Semana Santa 2024 | "O Cristo de Sevilha" não só nos ultraja: lança-nos em face a dura verdade dos nossos tempos

SURGIU UM COMENTÁRIO neste site, uma mensagem anônima dizendo que, por não termos comentado o repugnante caso do "Cristo de Sevilha 2024", isto seria um sinal de que não somos mais tão "fiéis católicos" quanto um dia fomos, isto é, estaríamos deixando passar a oportunidade de falar sobre um grande escândalo na Igreja; algo que, num passado recente, dificilmente aconteceria... Ora, sempre fomos combativos e rápidos em denunciar escândalos como este, e agora? Afrouxamos? Perdemos o zelo? Bem, acho que esse comentário me dá a oportunidade de esclarecer muita coisa, há muitos desdobramentos que surgem. Vou tentar explicar...

    Há algumas questões envolvidas aí. Primeiro, é fato que, hoje, os escândalos se multiplicam a tal ponto que, se fôssemos tratar de todos, não faríamos mais nada, e não nos agrada esse amargor, esse resmungar constante. O otimismo e a alegria são parte da obrigação de todo verdadeiro fiel católico, e convém evitar cair nessa murmuração sem fim que os nossos tempos ensejam. Assim, não é nossa intenção tornar este espaço em uma fonte diária de notícias exclusivamente más. Segundo, e mais importante, a verdade – que preciso confessar –, é que realmente já deixamos de nos escandalizar com os escândalos e males envolvendo a "nova igreja", simples assim. "Mas, nesse caso, o escândalo não partiu de alguém de dentro da Igreja", dirão alguns, com razão. Sim, mas a inércia e a omissão também podem se configurar em pecados mortais. Vejamos isso melhor.

    
Sobre o caso: o fato é que o inimaginável está acontecendo agora, no mundo, o horror dos horrores para todo e qualquer cristão – e também para toda e qualquer pessoa consciente, capaz de compreender a diferença entre o justo e o injusto, a luz e a treva. É que o próprio Filho de Deus foi representado na forma de uma figura homoerótica, e isso numa terra mundialmente famosa pela piedade das procissões da Semana Santa e sua religiosidade tradicional. Ao "Antagonista" queixou-se o nosso querido professor Ricardo da Costa: "Sequer as suas chagas foram respeitadas...".

    O órgão encarregado pela regulamentação das famosas e belíssimas procissões da Semana Santa de Sevilha, o Consejo General de Hermandades y Confradías de Sevilla, apresentou, no dia 27 de janeiro, a blasfema obra do artista Salustiano Garcia como cartaz de propaganda da Semana Santa desse ano. A imagem (que me recuso a reproduzir aqui) representa uma figura de Cristo andrógena, com traços afeminados e com uma expressão lânguida, o que gerou protestos e, certamente, foi motivo de grande satisfação para o seu autor, que conseguiu exatamente o que queria.

    Em pouco mais de dois dias, pessoas para quem a obra “não representa de forma alguma a Fé, os valores cristãos, a tradição e o fervor religioso desta cidade”, conseguiram mais de 10 mil assinaturas solicitando a retirada imediata do cartaz, que com coerência consideraram blasfemo.

    A previsão é que a imagem controversa seja distribuída, em breve, por toda a cidade, em locais como lojas, restaurantes, cafés e igrejas (sim...), onde costumam ser expostos cartazes da Semana Santa, todos os anos. Prevê-se também que o cartaz seja utilizado nas redes sociais e em outros meios de comunicação para promover uma das festas religiosas mais importantes e concorridas da cidade.

    Bergoglio ainda não parabenizou o artista que elaborou o cartaz, mas deve fazê-lo em breve ou, no mínimo, vai criticar o "proselitismo", a "rigidez" e/ou a "falta de caridade" daqueles que se incomodaram com esse crime contra a Fé. Já o prefeito de Sevilha, José Luis Sanz, defendeu a arte, dizendo que gosta dela simplesmente porque é “diferente, corajosa e arriscada” e argumentando que “os cartazes da Semana Santa não podem ser os mesmos ou iguais todos os anos”...

    
O pintor responsável, Salustiano García, defendeu sua obra em entrevista ao ABC Sevilla no seguintes termos: “O que me surpreendeu em toda esta polêmica é a politização de uma obra de arte, dizendo que pertence a este ou aquele partido, ou a esta ou aquela tendência sexual. (...) É algo absurdo, bobo”.

    Enquanto isso, o 
o jornalista e autor Jaume Vives, em seu artigo para o periódico "La Gaceta de la Iberosfera", intitulado "Jesucristo no era afeminado", comentou sobre o cartaz e sobre o artista que o criou: “Não creio que eu serei muito duro se disser que, objetivamente, o trabalho é uma porcaria. Poderia funcionar na semana do orgulho [gay], mas não na Páscoa [cristã] (...). A imagem representa um Cristo afeminado e com um rosto que choca...”. E não aliviou ao concluir:


Vendo esse esterco, pode-se pensar que Cristo expulsou os mercadores do templo com bolsadas, mas não, Ele o fez com um chicote. E o Cristo era um homem muito viril, perdoe a redundância. Viril, masculino e com muito caráter, como atesta toda a documentação à nossa disposição. Pintá-lo como fez o autor do cartaz é falta de rigor, de bom gosto e de talento. […] Este Salustiano tem uma fixação por coisas estranhas. Gosta de pintar crianças fumando, meninos com facas e vestidos de meninas, com olhares sinistros [...]. 

Em outra pintura intitulada "Pentecostes", uma criança segura uma xícara e um biscoito na mão. Não é difícil ver aí, novamente, a zombaria do sagrado. Possui também uma linha de desenhos de adultos que aparecem com pistolas d’água infantis. E a dúvida que sempre tenho diante deste tipo de autores é: se são normais, por que se esforçam tanto para parecerem pedófilos que praticam todo tipo de orgias com crianças? Voltando ao ponto, seria uma atitude sábia enviar o cartaz para a lata de lixo da História e encomendar um novo, que permitisse aos fiéis rezar e que seria igualmente atraente, para o pagão, ver o Salvador do mundo representado.[1]


    O Prof. Dr. Ricardo da Costa, do Departamento de Teoria e Arte da UFES e acadêmico no exterior da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona, que também é um incentivador do nosso trabalho por aqui, opinou sobre o assunto, e refletiu:


Embora a Igreja Católica, desde seus primórdios, sempre tenha sido em alguma medida influenciada pelo mundo, conseguiu manter sua Teologia intacta. Até o século XX. Até a década de 60, período em que o Ocidente sofreu profundas rupturas e transformações que deram origem às sociedades frágeis, sensíveis, femininas, da chamada 'pós-modernidade'.

 

Quando viramos o ponteiro do relógio e chegamos ao século XXI, um passo adiante foi dado. Nunca a Igreja recuou tanto em suas convicções. Quanto mais se adequa ao mundo, mais adere a essas fragilidades, delicadezas. Mais se afasta de seus fiéis.

 

No caso do 'Cristo de Sevilha 2024', o homoerotismo chegou à representação do Filho de Deus. Sobrancelhas feitas, batom nos lábios, quadris à mostra, a imagem nada deve aos efebos gregos da Antiguidade. Sequer suas chagas foram respeitadas: o artista fez uma alusão às mãos do 'Davi' de Michelangelo apenas para fazer uma suave alusão que Ele sofreu para salvar o mundo, que preferiu Barrabás.

 

Embora já no Barroco o Cristo tenha sido estilizado, representado com formas mais delicadas, a Igreja manteve em boa medida Seu sofrimento no primeiro plano. Hoje, o Consejo General de Hermandades y Cofradías de Sevilla definitivamente se prostrou para o mundo, em detrimento da fé dos fiéis católicos. É o último passo do solapamento da instituição.[2]


    Ricardo da Costa ainda comentou à articulista Catarina Rochamonte (O Antagonista), cujo texto  é a fonte das informações e a referência principal para este nosso: “Cá entre nós: enquanto isso, o Islã conquista a Europa. E o mundo”.

    Bem, em outros tempos, claro, haveria uma grande comoção e o povo católico unido, em massa, homens e mulheres de fé comandados por seus padres e bispos, debaixo do poder do santo Papa, sairiam às ruas em marcha sobre a cidade, arrancando tais cartazes que, de modo algum, seriam distribuídos ou afixados. Hoje, só alguns pobres leigos é que se incomodam com as blasfêmias e profanações do Sagrado, enquanto que o Papa(?) ensina que os que renegam a fé, os apóstatas e os blasfemadores, são todos nossos irmãos e fazem parte da Comunhão dos Santos[3]. Por isso é que dissemos, no início, que já não nos escandalizamos mais. O tempo para se escandalizar já passou.

    Eis que é chegada a hora de fazermos a nossa adesão de Fé a Cristo, Nosso Senhor, e ao seu Evangelho, e igualmente à Sã Doutrina preservada nas Sagradas Escrituras, na sacra Tradição e no sagrado Magistério Perene da Igreja de sempre. O que aí está, o que tomou conta da instituição, não é mais a Igreja, e os que a representam não são nossos pastores, e sim ladrões, que só querem nos entregar aos lobos. Ou são os próprios lobos, disfarçados em pastores, que vieram para nos perder.




_____
[1] Vide a fonte citada deste artigo, mais abaixo.

[2] Ibidem.

[3] "...aqueles que negaram a fé, que são apóstatas, que são perseguidores da Igreja, que negaram o batismo: também eles estão em casa? Sim, também eles, inclusive os blasfemadores, todos somos irmãos: esta é a comunhão dos santos. A comunhão dos santos mantém unida a comunidade dos crentes na terra e no Céu.” ('Papa' Francisco, Audiência geral de 2 de fevereiro de 2022), disp. em:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2022/documents/20220202-udienza-generale.html
Acesso 2/2/2024.

Fonte:
Catarina Rochamonte, "Cristo de Sevilha: homoerotismo na representação do filho de Deus", para O Antagonista, disp. em:
https://oantagonista.com.br/analise/cristo-de-sevilha-homoerotismo-na-representacao-do-filho-de-deus/
Acesso 2/2/2024.

7 comentários:

  1. Senhores, como sou um seguidor e me interesso por questões envolvendo a minha Fé. Não falarei por mais ninguém, senão a mim mesmo, mas dói muito ver esse tipo de artigo, ainda que tenha a real intenção de informar e formar, como é próprio da página. O quê o mundo quer,todo católico já sabe, então porque tentar desmistificar cada plano diabólico deles? Todos na verdade são um só, chocar, provocar ira e revolta e transformar o cão em um circo. Não me surpreende ter se, no futuro próximo, começarem os ataques a Nossa Senhora e aí pergunto: teremos aqui a exposição de tantas heresias sob pretexto de "informação e formação "? Cuidemos de nossas almas, fale mais de santos, ali estarão todos os remédios contra as heresias que vieram e virão todo resto é mais do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente a sua postura, caríssimo, e até concordaria, se não fosse preciso alertar às almas para o perigo que nos ronda, fora e dentro da Igreja. Somos um apostolado formativo e também informativo. Calar e fingir que o problema não existe pode ser muito pior; aliás, foi pela inércia dos bons que a situação chegou a este ponto, na sociedade comum e na Igreja, porque os maus nunca cessam de trabalhar.
      Há tempo para rezar e e tempo para agir, e os leigos sempre tiveram papel fundamental no combate às heresias e aos inimigos da Igreja, externos ou internos. Alertamos sobre o que está acontecendo para que ninguém seja surpreendido quando tudo piorar ainda mais, e para que aqueles que puderem tomar alguma atitude, o façam. Isso não é nenhum "pretexto", é o nosso papel.

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  2. estou cada vez mais me afastando da Igreja e das atividades paroquiais...nao dá mais...a cada vez que ia voltava menos catolico e mais fraco na fé...dei um basta...90% de toda aquela gente que vai a missa todo domingo nao sabe sequer o que é um dogma, quanto mais citar algum, por isso o avanço facil de Bergoglio e sua turma na descatolização da Santa Igreja nao deveria causar espanto...os catolicos sao terreno fértil pra essa gente...é so jogar a sementinha do protestantismo ali, dizer que é apenas uma igreja mais "moderna, e ela cresce que é uma beleza...abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo,

      Caríssimo, não deixe jamais de receber a Sagrada Eucaristia porque o padre faz uma homilia fraca e os católicos não se importam com as heresias de Francisco, etc. Tem outras coisas ruins também, como a aproximação com os Protestantes e pasme: com os muçulmanos! Já vi dizerem e repeli isto quando presenciei, que os Cruzados foram ruins e os seguidores de Maomé, Saladino incluso, foram bons! Sem Cruzados não haveria mais paróquias, conventos, santuários, todos esses locais seriam mesquitas, pois os muçulmanos querem obrigar a seguir Maomé, que como Lutero séculos depois, fez um grande estrago e claro, Maomé é muito pior que os seguidores de Lutero e Calvino. Maomé casou com uma viúva rica, guerreou contra inimigos e disse, sem nenhuma testemunha, que recebeu o Anjo Gabriel em uma gruta enquanto rezava, dizendo que ele seria o grande profeta, ora pois! Bem, tem católicos que ensinados por clérigos ruins, creem nessas falácias, mas isso, meu amigo; não pode nos afetar ao ponto de deixar de receber a Sagrada Eucaristia. Ainda que os modernistas errem em muita coisa, Cristo está presente ali, na Celebração, pois para mim, Jesus jamais deixaria o povo católico sem receber a Sua Graça, claro; a grande maioria que está ali sem saber do que acontece nos bastidores. É de lamentar que haja tão poucas paróquias com celebrantes do Rito Tridentino, que não seguem os ditames da Novus Ordo, mas vá e receba a Sagrada Eucaristia e se desligue das bobagens que porventura, vc. ouça ou veja na paróquia. Saia após a bênção final e não pare para ouvir o que lhe incomoda.

      Um dia e creio que está próximo, a Igreja voltará ao que sempre foi: fiel a Cristo e ao Seu Evangelho.

      Abs.

      Salve Maria!

      Excluir
  3. A paz de Cristo,

    Caro irmão Henrique Sebastião, obrigado pelo artigo seu aqui e reprodução da matéria do "O Antagonista", site que não costumo visitar, mas visitei para ler, com grande dificuldade e ira, a referida matéria. O que o infeliz do "artista" deseja com isso?

    O prefeito de Sevilha, evidentemente, deve ser socialista, já que permitiu e incentivou tal exposição. Tomara que o Partido Vox, conservador, cresça a ponto de governar a perdida Espanha, que faz coro com a filha mais velha da Igreja: a França, onde existem mais de 4 mil mesquitas e recentemente eu vi, no "X" (Twitter), um muçulmano cantando com orquestra, o canto oficial, que é uma espécie de chamamento à oração muçulmana, dentro de uma Igreja Católica, que para mim, é uma grande afronta! Se estou em uma Igreja e acontece isso, saio na hora! Creio que muitos fizeram isso, nesta Igreja onde foi filmada a "recepção" ao chamamento mulçumano. Enfim, são tempos muito difíceis e rezo para que Bergoglio se afaste urgentemente do papado. Existe um forte movimento contra a "ordem" de abençoar "casais" do mesmo sexo. Um movimento forte de bispos, cardeais de muitos países e veículos católicos na mídia norte-americana, tenho acompanhado isso no Twitter.

    Creio que o Espírito Santo está agindo e teremos boas novidades em breve. Irá ruir com Bergoglio, a Igreja da Nova Ordem. O Mal jamais prevalecerá na Igreja fundada por Jesus Cristo, tendo Pedro como Primeiro Papa.

    Oremos e lutemos.

    Salve Maria.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Jesus Cristo,

    Me perdoe a observação fora do tópico, mas o título da Campanha da Fraternidade deste ano, é bem "1984", algo que a esquerda ama: a Novilíngua.

    "Fraternidade e Amizade Social", que raios é isso??? Existe "amizade anti-social"?

    Amizade pressupõe que haja interação social ou não? Provavelmente inventarão uma desculpa para usar esse termo sem sentido algum.

    A CNBdoB consegue se superar a cada ano. Oremos!

    Salve Maria.

    Abs. e tenha ótima semana, caro irmão Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que disse no artigo, meu caro: o tempo para se escandalizar já passou. A verdade que precisa ser dita é que realmente deixamos de nos escandalizar com os males e maus frutos produzidos pela "nova igreja", que não é católica e da qual não podemos esperar nada de bom. A grande apostasia chegou e precisamos perseverar na fé de sempre, sem esperar nada desses falsos pastores. Simples assim.

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir