O que a Igreja Católica ensina sobre aparições e revelações particulares


EPIFANIAS
SÃO ACONTECIMENTOS inexplicáveis e raros. São aparições através das quais a Graça de Deus se manifesta, invariavelmente para fortalecer a Fé dos fiéis, ou para os exortar a permanecer no Caminho, que é Cristo, e guardar a mesma Fé, ou para nos advertir quanto a perigos iminentes. Quanto a este assunto, as aparições da Virgem Maria reconhecidas pela Igreja ao redor do mundo constituem um fascinante capítulo, mas um estudo cuidadoso a respeito se faz necessário, porque o lidar com tais ocorrências tanto pode nos ajudar e fortalecer em nossa jornada neste mundo quanto, se mal interpretadas, induzir ao erro.

    Achamos conveniente, portanto, publicar alguns esclarecimentos a respeito de como a Igreja Católica vê as revelações e aparições chamadas particulares.

8 comentários:

  1. As aparições marianas pelo mundo, como Lourdes, Fátima, Guadalupe, La Salete, Medjugorje são uma realidade para nós católicos. Nossa Senhora manda suas mensagens, pede urgência na conversão, oração, e avisa de acontecimentos próximos de correção e punição do mundo por Deus, dado o paganismo e os pecados crescentes da humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mais Importante de Todas é a Aparição de Nossa Senhora de Garabandal na Espanha!!!...

      Excluir
  2. Por acaso alguém já leu ou possui alguma referência sobre o livro "O menino que conheceu Jesus" de Immaculée Ilibagiza ?

    Este livro conta uma impressionante história de um garoto pastor de cabras de Ruanda, que era analfabeto, pagão e paupérrimo e um dia (1982) ele recebeu a visita do Cristo, confiando a ele a missão de levar diversas mensagens, principalmente o pedido para tirar o ódio dos corações nas pessoas no país dele.

    Através dos encontros, o menino foi evangelizado pelo próprio Jesus e ele perguntou diversas coisas sobre religião, Céu, Satanás, Virgem Maria (que também o visitou).

    No entanto, diferentemente das aparições da Virgem que ocorreram na mesma época (Nossa Senhora de Kibeho) a outras pessoas, o caso do menino não foi reconhecido (pelo menos ainda) pela Igreja e provavelmente não será, pois o garoto conforme predito por Jesus, morreu no genocídio de 1994 e quase todo material da investigação foi destruído durante este acontecimento.

    Conheci este livro através do Olavo de Carvalho e já o li, porém gostaria de ver se alguém possui alguma análise sobre ele.

    Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Seu Filho Jesus !
    Max

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da dica do livro...vou ler....hehe

      Excluir
    2. Também li esse livro. (E também o desbri pelo Olavo). É lindo! Recomendo!

      Excluir
    3. Também já li esse livro, e recomendo fortemente! Aliás, toda a "trilogia" de Immaculee Ilibagiza é fantástica! Recomendo também os livros "Nossa Senhora de Kibeho" e "Rosário - a Prece que Salvou minha Vida".

      Excluir
  3. Para que uma aparição seja tida como aprovada pela Igreja, ela deve ter só a aprovação do Bispo local ou deve ter mais uma aprovação vinda do Vaticano?

    Samanta

    ResponderExcluir
  4. Aparições e revelações particulares devem ocorre em ocasiões onde realmente se fazem necessárias, e contendo aspectos que podem envolver parte da Igreja, senão o todo.

    Eu já caí em um erro (diria um erro pretensioso, além de inútil), de pedir uma manifestação divina com a ideia de fortalecer minha fé.

    A resposta divina - e imediata - foi simples, óbvia e de um bom senso gritantes: "filho, você tem a minha orientação para tudo, e em todo tempo, sempre que você se dispõe a me ouvir... tem as pessoas da igreja .. por acaso você precisa estar olhando diretamente para a playlist do seu Spotify para saber quem está cantando as músicas das quais você gosta? Então, me diga porque motivo eu deveria aparecer em carne e osso ou algo parecido diante de você, sendo que pode me ouvir o tempo todo?".

    Responder o que, não é? Nada. só agradecer.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir