
TÃO DESALENTADORAS as condições deste mundo apodrecido, que a água morna do chamado “catolicismo burguês” [ou do catolicismo do mero respeito humano e das tantas 'pastorais sociais' como fim em si mesmas] se mostra de todo ineficaz. Só um sobrenaturalismo total poderia derrotar esse naturalismo avassalador; só um espiritualismo sem reticências conteria a animalidade desenfreada; só a Presença de Deus lograria povoar a amarga solidão da alma contemporânea.
Ódios internacionais — nacionalismos e imperialismos frenéticos, desejos de vingança ou de desforra; ódios nacionais — luta de classes, sórdidos egoísmos, rancores, ressentimentos, invejas. Que força seria bastante para deter essa rubra torrente senão o Amor a viver no coração dos Santos?
Infinitamente mais do que de políticos e economistas, carece o mundo dos valores da santidade. Surgisse de novo Francisco de Assis e logo amansaria o lobo de Gubbio.
Obscuramente sentem essa necessidade, essa primazia do amor desinteressado; quantos falam, hoje como nunca, em solidariedade humana, altruísmo, filantropia, cooperação. Enganam-se, porém — e tal engano reveste consequências fatais — ao imaginar que o amor do próximo, autêntico e durador, brota e se alastra em corações donde foi desterrado o amor de Deus. Idêntico ao Primeiro é o Segundo Mandamento.
_______
PENIDO. Maurílio Teixeira Leite, no prefácio do 'Itinerário Místico de S. João da Cruz', escrito em 1949.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.