia ou qualquer outra atividade que eu nunca consegui me doutrinar a fazer... então... nem segunda nem depois do carnaval (quando politico-economicamente o Brasil inicia de fato o ano novo)... afora as sugestões que foram postadas, posso sugerir tambem uma outra: Marcos16:15! é um excelente modo de começar o ano.... trabalhando para Cristo, então Feliz Ano Novo - André

    ResponderExcluir
  2. Henrique Sebastião, com relação ao seu comentário sobre o título “Feliz ano Novo”, onde fala sobre o dia do nascimento de Cristo, e lembrando eu que já havia lido nos livros de Valtorta a respeito, trago a você esta preciosa informação da boca do próprio Salvador, e diz o seguinte:

    “Amigos, aqui na noite do dia 25 das Encênias, da Virgem nasceu Jesus Cristo, o Emanuel, o Verbo de Deus feito carne por amor do homem: Eu que vos falo”.(de Jesus a Valtorta,Vol.1,pag.442)

    Abraços e paz, e um início de ano na fé do Senhor Jesus.
    Antonio Carlos Calciolari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, antes de tudo, é preciso ler o que disse o Dom Estêvão Bettencourt (OSB), um dos mais conceituados teólogo brasileiro, acerca das visões da italiana Maria Voltorta. Disponível aqui: http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=854

      Caro Henrique Sebastião, irmão em Cristo Jesus, o que a Santa Igreja de Cristo diz a respeito dos escritos de Maria Voltorta?

      Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Mãe de Deus!

      Excluir
  3. Feliz 2018 para todos vocês que compõem a Fraternidade Laical São Próspero e possibilitam este trabalho de Evangelização através do Blog "O Fiel Católico".Que as luzes do Espírito Santo iluminem a todos, com especial menção ao Henrique Sebastião,para que continuem esclarecendo as mentes, os corações e os espíritos de todos quantos lerem as postagens deste Blog nesse novo ciclo.Que os benefícios proporcionados por vocês do ponto de vista espiritual,psicológico e moral sejam superabundantes e que Nosso Senhor e Nossa Senhora centuplique as Suas Bênçãos e Graças sobre vocês,redobrando,ao mesmo tempo,o ardor missionário.Adeus Ano Velho!Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo,

    Ao amigo e irmão, Henrique Sebastião e família, equipe, colaboradores e frequentadores desse Apostolado maravilhoso, instrutivo, necessário; eu desejo a todos um Feliz Ano Novo, de acordo com os ensinamentos contidos no Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Aproveitando o excelente texto acima, lembro a todos ( e a mim também...), que devemos viver um dia de cada vez. Ter a expectativa de 24 horas apenas e não 365 ( 366, nos anos bissexto ), dias.

    Ninguém sabe se viverá 365 dias, sendo jovem ou com mais de 50 anos ( quanto mais anos vividos, menos expectativas quanto ao tempo aqui...), portanto, ter em mente que 24 horas é o bastante para agradecer e pedir à Santíssima Trindade o que precisamos ou desejamos, claro; dentro dos preceitos cristãos. Ao deitar, agradecer ao Pai tudo que aconteceu no dia, incluindo os problemas que o Pai nos reservou e nos orientou para sabermos encontrar as soluções necessárias para os problemas.

    Ao levantar, de manhã, agradecer por mais um dia de vida e pedir a orientação e proteção do Pai, Filho e Espírito Santo, para ter um dia cheio da Graça Divina.

    É o que desejo a todos aqui: 24 horas de cada vez, com muita Graça, saúde, paz, harmonia e disposição para enfrentar com vontade e fé, o dia que se inicia, agradecendo à noite, tudo que foi recebido do Senhor Nosso Deus.

    Para quê querer um ano inteiro de tudo de bom, como se o Pai nos reservasse vida eterna na terra e se dispusesse a nos ofertar alegrias duradouras por 365 dias? Repito, um dia de cada vez é o mais correto, na minha opinião.

    Em tempo: o folheto da Missa "Deus Conosco", com ilustrações de Luís Henrique Alves Pinto, traz nessa quarta, dia 01/01/20, uma ilustração de Nossa Senhora, com Jesus no colo, que lembra ( talvez eu esteja observando de forma errada e preconceituosa, peço perdão à Santíssima Trindade...), uma mulher indígena representando Nossa Senhora, com Jesus no colo, lembrando o tal Sínodo da Amazônia. Pelo menos, é o que me parece. Quem puder conferir o folheto, peço que dê uma olhada e, se eu estiver errado, me corrija, por favor.

    Espero estar vendo de forma equivocada.

    Entrei no blog do ilustrador e tem imagens parecidas lá.

    Link:

    https://luishenriquealvescriarte.blogspot.com/

    Maria, nossa Amada Mãe, orai por nós!

    Jesus, seja a nossa Luz rumo à Santidade.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir