O mistério da iniquidade referido por São Paulo Apóstolo

 “SE FOR DEMONSTRADO que todas as “novidades” que hoje perturbam a Igreja não passam de erros antigos e constantemente condenados por Roma, pode-se concluir que a Igreja do final do século XX foi ocupada por uma seita estrangeira, exatamente como um país pode ser ocupado por um exército estrangeiro.”
(Jacques Ploncard d'Assac: L’Église occupée, Chiré-en Montreuil, 1975, 2ª edição 1983, p.7)


Nesta guerra de ideias, os pensadores católicos têm o dever de soar o alarme. A cooperação dos leigos pareceu aos Padres do Concílio Vaticano I tão oportuna e fecunda que eles acreditaram ser um dever reivindicá-la formalmente: “Portanto, cumprindo o dever do Nosso supremo ofício pastoral, pelas entranhas de Jesus Cristo, conjuramos todos os fiéis de Cristo, especialmente aqueles que presidem ou têm o ofício de ensinar, aliás, nós os ordenamos, com a autoridade do mesmo Deus e Salvador nosso, que dediquem seu estudo e seu trabalho para afastar e eliminar os erros da Santa Igreja e difundir a luz da mais pura Fé” (Const. Dogmática Dei Filius).

    Espere um pouco o leitor, neste ponto. É que isso foi maravilhoso demais, vindo de um documento dogmático do Magistério perene da santa Igreja, e que toca diretamente o nosso trabalho por aqui. Por isso vou repetir mais uma vez, com destaque, caso não tenha lido com atenção:

...do Nosso supremo ofício pastoral, pelas entranhas de Jesus Cristo, conjuramos todos os fiéis de Cristo, especialmente aqueles que presidem ou têm o ofício de ensinar, aliás, nós os ordenamos, com a autoridade do mesmo Deus e Salvador nosso, que dediquem seu estudo e seu trabalho para afastar e eliminar os erros da Santa Igreja e difundir a luz da mais pura Fé.”
(Constituição Dogmática Dei Filius IV, SS. Pio IX, De Fide et Ratione, conc. fin.)


    Mas tem muito mais de onde veio esse:

Não se pode duvidar que deveres mais numerosos e de maior importância recaem sobre os católicos do que sobre aqueles que não são suficientemente esclarecidos em relação à Fé, ou que são desconhecedores da sua doutrina. Considerando que imediatamente após a salvação ser trazida à humanidade, Jesus Cristo colocou sobre Seus Apóstolos a injunção de 'pregar o Evangelho a toda criatura', Ele impôs, é evidente, a todos os homens o dever de aprender completamente e acreditar no que lhes foi ensinado'. Este dever está intimamente ligado à obtenção da salvação eterna: 'Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Mas o homem que abraçou a fé cristã é, por esse mesmo fato, como um dever vinculado, um súdito da Igreja como um dos filhos dela nascidos, e torna-se membro daquele maior e mais santo Corpo, que é a incumbência especial do Romano Pontífice governar com poder supremo, sob sua Cabeça invisível, Jesus Cristo.

A todos os cristãos fiéis, mas principalmente àqueles que estão em posição de destaque, ou engajados no ensino, imploramos, pela compaixão de Jesus Cristo, e ordenamos pela autoridade do mesmo Deus e Salvador, que tragam ajuda para afastar e eliminar os erros da santa Igreja e contribuam com sua zelosa ajuda para difundir a luz da Fé imaculada, pela autoridade do seu exemplo e pela profissão aberta e constante das obrigações que esta impõe. No que diz respeito, consequentemente, aos deveres que nos ligam a Deus e à Igreja, deve-se ter seriamente em mente que, na propagação da verdade cristã e na prevenção dos erros, o zelo dos leigos deve, na medida do possível, ser ativo com todas as capacidades possíveis.
(Litterae Encyclicae SAPIENTIAE CHRISTIANAE, SS. Leão XIII, n.4)


    O presente estudo, portanto, foi produzido em espírito de obediência e reverência: pretende ser unicamente um "eco" do Magistério, a repetição fiel do que foi ensinado pelo conjunto dos documentos da Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana.


*
*                 *

    “O mistério da iniquidade”, escreve o Apóstolo São Paulo, “já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém” (2Ts 2,7). Quando a fé tiver desaparecido quase totalmente, quando a apostasia geral chegar, o Anticristo se manifestará. Segundo São Paulo, o Anticristo “se assentará no Templo de Deus” (2Ts 2,4). Comentando essa passagem paulina, Santo Agostinho ensina que o Anticristo será um homem individual, mas que o nome de “Anticristo” pode igualmente ser aplicado, em sentido figurado, a uma sociedade anticristã como um todo. Este Anticristo coletivo, que deve preparar o caminho para o Anticristo individual, se assentará “in templo Dei”. Em latim, observa Santo Agostinho, a preposição – in, pode ser traduzida como “intro” ou como “ao invés de”. A  expressão “in templo Dei” pode ser corretamente interpretada de forma literal ou figurativa:

    – Em um sentido literal, como um homem que entrará no templo para ser adorado como um ser divino.

    – Em sentido figurado, como uma sociedade apóstata, uma falsa Igreja que usurpará o lugar da verdadeira Igreja. Uma sociedade de apóstatas erigida no “Templo de Deus”, um grande bando de infiltrados que alegarão representar a Igreja de Cristo.

    Essa passagem que se refere ao Anticristo pode ser entendida não apenas como tratando do príncipe dos ímpios, mas de alguma forma de tudo que faz corpo com ele, quer dizer, tudo e todos os que se associam a ele, como a multidão que pertence a ele.” É necessário também interpretar melhor "no Templo de Deus", que nada mais é do que a Igreja” (Santo Agostinho: Cidade de Deus, livro XX, c. 19).

    Assim, é bastante provável considerar que o Anticristo será (ou já é?) uma seita herética e apóstata que pretende representar a Igreja Católica.

    Santo Agostinho relata como se desenrolará o triunfo no dia do mistério da iniquidade. Outros pensam que as palavras: "Agora, sabeis perfeitamente que algo o detém" (2Ts 2,6) e “o mistério da iniquidade já está em ação” (2,7) se referem apenas aos ímpios e aos simuladores que estão na Igreja, trabalhando nas sombras, incansavelmente, até o momento em que, multiplicando-se, terão chegado a um número suficiente para formar o grande povo do Anticristo. É dito "mistério" da iniquidade porque é oculto. não age às claras. As palavras do Apóstolo seriam então uma exortação aos fiéis a permanecerem firmes na fé ... "até que isso se manifeste saindo do caminho", isto é, até que o mistério da iniquidade, até então escondido, surja do meio da Igreja” (Cidade de Deus, livro XX, c. 19).

    Outra interpretação da 2ª Carta aos Tessalonicenses merece ser mencionada, mesmo que venha de um exegeta muito pouco conhecido. Este exegeta é um monge francês que viveu de 1092 a 1156, chamado Pedro, o Venerável. É um Santo canonizado (festa em 25 de dezembro), outrora famoso por sua  erudição, mas hoje caiu no esquecimento. E é uma pena, porque este autor parece ter tido luzes especiais para expor a Sagrada Escritura. Aqui, com efeito, está seu comentário sobre a Epístola aos  Tessalonicenses, comentário que ilumina de forma única nossa época:

“Cristo permitiu isto: que o Anticristo, cabeça de todos os cismáticos, se estabeleça no Templo de Deus, que os seus sejam exilados, e que aqueles que não são de sua própria vontade um dia ocupem a Sé de Pedro”
(São Pedro, o Venerável: De miraculis libri duo, livro II, c. 16).


________
Baseado na obra "O Mistério da iniquidade. Investigação teológica, histórica e canônica", do Padre Paul Schoonbroodt.

3 comentários:

  1. Qual é a posição oficial da Igreja Católica sobre a interpretação do Apocalipse? Por exemplo vocês creem na Teologia da Substituição? São amilenistas? São preteristas completos ou parciais? Como explicar os 3 anos e meio de Apocalipse 12 ? O milênio é literal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma "posição oficial" da Igreja a respeito, não se trata de nada dogmático ou definido, mas aqui nos colocamos no campo da especulação teológica. Já postamos um artigo a respeito aqui, link abaixo:

      A Igreja e o ‘arrebatamento’

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  2. Henrique Sebastião muito obrigado pela resposta. Não sou católico apostólico romano e sempre tive, tenho e terei um grande respeito pela Fé Católica inclusive eu entendo que Maria é Imaculada com base na lógica e na razão.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir