Confiança extrema em Deus na audaciosa oração de São João da Cruz


"SENHOR DEUS, amado meu! Se ainda vos recordais dos meus pecados, para não fazerdes o que ando pedindo, fazei neles, Deus meu, a vossa vontade, pois é o que mais quero; e exercei neles a vossa bondade e misericórdia, e sereis neles conhecido.


E, se esperais por obras minhas, para, por meio delas, me concederdes o que vos rogo, dai-as Vós, e operai-as Vós por mim, assim como as penas que quiserdes, e assim se faça. Mas se pelas minhas obras não esperais, pelo que esperais, clementíssimo SENHOR meu? Por que tardais? Porque se, enfim, é graça e misericórdia o que em vosso Filho vos peço, tomai a minha insignificância; pois a quereis, e dai-me este bem, pois que Vós também o quereis.

Quem se poderá libertar de seu baixo modo de agir e de sua condição imperfeita, se não o levantais Vós, a Vós, em pureza de amor, Deus meu? Como se elevará a Vós o homem gerado e criado em baixezas, se Vós não o levantardes, SENHOR, com a Mão com que o fizestes?

Não me tirareis, Deus meu, o que uma vez me destes em vosso único Filho, Jesus Cristo, em Quem me destes tudo quanto quero. Por isso folgarei, pois não tardareis, se eu confiar.


* * *

Por que perdes tempo a esperar, ó minha alma, se desde já podes amar a Deus em teu coração?

O Céu é meu e minha é a Terra; meus são os povos, os justos e os pecadores são meus; os anjos são meus, e é minha a Mãe de Deus; todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que esperas, pois e ainda buscas, alma minha? Tudo é teu e tudo para ti. Não te rebaixes nem atentes nas migalhas que caem da mesa de teu Pai. Sai para fora de ti e gloria-te da tua glória, esconde-te nela e a desfruta, e alcançarás as petições do teu coração."


______
SÃO JOÃO DA CRUZ. Obras completas, Desclée de Brouwer, p. 979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para o Curso Livre de Teologia da Frat. Laical São Próspero e receba livros digitais de altíssima qualidade todos os meses, além de áudio-aulas exclusivas e canal para tirar suas dúvidas, tudo por R$29,00/mês. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Paginação numerada



Subir