O desabafo de Dom Henrique Soares da Costa no dia do golpe de Lula e Dilma à democracia brasileira


A SITUAÇÃO DO NOSSO país é gravíssima:

Crise econômica,

Crise política,

Crise institucional,

Crise moral!

A democracia brasileira corre perigo! O País foi roubado dos brasileiros! Os que governam se sentem dispensados de dar satisfações ao Povo; não respeitam as instituições, zombam da justiça!

A sordidez, a desfaçatez e o escárnio tornaram-se método de governar e fazer política! O Congresso Nacional trai e abandona o Povo brasileiro! Cargos, comissões, sinecuras: é tudo quanto nossos parlamentares procuram! Congresso indigno, Congresso omisso, eivado pela tortuosidade!

É preciso dar um basta a tudo isto! O Povo brasileiro deve retomar o seu País, deve recobrar a sua Pátria, a sua dignidade, a sua honradez!

O Brasil está desonrado, o Povo brasileiro está ferido em sua dignidade! É o futuro da Pátria que está em jogo!

É preciso cobrar com convicção e firmeza um posicionamento claro do Congresso Nacional! Mas, como, com os líderes que estão ali?

Enquanto isto, crise, desemprego, tensão, desânimo, total falta de esperança! O Brasil não tem líderes! Estão destruindo a jovem democracia brasileira, estão colocando em risco o que se construiu com tanto sacrifício!

Que o Povo não o permita!

Que o Povo fale! Que o Povo brade!

O Brasil é dos brasileiros!"


** Publicado Por Dom Henrique Sorares da Costa, Bispo da Diocese de Palmares, Olinda e Recife, no Facebook, em 16/3/016 às 19h10
www.ofielcatolico.com.br

16 comentários:

  1. Esse bispo não se omite! Esse me representa!

    ResponderExcluir
  2. Um dia eu espero conhecê-lo pessoalmente!

    ResponderExcluir
  3. Demorou, mas a Igreja aos poucos vai se manifestando... depois de anos de inércia. Parabéns ao Bispo por falar tudo o que o povo brasileiro sente neste momento.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,
    Dom Henrique mostrando que é um brasileiro de verdade que ama e se preocupa com nossa pátria.
    Nosso país só vai retomar (ou tomar) as rédeas quando voltarmos para nosso Jesus Cristo, fora isso a gente vai ficar batendo cabeça e esse país vai virar um caos (mais ainda), enquanto nao voltamos para nosso Deus isso não vai parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a nossa posição enquanto católicos irmão. Não podemos ficar calados quando um bando de larápios, deixam morrer à míngua quem precisa de transplante, quem precisa salvar-se do câncer. Eles não estão ganhando dinheiro, mas tirando vidas que nossa Mãe Igreja sempre lutou para manter.

      Excluir
  5. Devolvamos o brasil aos indígenas e peçamos desculpas pela baderna causada pelo PT e seus atuais focos políticos que depravam nosso querido país.

    ResponderExcluir
  6. À exceção de D Henrique, por sinal um grande prelado que nunca se omite, por onde andam os outros prelados, a CNBB, hem?
    O abaixo esclarece o porquê:
    Se o Brasil está nessa crise se poderia debitar para a alta hierarquia grande ou maior parte da culpa, por não advertir o povo quem são os comunistas com seu maldito sistema de governo relativista, radicalmente anticristão!
    Algumas seitas protestantes hereges são aliadas dos comunistas – se acham evangélicos e apoiam comunistas – como a IURD, IMPD, RRSoares etc.
    Nos últimos anos nunca, jamais nas homilias dos sacerdotes ouvi fazer qualquer referencia a essa crise por que passa o país, porém a atribuindo aos marxistas do PT, menos ainda citando Lula, Dilma, Zé Dirceu e corja, nada, nada!
    Quanto raramente falam nisso, é apenas de forma vaga – cita o filho sem dar nome aos pais – parecendo que essa crise ético-moral-religiosa e financeira é coisa do Além…
    Parece que os sacerdotes estão acuados ou nada sabem, parecendo estarem vivendo noutro mundo, irreal e e apenas nós imergidos no MUNDO CÃO!
    Embora também saibamos que diversos deles estão como os vermelhos, incl da Alta Hierarquia, revelado tal apoio até por Lula, vendo alguns desses sempre ao lado dele, como o cardeal Dom Claudio Hummes, profanando a S Comunhão ao dá-La ao Lula!!
    Não estão merecendo o abaixo os que forem omissos em instruir o povo, deixando-o cair nas armadilhas das ideologias?
    “Meu povo se perdeu
    por falta de conhecimento.
    “Uma vez que vocês rejeitaram
    o conhecimento,
    eu também os rejeito
    como meus sacerdotes;
    uma vez que vocês ignoraram
    a lei do seu Deus,
    eu também ignorarei seus filhos” Os. 4 6.
    Quando vivo, D Manuel Pestana sempre advertia a CNBB – época de D Luciano Mendes – que o Brasil estava adentrando no comunismo e a CNBB em cima do muro, quer dizer, ao lado deles, por não combater!
    Trecho da *”carta aberta de um arcebispo sobre a crise na Igreja” … Em nossos dias, a voz da maioria dos bispos se assemelha ao silêncio dos cordeiros diante de lobos furiosos, os fiéis são abandonados como ovelhas sem defesa. Cristo foi reconhecido pelos homens como alguém que falava e agia em uníssono, que tinha poder e é este poder que Ele concedeu a Seus apóstolos. No mundo de hoje, os bispos precisam se libertar de todos os laços mundanos e – depois de terem feito penitência – converterem-se novamente a Cristo, para que fortalecidos pelo Espírito Santo possam anunciar Cristo como o único Salvador. Em última análise, deve-se prestar contas a Deus por tudo o que foi feito e por tudo o que não foi feito.
    *D Jan Pawel Lenga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas colocações, Renan. Conheço o ministério de Dom Henrique Soares da Costa e ele é de se posicionar, colocar com muita propriedade os elementos e a situação difícil por que nós, católicos brasileiros, estamos passando - só faltou dar os nomes aos bois, atribuir o problema ao socialismo na política (que divide entre suas facções todo o espectro ideológico, daí que falar em pluripartidarismo no Brasil é piada de mal gosto...), ao marxismo cultural na mídia e no meio acadêmico. Essa questão ainda é o ponto cego de muitas homilias e, por extensão, é o ponto cego de muita gente que está incomodada no país, percebe uma série de coisas, tenta ligar os pontos, mas não consegue fechar uma ideia clara em suas mentes. É tabu falar em socialismo político, marxismo cultural entre os "formadores de opinião" aqui na Banânia, explicando seus fatos grandemente negativos, por vários motivos. Relativamente ao próprio D. Henrique, apesar de seu brilhantismo como pregador e de sua notável dedicação ao sacerdócio, acredita que a Teologia da Libertação é coisa antiga que não existe mais...E D. Odilo, Arcebispo de São Paulo, hoje em vídeo que foi publicado, posicionou-se corretamente, mas, novamente, sem dar os nomes aos bois... Para gente que não usa internet, deve ser uma situação bastante incômoda só depender da TV para se informar. Fica então este recado para quem chegar sem mais nem menos neste belo site com ótimo conteúdo: VOCÊ NÃO ESTÁ LOUCO, SE PENSA QUE OS PROBLEMAS QUE ESTAMOS SOFRENDO COMO NAÇÃO E COMO CATÓLICOS DEVEM-SE À ESQUERDA. VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO EXAGERADO, NÃO ESTÁ SENDO ANTIQUADO, NÃO ESTÁ SENDO SAUDOSISTA DA GUERRA FRIA. HÁ MUITA GENTE PERCEBENDO E ENTENDENDO DA MESMA FORMA, E ESTÁ NA PISTA CERTA. Só que, comumente, muitos KM nos separam, atomizados que estamos. Quanto à CNBB, só observo e me pergunto até quando vai durar a tibieza daqueles bispos... Sigamos com fé e fortaleza em nossas almas, e orando para que os bons não caiam e que os maus não continuem como os lindos-maravilhosos da história... São Paulo da Cruz, rogai por nós!

      Excluir
    2. Tá...mas... você não está vendo o panorama completo. Existem os sionistas e os maçons, que atacam sem descanso nossa Santa Igreja. Existem maçons e sionistas no lado marxista e variantes, assim como há maçons e sionistas do lado liberal e "conservador". Os maçons e os sionistas dão as cartas no nível acima das polaridades "direita" e "esquerda", "conservadores" e "progressistas" e que outros nomes estejam usando. Eu também não entendo muito, embora tente sinceramente. Sionistas e maçons não são temas de noticiários, debates, documentários e outros programas da mídia convencional. Eles não descansam um dia sequer, mas se mantêm sem nome e sem rostos para nós, pobres habitantes deste país conflagrado e com uma mídia tão ruim... Irmão, se seguir alguma devoção seriamente, penitência e mortificação, continue, continue, continue, sem descanso. Só assim para se fortalecer ante o que está acontecendo, e aumentar o horizonte de visão. Que NSJC e a Virgem Santíssima o protejam e iluminem! E a todos os que acorrem aqui. Tchau!

      Excluir
  7. Tive a honra de há 10 anos atrás Dom Henrique ter sido meu Conselheiro espiritual aqui em Maceió quando ele era cônego. Como cresci como homem e cristão e sabia que ele não iria se calar diante dos desmantelos que assolam nosso país. Parabéns Dom Henrique a igreja está precisando de vozes proféticas como a sua.

    ResponderExcluir
  8. Na Igreja que participo o padre sempre falou e continua falando do PT e de qualquer outro partido que faça o povo sofrer... Não sou e também não quero ser adepto da teologia da libertação, movimento que segundo Lula o elevou como político das classes sociais mais baixas, mas se mexeu com o povo, mexeu com a gente, cristãos autênticos que fazem parte deste povo sofrido. É nosso papel lutar a favor da vida em qualquer estágio e de promover a dignidade, o amor é a misericórdia de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Na Igreja que participo o padre sempre falou e continua falando do PT e de qualquer outro partido que faça o povo sofrer..." Se o padre fala contra, ele está de parabéns.
      "Não sou e também não quero ser adepto da teologia da libertação, movimento que segundo Lula o elevou como político das classes sociais mais baixas, mas" Na verdade, não cabe mas nenhum aqui. Ou você é ou você não é um herege da libertação. "se mexeu com o povo, mexeu com a gente, cristãos autênticos que fazem parte deste povo sofrido." Quero saber aonde é que está a contradição para haver o mas aí. É justamente por defendermos o povo do qual fazemos parte que estamos em luta contra o PT, partido que você mesmo admitiu fazer o povo sofrer. Concordo com o resto do seu comentário, e é justamente isso o que Dom Henrique fala no texto. A Paz de NSJC!

      Excluir
  9. Nossa, achei muito bom o comentário do Nosso Dom Henrique Soares Costa, sobre nosso País. Temos um Homem de Deus também preocupado com nosso Brasil;
    Não conheço Dom Henrique mas já admiro, e já virei sua fã. Fico feliz por saber que não estamos sozinhos.

    ResponderExcluir
  10. Meus caros, essa importante matéria jornalística, ilustra o que há muito vimos tentando escrever, e fazer agora, de repente, com a graça de nosso Pai do céu, não temos dúvidas, nos inspirou a escrevermos o que segue. Em nossa vã filosofia, egoísmo, vaidade e soberba, quantas vezes injustamente, achamos que somos mais importantes, melhores e mais sábios que outras pessoas e, que nossos planos são perfeitos, infaliveis.
    Esquecemos, no entanto, que todos somos iguais pela justiça Divina, pois nascemos iguais e do pó (da terra) e, todos morreremos e voltamos ao pó (à terra ) de forma iguais.
    Graças à Justiça Divina do Livre Arbítrio, Deus nos monitora e nos deixa voar livres, como pipas. Ele, Deus, nos dá linha até os limites dá Sua tolerância com os comportamentos nocivos, injustos, antiéticos, Autosuficiencia, desrespeitosos e prejudiciais à convivência fraterna e amável dos seres humanos, aí, senhores quando chega nesse ponto, não há dúvidas, e a Bíblia Sagrada está cheio desses exemplos, Ele, Deus Todo Poderoso, entra em cena e, começa, mostrando que o único Plano Sábio e Infalível é o Seu, de Amor Fraterno, de Vida, de Liberação e de Salvação de todos os seus filhos.
    Ora, quando os representantes do povo, eleitos diretamente ou legitimados por esse povo, a quem Deus lhes confia um pouquinho de seu Poder e de Sua Justiça, para com responsabilidade e eticamente, promoverem e fazerem o bem e a justiça para todos e, não fazem aí, Ele (Deus), começa Sua intervenção, confundindo os planos de cada pessoa e corrigindo o mal com o próprio mal, isto é, àqueles que eram amigos, aliados ou simpatizantes da causa do mal, passam ao confronto mútuo e se tornam inimigos.
    Como Deus é Luz e Justiça, de sua intervenção, o que estava nas trevas (escondido) começa a ser exposta pela luz a todos.
    Apesar da desconfiança que o povo sente das instituições do país, é preciso fé e confiança na ação de Deus, pois Ele, já está no comando do Brasil, país que já nasceu Cristão e que goza de Sua Misericórdia.
    Deus nunca abandona àqueles que recorrem a Ele. Então, rezemos sempre, como recomenda a Virgem Mãe de Jesus e peçamos pelo Brasil e alcançaremos a graça.
    Aqui, foi transplantado dá Galiléia, a Árvore do Evangelho de Jesus Cristo, sinalizado no firmamento pelo Cruzeiro do Sul. Por isso, o Brasil, por sua vocação fraterna e onde convivem pacificamente,, todas as raças e religiões e do planeta, é conhecido como Coração do Mundo (sua conformação geográfica em forma de coração) e Pátria do Evangelho, pela Cruz de Cristo no céu.
    Não temam, Deus está conosco. Paz e bem.⛪🙏🏻
    Sebastião Farias
    Leigo católico, JP-PB

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir