Ler o primeiro capítulo
Por S. Leonardo de Porto-Maurício, da Ordem dos Frades Menores
 |
S. Leonardo de
Porto-Maurício |
AQUELES QUE NÃO têm gosto para assistir à Santa Missa invocam inúmeros pretextos para escusar sua tibieza. Podeis vê-los absolvidos por seus negócios, Cheios de solicitude e zelo pelo progresso de seus miseráveis interesses. Para isso toda fadiga é leve e não há dificuldade que os retenha. Ao contrário, para assistir à Santa Missa, que é o mais importante dos tesouros, ei-los cheios de frieza e preguiça, invocando centenas de escusas frívolas: seus inúmeros cuidados, sua saúde delicada, os embaraços da família, a falta de tempo, o excesso de ocupações. Em suma, se a Santa Madre Igreja não os obrigasse, sob pena de pecado, a assistir à Santa Missa ao menos aos domingos e dias santificados, sabe DEUS se visitariam jamais uma igreja ou dobrariam o joelho ante um Altar.
Ó vergonha, ó profunda miséria de nossos tempos infelizes, que estamos longe do fervor dos primeiros cristãos, os quais, como já disse, assistiam todos os dias à Santa Missa e recebiam o Pão dos Anjos.
No entanto não lhes faltavam afazeres, cuidados, ocupações. Mas a própria Santa Missa era para eles um auxílio para bem dirigir seus negócios e interesses espirituais e temporais. Mundo obcecado! Quando abrirás os olhos para reconhecer tão palpável ilusão? Vamos! Despertemos todos! E que nossa devoção preferida, a mais amada, seja assistir diariamente à Santa Missa e nela comungar, pelo menos espiritualmente.
Para alcançar tão santo resultado, não sei de meio mais eficaz que o exemplo, pois é uma máxima indiscutível que todos "vivimus ab exemplo": isto é, que tudo que vemos feito por nossos semelhantes se nos torna acessível e fácil.
Não poderás fazer, dizia a si próprio Santo Agostinho, o que fazem estes e aqueles?
Tu non poteris qudo isti et istae? Apresentarei, portanto, alguns exemplos interessantes de pessoas diversas, e por este meio espero convencer a todos.
** Ler o capítulo seguinte
___
Fonte:
MAURÍCIO, Leonardo de Porto. As Excelências da Santa Missa, conforme a ed. romana de 1737 dedicada a S.S. o Papa Clemente XII, pp. 54-55.
www.ofielcatolico.com.br
A S.Missa é a fonte de todas as graças que necessitamos sejam espirituais que temporai. Tem um valor incalculavel..........
ResponderExcluirBom dia! Estou lendo aqui no site o livro: As excelências da santa missa, como faço para adquirir o livro físico?
ResponderExcluirObrigado
Salve Maria! Boa Noite acabei de ler o conteúdo até agora exposto e, aproveito para fazer a mesma pergunta acima, como faço para adquirir o livro?
ResponderExcluirGrata,
CéliaMaria