Cardeal Sarah sobre a missão essencial da Igreja de Cristo

A Igreja se equivoca gravemente na natureza da real crise se ela pensa que sua missão essencial é oferecer soluções para os problemas políticos relacionados à justiça, à paz, à pobreza, à recepção de imigrantes, etc., enquanto negligencia a evangelização.

Certamente, como Cristo, a Igreja não pode se desassociar dos problemas humanos. Ademais, ela sempre ajudou através das suas escolas, universidades, centros de treinamento, hospitais, clínicas médicas... Entretanto, eu poderia citar as palavras de um italiano que se converteu ao Islã (e como ele há milhares na Itália). Seu nome é Yahya Pallavicini, e hoje ele é um imã, presidente do CO.RE.IS. (Comunidade Religiosa Islâmica) e professor na Universidade Católica de Milão: ‘Se a Igreja, com a obsessão que ela tem hoje com os valores de justiça, direitos sociais e luta contra a pobreza, acabar esquecendo da sua alma contemplativa, falhará na sua missão e será abandonada por um grande número de fiéis, unicamente pelo fato de que eles não mais reconhecerão nela o que constitui a sua missão original’.
____
Fonte:
Jürgen Limiski pra ACN, disp. em:
http://aisbrasil.org.br/informacao/noticias/item/1244
Acesso 3/5/017
** Indicado por Wagner Marchiori
www.ofielcatolico.com.br

5 comentários:

  1. Gostei imensamente do artigo. Pura VERDADE !!!
    Abraço de paz.
    Urbano Medeiros - maestro em MG

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a igreja no Brasil, em grande parte, preocupa-se por demais com questões sociais, esquecendo- se das ovelhas. Existe uma igreja partidária.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a solicitude social da Santa Igreja é observada desde o Papa Leão XIII,com a Encíclica Rerum Novarum. No entanto, aqui no Brasil (e nos últimos anos em Roma também) essa originária e legítima solicitude tem sido desfigurada e desvirtuada em populismo, com prejuizo da sua doutrina e autêntica evangelização. Acrescente-se a isso quando esses palpites soócio-políticos são realizados sem uma verdadeira competência, imbuidos de visões e interpretações socialistas da história. Não é essa a competência específica da Igreja Católica. Seria como um leigo em medicina querer opinar com propriedade sobre uma operação cirúrgica. Deviam se concentrar mais em rezar Missas, que ultimamente nem isso, que seria propriamente a função dos sacerdotes, fazem com competência e propriedade. Que a Virgem Santa de Aparecida possa interceder pelo Brasil, em especial pelo clero, e o reconduza, mesmo que seja a pauladas (como dizia São Josemaría Escrivá, ao reto caminho.

    Otávio Grisante Barion

    ResponderExcluir
  4. Concordo, que bom seria se as lideranças da Igreja dessem ouvidos ao cardeal Sarah. Eu sempre digo nas reuniões de pastoral, falta espiritualidade, falta evangelização, aprofundamento na fé, inclusive nos próprios agentes que deveriam propagar estes valores.

    As lideranças só querem números, agentes e mais agentes, para fazer isso e aquilo na comunidade, e infelizmente o resultado, em muitos casos, é que o trabalho inicia, paralisa e desaparece, porque não há uma comunhão de fé, mas sim uma agremiação social, que presta um serviço.

    Sempre vejo as lideranças, principalmente das pastorais sociais, reclamarem: fazemos um encontro, convidamos a ingressar nas pastorais, mas a maioria diz não e os que aceitam permanecem pouco tempo. Fincam pregos na areia e querem que esses suportem as adversidades.

    Enquanto continuarmos relegando a fé e a espiritualidade a último plano, os resultados serão sempre os mesmos...

    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Henrique Sebastião

    https://chat.whatsapp.com/HXVMBwhXDD5DGFac92XSTa

    Oi Pessoal acabei de criar esse grupo no Whatsapp, só para estudos, sou leigo, venho estudando a um tempo e gostaria dá ajuda de vcs para estudar a nossa Santa Igreja Católica.

    A Paz de Cristo

    Meu Whatsapp 11 997190-8554

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir