Cristãos devem guardar o sábado ou o domingo? Um estudo integral

JÁ FALAMOS SOBRE esse assunto de forma breve aqui em "O Fiel Católico", com apontamento de referências bíblicas e históricas (leia), mas parece não ter sido o suficiente, na medida em que continuamos recebendo mensagens indignadas a respeito, acusando a Igreja de ter mudado o Mandamento divino sobre o dia de descanso e adoração. Retornamos, portanto, ao problema, desta vez de maneira mais completa e definitiva.



Introdução

A controvérsia acerca do dia de guarda é antiga: nasceu já na Igreja primitiva, mas foi logo resolvida. Ao longo da História, porém, a questão ressurgiu, e temos hoje grupos e indivíduos que se autodenominam igualmente "cristãos" mas que observam dois dias diferentes para dedicar a Deus e ao repouso. De um lado, a maioria observa com sinceridade o domingo, o "primeiro dia da semana" bíblico, o Dia do Senhor, memorial da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

    De outro lado há grupos (principalmente novos protestantes e seitas judaizantes) que creem, muitas vezes também com sinceridade, que devem honrar e guardar apenas o sétimo dia como o "Sábado do Senhor", o shabat judaico do Antigo Testamento (AT). O principal argumento deste último grupo é o seguinte: quando Deus deu ao seu povo os Dez Mandamentos, também deixou claro que eram ordens perpétuas, as quais ninguém jamais poderia mudar. Ainda que o católico argumente que a antiga ordem das coisas se passou e que vivemos agora a nova e eterna Aliança em Cristo, na qual a Lei foi consumada, os sabatistas insistem em dizer que foram revogados apenas os antigos preceitos e costumes judaicos, mas não a Lei imutável de Deus, que não poderá nunca ser abolida por instituição humana alguma.

14 comentários:

  1. Se atentarmos às diversas passagens bíblicas, percebemos que os hereges sempre quiseram deturpar o evangelho. São Paulo, através de suas epístolas, já advertiam as diversas comunidades cristãs espalhadas pelo mundo sobre o perigo que os promotores do judaísmo poderiam provocar. Se somos cristãos, deveríamos pensar diferente. Cristo nos propôs uma nova vida para atingirmos a salvação. Práticas como circuncisão, observância do sábado, restrições a certos tipos de alimento, etc., que pertenciam a Antiga Aliança, foram substituídas pelos sacramentos e outros preceitos. Resumindo, desde origem do Cristianismo até a consumação dos tempos, Igreja parece enfrentar as perseguições, como as descritas no livro Apocalipse, capítulo 12, mas, as portas do inferno não prevalecerão sobre Ela.

    ResponderExcluir
  2. Existe um delírio com as seitas e suas heresias, as pessoas em muitos casos não estão na busca da verdade, mas em projetos particulares promovido pela teologia da prosperidade, teologia esta , implantado pelas sombras.

    ResponderExcluir
  3. Nossa melhor explicação sobre esse assunto que li até hoje maravilhoso quem não entender não entende nunca mais é claro que devemos guarda o domingo o dia que nosso Senhor ressuscitou e Reina por todo sempre Parabéns ao O fiel Católico pela explicação muitos precisam ler isso .

    ResponderExcluir
  4. Bastante esclarecedor! Não há possibilidades de uma pessoa sensata se perder nas igrejas protestantes depois de ler esse artigo. O que não aceitar essa linha de raciocínio aqui apresentada, está claramente em guerra contra a Igreja de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Prezados irmãos em Cristo, Salve Maria! Em se tratando da questão do sábado Vs domingo, na Bíblia há várias fontes, porém, desde a ressurreição de Cristo, os cristãos deixaram de sabatizar para adorarem a Deus no domingo, pois a lei do sábado foi revogada exemplos em :

    *Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus*.
    João 5:18

    Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
    E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
    Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
    Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
    Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
    Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.

    Mateus 12:1-6

    Se JESUS guardava o sábado por qual motivo ele não mandou fazer a preparação EM DOBRO dos alimentos em MATEUS 12?

    Colossenses 2:16-17
    "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo."

    Atos 20:7¬ *No primeiro dia da semana (domingo), estando nós reunidos com o fim de partir o pão*..., Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite."

    Já no Antigo Testamento mesmo, em que se considera como dia do descanso às vezes o PRIMEIRO, às vezes o OITAVO DIA! Veja Levítico XXIII, 36, sobre a festa da Expiação: Deus reserva o oitavo, e não o sétimo dia ao descanso:

    *E durante sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor; o dia OITAVO será também soleníssimo e santíssimo, e oferecereis um holocausto ao Senhor, PORQUE É DIA DE AJUNTAMENTO E ASSEMBLÉIA; NÃO FAREIS NELE OBRA ALGUMA SERVIL*.

    Aliás, todo o trecho que vai do versículo 23 até o final do capítulo (XXIII), mostra que o dia santificado é ora o primeiro, ora o oitavo, mostrando que o espírito da lei (descanso e santificação) não se prende ao nome do dia (sábado).
    *"Um dia de domingo, fui arrebatado"* (Apocal. I, 10).
    São João morreu nos anos 90. Santo Inácio de Antioquia, no ano 107, diz aos cristãos de seu tempo que "de nenhuma maneira os cristãos devem sabatizar". São Justino, no ano 152, diz que os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado. (Apologia). E Tertuliano, lá pelo ano 200, diz que os cristãos festejavam o dia da Ressurreição de Cristo, que foi no domingo.
    A Didaché (pesquise no Google sobre esse documento), que é um dos documentos mais antigos da era cristã diz:

    *"No dia do Senhor (no domingo) reuni-vos todos juntos para a fração do pão E dai graças (oferecendo a Eucaristia) depois de confessar os vossos pecados para que vosso sacrifício seja puro"* (Didaché, XIV).


    E o historiador romano Plínio, em carta ao imperador Trajano, no ano 96, escreveu: "Os cristãos tem um dia fixo para reunir-se e louvar o seu Deus".

    Como o senhor vê, não faltam provas bíblicas e históricas de que os primeiros cristãos guardavam o domingo e não o sábado.


    ResponderExcluir
  6. Henrique, quando se refere ao Evangelho de São Pedro, que livro seria esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao Evangelho apócrifo de S. Pedro, que data do século II e chegou a ser utilizado em comunidades da Igreja primitiva, e que é citado por diversos Padres da Igreja, como Serapião, Orígenes, Eusébio de Cesareia, Teodoreto de Ciro, etc.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Ele está disponível na internet, irmão?

      Excluir
  7. sintam-se cumprimentados irmaos em Cristo. em uma abordagem feita por este site relativamente aos 10 mandamentos afirma-se: "O que a Igreja fez, com a autoridade que lhe foi conferida pelo próprio Senhor Jesus Cristo, foi sintetizar os Mandamentos..." Gostaria de saber se e possivel provar biblicamente a concessao dessa autoridade por parte de Jesus Cristo a igreja. A Paz

    ResponderExcluir
  8. Por favor, vejam se é certo eu argumentar, também, assim: Jesus, sendo o Senhor do sábado, nunca fez questão de guardá-lo,fanaticamente,como os judeus. Tanto que, ele morreu na sexta feira e, no sábado, ainda trabalhou no sábado, pregando aos espíritos dos falecidos no tempo do dilúvio I Pd 3,19, completando, assim, a sua obra, coroando-a com sua gloriosa ressurreição no domingo, acompanhado de alguns personagens antigos, por ele, ressuscitados - Mt 27,53.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esta argumentação não funcionará pelo motivo que os adventistas não creem da imortalidade da alma, e portanto, a passagem de I Pd. 3,19 eles interpretam de uma maneira totalmente diferente da interpretada pela Igreja Católica, e ao contrário do que você coloca, JESUS guardou sim o sábado, como bom judeu que era, ELE guardou este dia, porém isto foi até sua morte e ressurreição, o qual inaugura um novo dia santificado, que seria o primeiro dia da semana, o dia se sua gloriosa ressurreição, o qual enquanto esteve morto em sua sepultura, durante, o sábado, significando que estamos mortos para a antiga lei, para a Antiga Aliança, o qual o sábado era um símbolo desta época, e ressuscitando no primeiro dia da semana, o Domingo, significando que agora pertencemos a nova Lei, a Nova Aliança, e é por esta Nova Lei, por esta Nova Aliança que devemo nos pautar, no seguimento a JESUS CRISTO, na obediência a Igreja e para nossa própria salvação.

      Sidnei.

      Excluir
  9. Excelente texto! Mas gostaria de fazer uma observação, em relação ao trecho "Neste momento Jesus explicitamente abolia a observância do sábado.". O mais preciso seria: "Neste momento Jesus explicitamente anunciava a abolição da observância do sábado, que se concretizaria com a sua ressurreição." Um argumento a esta revisão é o de que Jesus cumpriu à risca a lei (Mateus 5:17-18), inclusive o Sábado, já que neste dia estava morto, e em termos humanos "descansou".

    ResponderExcluir
  10. Mas tem protestantes que não guardam nem o Sábado e nem o Domingo e se baseiam em Romanos 14:5.
    Romanos 14:5 dá a entender que o cristão pode escolher um dia. Qual é a interpretação correta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já reparou no título deste site, Luiz? Faz sentido perguntar a"o fiel católico" se a interpretação particular que alguma comunidade protestante faz de alguma passagem da Bíblia é correta?? Isso diz tudo.

      O problema é que os protestantes já começam errado em tudo, de início atribuindo à Bíblia uma autoridade absoluta em si mesma, tornando-a "única regra de fé e prática". Isso é totalmente falso e sempre foi. Se quer beber nas páginas da Bíblia a solução para esta e infinitas outras questões semelhantes, que você parece ter, busque em 1Timóteo 3,15: “Escrevo (O Apóstolo está escrevendo a própria Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.”

      Aí está sua resposta. Não é a Bíblia a base, a coluna, o fundamento de tudo (e nem poderia ser, porque todo escrito vai depender sempre da sua correta interpretação), mas sim a Igreja que a produziu, canonizou, preservou e traduziu desde o começo. A Interpretação correta é sempre aquela da Igreja que é a coluna e o fundamento da Verdade. Ponto. Lembrando que só há uma Igreja que existe desde o tempo dos Apóstolos, e todas as outras foram fundadas mais de mil anos depois (não é tão difícil entender, para quem tem boa vontade).

      Para as muitas outras perguntas parecidas que eu sei que você tem intenção de fazer aqui, procure antes neste índice, muito provavelmente já estarão todas respondidas aí:

      Índice de respostas católicas para acusações protestantes e 'evangélicas'

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir