'Newsweek' desta semana

“O Papa é católico?” – “Claro que é, você só não saberia
disso pelas manchetes na Imprensa"

** 'NEWSWEEK' É UMA DAS PRINCIPAIS revistas de notícias semanais norte-americanas, publicada em Nova York e distribuída em todos os EUA.
www.ofielcatolico.com.br

3 comentários:

  1. Caríssimos,
    Com todo respeito que eu tenho pelo Pontífice Romano, no que ele representa perante Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Santa Igreja, que é sem nenhuma dúvida, Católica, Apostólica e Romana. Há fortes momentos em que eu, um simples indigno ignorante leigo, tem a mesma dúvida quanto ao atual Pontífice: Se ele é mesmo católico. Que Deus me perdoe por parecer blasfêmia, também, parecer que eu queira ser mais católico que o Santo Padre, mas...

    Nas minhas orações diárias sempre rezei e rezo pelo nosso querido Papa, mas nunca com tanto “temor e tremor” (Filipenses 2, 12).

    Rezemos pelo Santo Padre, o Papa Francisco!

    Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

    São Cornélio (Papa e Mártir) e São Cipriano (Bispo e Mártir) , rogai por nos!

    ResponderExcluir
  2. DISTORÇÕES

    Dom Fernando Arêas Rifan*

    O mundo “quer pautar a fé dos católicos, inventando um Papa que não existe”, disse há pouco, com razão, Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE).
    Notícias distorcidas, tais como, “o aborto agora é um pecado menos grave, já que o Papa permitiu, no Ano da Misericórdia, a todos os padres do mundo conceder o perdão a quem o comete”. Distorção! O aborto continua sendo um pecado gravíssimo, não houve atenuação, mas apenas a extensão a todos os padres da concessão do perdão, antes reservado aos Bispos, a quem estiver sinceramente arrependido desse grave pecado.
    Outra distorção: “o Papa facilitou a anulação dos casamentos”. Na verdade, o Papa tomou medidas para agilizar os processos de declaração de nulidade. O casamento continua indissolúvel. A declaração de nulidade, que não é anulação, é para “casamentos” que nunca existiram. O Papa não pode mudar a doutrina católica, nem mudou nada sobre a indissolubilidade do Matrimônio.
    E assim outras distorções veiculadas, tais como se o Papa agora aprovasse o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou desse seu aval aos atos de homossexualidade.
    A meia verdade é pior do que a mentira, pois ilude mais e se baseia em palavras tiradas do contexto e mal interpretadas. Muitas vezes os meios de comunicação espalham notícias a respeito do Papa e da Igreja, que, na verdade, são criadas pelos lobbies laicistas e anticatólicos. E nós, católicos, por mais chocados que fiquemos atualmente com a disseminação de doutrinas espúrias, abusos e profanações, não devemos fazer coro com os inimigos da Igreja, nem perder a nossa fé e confiança nela, confundindo-a com os seus membros, muitas vezes cheios de falhas.
    Impressionaram-me sobremaneira as afirmações de Leonardo Boff, com quem evidentemente não compartilho a posição doutrinária. Ele, em entrevista neste mês à BBC Mundo, afirmou: “A doutrina católica é uma invenção de teólogos. Cada época elabora sua teologia. Porém, há valores que marcam uma ruptura. Ou seja, aqui começa algo novo. E este Papa vive essa ruptura... A permissão temporal concedida pelo Papa Francisco para que os sacerdotes perdoem mulheres que tenham abortado é abrir uma porta. E uma vez aberta a porta, já não se fecha. O Papa está inaugurando outro tipo de Igreja, adequada à globalização”.
    Sempre foi assim: “Os fariseus saíram e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra” (Mt 22, 15). Eram a “mídia” daquele tempo. Viviam à cata de qualquer palavra de Jesus, que pudesse ser interpretada no mal sentido ou distorcida, para acusa-lo depois e semear a divisão. Mas Jesus é Deus e não falhava.
    Por isso, nós pregadores e formadores, devemos ter cuidado com nossas palavras para não sermos ocasião de críticas e distorções dos inimigos da Igreja, externos e internos. Pastoral ao lado da Teologia, Misericórdia e bondade com fidelidade à doutrina: “A misericórdia e a verdade se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão” (Salmo 84).

    *Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney
    http://domfernandorifan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito parece-me um erro - e grave - D. Rifan atribuir que somente a midia laicista é responsável por dúvidas provocadas pela atuação e palavras do Papa Francisco. Se assim fosse não se compreenderia como certos atos do Pontífice tenham provocado reações do cardeal Burke e vários outros. Ou que tenham causado preocupações de um homem sério como Vitório Messori (famoso por seus livros de entrevista ao Papa Bento XVI). Mais sério ainda é o manifesto de 50 teólogos e moralistas católicos, recém publicado, que alerta o pontífice sobre erro doutrinário em documento papal que será discutido no Sínodo. É um desserviço à Igreja negar a realidade.

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir