17/7/2025 | Ataque israelense à única igreja católica em Gaza deixa dois mortos e diversos feridos
O PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELENSE, Benjamin Netanyahu, divulgou uma declaração após o ataque à única igreja católica em Gaza, que matou duas pessoas na manhã desta quinta-feira, na qual diz: “Israel lamenta profundamente que uma munição perdida tenha atingido a Igreja da Sagrada Família em Gaza. Cada vida inocente perdida é uma tragédia. Compartilhamos a dor das famílias e dos fiéis. Somos gratos ao Papa Leão por suas palavras de conforto. Israel está investigando o incidente e continua comprometido em proteger os civis e os locais sagrados”.
A Igreja da Sagrada Família em Gaza foi atingida por militares israelenses na quinta-feira, dia 17/7/2025, um caso que ainda não foi explicado e que Netanyahu chamou de "erro de tiro". As Forças de Defesa de Israel (IDF) também declararam na quinta-feira: “Uma investigação inicial sobre relatos de feridos na Igreja da Sagrada Família, na Cidade de Gaza, sugere que fragmentos de um projétil disparado durante uma operação na área atingiram a igreja por engano. A causa do incidente está sendo investigada”.
A declaração também afirmava: “As IDF direcionam seus ataques exclusivamente a alvos militares e fazem todos os esforços possíveis para mitigar os danos a civis e estruturas religiosas, e lamentam qualquer dano não intencional causado a eles”.
O Patriarca Latino de Jerusalém emitiu um comunicado confirmando que várias pessoas foram feridas no ataque, incluindo o pároco, Padre Gabriele Romanelli.
A Caritas Jerusalém disse que o zelador da paróquia, um homem de 60 anos, e uma mulher de 84 anos que recebia apoio psicossocial dentro de uma tenda no complexo da igreja, foram mortos no ataque.
Outros dois ficaram gravemente feridos e outros quatro sofreram ferimentos leves, incluindo o padre.
A igreja da Sagrada Família é a única paróquia católica na Faixa de Gaza e opera sob o Patriarcado Latino de Jerusalém. É administrada por padres de rito latino, geralmente missionários rosminianos, e inclui uma escola e um convento administrados pelas Missionárias da Caridade.
A Sagrada Família oferece abrigo a cristãos e muçulmanos que vivem em Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, com centenas de pessoas buscando refúgio em seu complexo.
_______
Com informações do "Catholic Herald", disp. em:https://thecatholicherald.com/article/netanyahu-issues-statement-after-israeli-strike-hits-gazas-only-catholic-church-killing-two
Acesso 18/7/2025.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.