Dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen (RS), sobre o momento atual da Igreja


DE MANEIRA muito simples e direta, o fidelíssimo Dom Keller postou mensagem em sua página no Facebook em que parece fazer um desabafo sobre o momento vivido pela Igreja no Brasil de hoje. Reproduzimos abaixo:


Querem saber qual o grande mal do catolicismo no Brasil? Ele tem nome, endereço, CEP, CPF, etc. Tem identidade! O grande mal se chama "'teologia' da libertação" (com letras minúsculas mesmo), entendida como tem sido entendida por muitos, no Brasil.

Tudo deriva deste câncer. Muitos homens e mulheres da Igreja fizeram e ainda fazem ouvidos de mercador aos Documentos oficiais sobre a correta impostação desta "teologia": "Libertatis Nuntio", de 06 de agosto de 1984 e "Libertatis conscientia" de 22 de março de 1986. Este mal esteve, de certa forma, dissimulado durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI. Agora, ressurge com sua monstuosidade, produzindo as mais extravagantes situações, causando confusão entre os fiéis católicos. Especialmente a primeira Instrução (Libertatis Nuntio) é de uma clareza meridiana. Vale a pena reproduzir um parágrafo da Introdução:

A Congregação para a Doutrina da Fé não pretende tratar aqui o vasto tema da liberdade cristã e da libertação em si mesmo. Propõe-se fazê-lo num documento posterior, no qual porá em evidência, de maneira positiva, toda a sua riqueza, tanto para a doutrina como para a prática.

A presente Instrução tem uma finalidade mais precisa e mais limitada: quer chamar a atenção dos pastores, dos teólogos e de todos os fiéis, para os desvios e perigos de desvio, prejudiciais à fé e à vida cristã, inerentes a certas formas da teologia da libertação que usam, de maneira insuficientemente crítica, conceitos assumidos de diversas correntes do pensamento marxista.

Esta advertência não deve, de modo algum, ser interpretada como uma desaprovação de todos aqueles que querem responder generosamente e com autêntico espírito evangélico à «opção preferencial pelos pobres». Nem pode, de maneira alguma, servir de pretexto para aqueles que se refugiam numa atitude de neutralidade e de indiferença diante dos trágicos e urgentes problemas da miséria e da injustiça. Pelo contrário, é ditada pela certeza de que os graves desvios ideológicos que ela aponta levam inevitavelmente a trair a causa dos pobres. Mais do que nunca, convém que grande número de cristãos, com uma fé esclarecida e decididos a viver a vida cristã na sua totalidade, se empenhem, por amor a seus irmãos deserdados, oprimidos ou perseguidos, na luta pela justiça, pela liberdade e pela dignidade humana. Hoje mais do que nunca, a Igreja propõe-se condenar os abusos, as injustiças e os atentados à liberdade, onde quer que eles aconteçam e quaisquer que sejam seus autores, e lutar, com os seus próprios meios, pela defesa e promoção dos direitos do homem, especialmente na pessoa dos pobres."

Demos graças ao Bom Deus, que nos provê bispos assim dignos e fiéis, que ainda são capazes de discernir que a Igreja é infinitamente mais do que uma ONG, uma instituição de assistência social, e que, se por um lado, não pode existir a Igreja sem caridade, por outro também não pode existir a Igreja sem a Verdade.

Num livre exercício de imaginação, imaginemos que, por qualquer motivo de força maior, a Igreja precisasse, de repente, suspender todas as suas obras sociais, interromper todo o serviço caritativo aos pobres e sofredores, por algum tempo. Deixaria de ser Igreja por causa disso? Não; ainda continuaria sendo Igreja. Mas, a parir do momento em que a Igreja deixasse de proclamar a Verdade, que é o próprio Cristo, isto é, se deixasse de anunciar o Evangelho, então, nesse momento, deixaria de ser Igreja. – Até porque não há maior obra de caridade que anunciar o Evangelho, que socorre e salva às almas, que são eternas, e não apenas o corpo mortal. Por isso, ordenou Nosso Senhor: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer, será condenado" (Mc 16,15-16).

Caríssimo leitor que leu esta postagem até aqui, peço, por amor à Verdade, que reze comigo a oração abaixo, para que Deus Nosso Senhor nos envie santos sacerdotes, e a compartilhe tanto quanto lhe for possível. Que o SENHOR lhe abençoe e salve!



Oração por santos sacerdotes

Senhor Jesus Cristo, que para nos dar testemunho do vosso Amor infinito instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecerdes entre nós pelo ministério dos presbíteros, enviai-nos santos sacerdotes!

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos pedimos pelos nossos párocos e vigários, por aqueles que estão conosco, à frente de nossas comunidades; pedimos, especialmente, pelos que estão no comando da vossa Igreja, vosso Corpo, por vossa Glória! Que se mantenham firmes na santa missão que lhes foi confiada, que se lembrem sempre de viver e agir segundo a vossa santa Vontade; que não se percam, não se deixem seduzir pelo mundo, mas permaneçam fiéis ao Evangelho, sabendo preferir sempre as coisas santas que as do mundo, a caridade divina às políticas mundanas. Que nunca se esqueçam de nos instruir e conduzir, dando-nos exemplos de santidade e fidelidade.

Agradecemos e pedimos pelos sacerdotes que verdadeiramente trabalham a serviço do Vosso Reino, que não é deste mundo; seja ensinando, abençoando ou administrando os Sacramentos da salvação. Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, que sofrem injustiças e perseguições pelo Vosso Nome ou que se sentem angustiados diante dos problemas, dificuldades e provações. Iluminai àqueles que lhes são hierarquicamente superiores, aqueles a quem destes maior responsabilidade no pastoreio do vosso rebanho, para que sejam sempre nosso auxílio e nunca motivo de nossa confusão; que possamos um dia nos apresentar juntos diante de Vós, com nossos corações limpos e nossas consciências puras.

Fazei que todos sintam a presença do vosso Amor, a força da vossa Providência, o sentido do vosso Sacrifício e a natureza espiritual do vosso Reino por meio de santos sacerdotes, pelo bem de toda a vossa Igreja e de todas as almas que anseiam pela vossa Presença, neste mundo e no outro.

Em vosso Nome Santíssimo, Senhor Jesus Cristo, Deus e Senhor Nosso, com o Pai e o Espírito Santo, pela intercessão da Virgem Maria e de todos os vossos santos e santos anjos, imploramos, confiantes em vossa infinita Misericórdia. Amém."

6 comentários:

  1. Como eu queria um bispo como esse aqui na nossa Arquidiocese.... :(

    ResponderExcluir
  2. Com diz o ditado popular: O buraco é mais embaixo, ou seja, o maior mal ao catolicismo no Brasil e não so no Brasil, mas no mundo inteiro, é o Vaticano II.
    Como disse Monsenhor Marcel Lefebvre, mais mortal que as guerras mundiais, porque o Concílio matou almas.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida o VCII é o aval de tudo que ocorre nos dias hodiernos, minguou na luta contra todas as influências maléficas, que já vinham de longe. Querem um exemplo, leiam esta maravilhosa obra:

    http://www.editorapermanencia.net/loja/index.php/destaques-frontend/a-conjurac-o-anti-crist.html

    ou se preferirem este esclarecedor artigo:

    https://promariana.wordpress.com/2015/05/06/igreja-acefala-ou-paralitica-ideia-teologastra-no-ideario-dos-dominicanos-de-avrille-e-de-dom-williamson/

    Em breve Miguel descerá sua espada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sr. anônimo. O maior mal não é CVII. O maior mal é a ignorância dos católicos.

      Muito obrigado Sr Deus, por nos ter dado um Pastor como Dom Keller. Eu peço que com a intercessão de N. Senhora ele se conserve sempre assim.

      Excluir
    2. Salve Maria João,

      Sr. João, o maior mal, é sim, o CVII! Isso até cego vê; não preciso ir muito longe para verificar o estrago que foi feito na Santa Igreja Católica. Os padres,não ensina e, não sabem mais a sã doutrina, os leigos muitos menos, os catecismos estão péssimos, o protestantismo se prolifera como "ar", ateísmo, espiritismo e RCC (protestante ou pior). Como está escrito no "concílio infalível de Trento: Repetimus Nostra! Non Usurpamos Aliena! (Repetimos o que é da fé católica! Não usurpamos dos Hereges!

      Excluir
  4. Caros irmãos fieis católicos, eis um documentário acerca do movimento litúrgico de Paulo VI, intitulado “Reforma ou Revolta?”

    https://www.youtube.com/watch?t=955&v=hCfsB4ENfp4

    Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir