“(Sobre a passagem de ) Apocalipse 2,6 (que menciona e condena os 'nicolaítas'), procurei resposta em alguns sites. Tentei encontrar respostas em alguns sites, mais porém nada tão confiavel... Mtos protestantes falam somente abobrinha!! E o seu blog eu leio as vezes q tenho algumas dúvidas e confio. Gostaria que vc me ajudasse a achar essa resposta!! Obrigado."
“Ao anjo da Igreja em Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos. Tens perseverança, sofreste pelo meu Nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas. Mas isto tens de bem: detestas as obras dos nicolaítas, como eu as detesto. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da Árvore da Vida, que se acha no Paraíso de Deus."
(Ap 2,1-7)
“Os nicolaítas eram um movimento antinomista cujos antecedentes remontam à interpretação equivocada da liberdade paulina e cuja incidência talvez esteja ligada às pressões específicas do culto ao imperador e a sociedade pagã. É possível que o importante símile feito com a figura de Balaão indique uma relação com movimentos semelhantes enfrentados pela Igreja em outros lugares. Na ausência de dados concretos, contudo, a natureza dessa relação não passa de especulação. Pode ser que houvesse um elemento gnóstico no ensino nicolaíta, mas, em nossos textos primários, trata-se de um erro prático, não de gnosticismo propriamente dito."2
Fizemos questão, até aqui, de publicar o testemunho de autores protestantes reconhecidos, para que fique bem claro que qualquer suposta "explicação" da parte de certos "pastores" e/ou blogs/websites ditas "evangélicos" é forçada e totalmente desprovida de base. O que podemos auferir da esparsa documentação histórica existente é que os nicolaítas praticavam sexo ilícito e eram imorais, além de adotarem práticas pagãs, e que talvez procurassem secularizar a Igreja, propondo uma doutrina que compatibilizasse a Igreja e o mundo, já que comporiam uma casta de cristãos ricos apegados aos bens materiais.
Quanto ao fundador, por exemplo, Irineu (140-200 dC) diz que quem fundou tal heresia foi o diácono Nicolau (um dos 7 escolhidos em Atos dos Apóstolos 6). Eusébio de Cesareia, um século mais tarde, invés, contesta tal afirmação.
Quanto às suas práticas, a partir do Apocalipse não conseguimos detectar claramente quais eram as ações específicas. A maioria dos estudiosos fala em tentativa de introduzir na práxis cristã elementos do paganismo. Quais eram esses elementos, porém, não sabemos. Alguns ligam o movimento à práticas sexuais errôneas, mas creio que isso acontece por influência da história da Idade Média. De ato, naquele período, os religiosos que não observavam o celibato eram chamados de 'nicolaítas'. Contudo, a Idade Média e o início do cristianismo são duas realidades distantes uma da outra."
______________
1. RICHARD, Pablo. Apocalipsis, reconstrución de la esperanza. Quito: C. B. Verbo Divino, 1999, p.80.
2. HEMER, Colin, J. Letters to the Seven Churches of Asia In their Local Setting, Sheffield: Sheffield Academic Press, 1989.
3. Luiz da Rosa é bacharel em Filosofia pelo Instituto Filosófico Franciscano de Curitiba; cursou 4 anos de Teologia em Jerusalém pelo Instituto Teológico Ierosolumitano e é Mestre em Ciências Bíblicas no Pontífico Instituto Bíblico de Roma, além de Mestre em Comunicação Institucional Religiosa pela Faculdade Blanquerna de Barcelona, Espanha. Foi Professor de Sagrada Escritura no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (1995 e 2001) e de Tecnologias da Comunicação em Âmbito Religioso (2009 a 2011) na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
www.ofielcatolico.com.br
Porque não é mencionado o significado do nome nicolaitas?
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua mensagem, Crajo. O nosso texto já explica o significado do nome.
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
Como não apreciar o falar de quem labora nas Escrituras através do pano de fundo histórico? Pretendo ser Filadélfia, a Igreja do Amor Fraternal, mas que guardou a Palavra e o Nome do Senhor Jesus. "Abobrinhas" à parte, protestantes ou não, devemos nos voltar para Filadélfia.
ResponderExcluirGostei da sinceridade, pois assuntos obscuros da palavra costumam produzir controvérsias e confusões, visto que nosso Deus não é Deus de confusão!
ResponderExcluirObrigado o texto acrescentou o que precisava!
https://br.toluna.com/opinions/4189284/A-carta-de-Albert-Pike-e-a-terceira-guerra-mundial
ResponderExcluir