Seria a devoção à Virgem Maria uma reinvenção do culto as antigas deusas pagãs? – parte 1

Cabeça de Artemis

Por David MacDonald
Tradução de Carlos Martins Nabeto
Adaptação de Henrique Sebastião


O "EVANGÉLICO" RALPH Woodrow sustentou a tese de que o culto católico à Virgem Maria seria uma espécie de reedição dos antigos cultos às deusas pagãs. Escreveu um livro a respeito deste assunto que teve boa penetração no EUA, no qual estabeleceu uma ligação forçada entre Catolicismo e paganismo, baseado em um outro livro escrito em 1857 por Alexander Hislop, intitulado "As Duas Babilônias". 

4 comentários:

  1. "Mais do que todo o exposto, os católicos sustentam também com as Sagradas Escrituras o reinado de Maria. Apocalipse 11,19 diz:

    Não seria Apocalipse 12, 19?.

    Quanto a Maria ser mãe de DEUS, até onde eu sei, qualquer pessoal que nasce de uma mulher, tal pessoa se torna filho deste mulher assim como a mulher se tonar mãe deste do qual dela nasceu, sendo assim, JESUS DEUS e homem, nasceu como tal de Maria, tornando dela filho e ela DELE mãe. Não é difícil entende isto, basta somente um pouco de esforço para compreender.

    É fato que Maria não deu início a divindade de JESUS, pois DEUS ELE já era antes de se encarnar como homem no ventre de Maria, porém, dizemos que Maria é mãe de DEUS, não porque ela deu origem a natureza divina de JESUS, mas porque ELE dela nasceu como DEUS e homem, e aí vale o que foi descrito acima.

    Sidnei

    ResponderExcluir
  2. A Igreja Católica oficialmente diz que Maria é uma deusa, embora por participação, não por natureza. Chamam-na de "divina mãe", de "a mais endeusada de todas as criaturas" e depois nós é que somos ignorantes por afirmar que vocês dizem isso dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são ignorantes, sim, como seguidores de um dos piores blasfemadores e inimigos de Cristo que já viveu neste mundo, o heresiarca Lutero. Mas o seu pior pecado é a soberba. Porque não há pecado em ignorar, mas há pecado grave em ignorar e não querer conhecer a verdade, como é o seu caso, fazendo-se de sabido, mas não conseguindo enxergar um palmo além daquilo que o "paxtô" incutiu em sua mente – para a sua desgraça e a dele própria.

      Se pareço duro é porque tipos como você precisam ser violentamente sacudidos para que despertem desse sono profundo, assim como eu um dia fui também fui sacudido e despertei, e assim também como Saulo de Tarso no caminho para Damasco.

      Você já leu a Bíblia? Sim? Parece que pulou essa parte:

      "O Poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou, por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos, por esse meio, participantes da Natureza divina, subtraindo-vos à cor­rupção que a concupiscência gerou no mundo" (2Pd 1,4).

      Todo verdadeiro cristão é participante da Natureza divina: pela Graça, renascemos e verdadeiramente tomamos posse na Vida divina de Deus. Nossa natureza é "divinizada" por participação na Natureza divina. Somos feitos "participantes da Divindade d'Aquele que se dignou partilhar a nossa humanidade". Tornamo-nos "herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo" (Rm 8,17), e por isso recebemos d'Ele o incrível privilégio de chamarmos a Deus Todo-Poderoso "Abba-Pai!".

      Se assim é para todo cristão fiel, quanto mais para aquela que foi escolhida para dar carne ao próprio Deus, aquela que o levou no ventre e que deu à luz, que o alimentou, protegeu, educou e amou por toda a vida, até a morte na cruz! Você acha que pode se comparar a ela?

      Você acha que, porque leu a Bíblia, é mais bem-aventurado do que a Mãe de Deus, que é como Maria foi chamada pelo Espírito Santo pela boca de Isabel (Lc 1,43), certo? Bem, então desça desse seu pedestal de papelão e peça perdão, enquanto há tempo, é só o que posso lhe dizer.

      Que Deus tenha misericórdia de sua alma e Maria Santíssima rogue pela sua conversão
      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  3. Para que Santíssima Maria tivesse dentro do corpo dela Jesus (e teve de fato) ela teria que ser Imaculada e nem prescisa ser católico apostólico romano para se chegar a esta conclusão basta usar a lógica e razão.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir