Aos católicos de consciência escrupulosa

Por Mario Umetsu



NÃO TEMAM seus pensamentos involuntários, por mais blasfemos que sejam, pois não vos levarão à apostasia, à condenação ou à ignomínia. Vocês são perfeitamente incapazes de escandalizar os outros e por razões que vagueiam entre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e à Psicastenia, só escandalizam a si mesmos por certa debilidade psiconeurológica que carece de descansos, vitaminas e remédios. Deus deseja vê-los bem e cobre os olhos para os pensamentos involuntários. Aprendam com a paz o que é a paz.

6 comentários:

  1. Caríssimos, assistam este vídeo:

    https://youtu.be/MQdX9HdmOng

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo. Excelente texto! Curto e preciso, consolador. Sim, Deus nos deseja muito bem e quem busca a paz sempre terá muito a aprender e ser feliz. Pensamentos são mesmo involuntários, acontece de súbito, sem possibilidade de controle. Os santos, com certeza, tinham pensamentos involuntários como todos nós. O fundamental é saber que não se pode verbalizá-los e pedir ao Nosso Senhor Jesus Cristo que atue em nós. Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Catolico. Em nossa experiência de apostolado, vemos que há uma multidão de católicos de consciência excessivamente escrupulosa ou timorata, muitas vezes padecendo inutilmente em razão de nada mais que fantasmas imaginários que os assolam por sua própria fraqueza. Este Mario Umetsu é um discípulo do padre Quevedo; ele vem fazendo um trabalho interessante de apoio a esses sofredores; embora eu não concorde com muito do que ele diz, achei interessante postar essa sua brevíssima reflexão que pode servir de consolo para muitos.

      Um abraço fraterno e a Paz de Nosso Senhor

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. Santo Afonso Maria de Ligório, um gigante da Teologia Moral, fala sobre os maus pensamentos e o escrúpulo em seu "Tratado da Castidade":

    https://tratadodacastidade.wordpress.com/2014/07/04/%c2%a7-ii-da-vigilancia-sobre-os-pensamentos/

    https://tratadodacastidade.wordpress.com/2014/07/04/%c2%a7-iii-da-modestia-dos-olhos/

    "Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos" (cf. Fp 4,8). Se quisermos imitar os santos de Deus, devemos afastar tudo o que nos possa servir de escândalo ou que seja contra a Piedade, como músicas, filmes, más conversações, imodéstia, peças teatrais ou demais "artes" imorais. Se os santos que há séculos atrás sem rádio, TV e internet não escapavam dos pensamentos involuntários, que diremos nós!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. A paz de Jesus Cristo. Caro Henrique Sebastião, grato por postar resposta ao meu comentário. Fiz rápida pesquisa sobre Mario Umetsu e achei este blog, Católico Visão, com alguns temas discutidos pelo sr. Mario, que não conhecia até o post deste site. Achei coisas bem pertinentes e outras mais ou menos, mas gostei das críticas ao rock e ao espiritismo. Deixo o link já avisando que tem algumas expressões do sr. Mario com linguagem inapropriada. ele deve ser bem jovem, penso eu. Link: https://catolicovisao.blogspot.com/ . Abraços. Salve Maria! Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  5. A paz de Cristo. Ontem tive dificuldade em usar o meu nick, "Católico" aqui. Por isso saiu como Anônimo. Hoje, consegui. Deve ser algum problema no site ou no servidor, algo assim. Parabéns a este site e sigo no aguardo do Curso de Teologia deste maravilhoso Apostolado. Abraços e sigam sempre em frente! Salve Maria! Paz e Bem.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir