Quem eram os nicolaítas?


RECEBEMOS DE UM LEITOR cujo nome não estamos autorizados a divulgar a mensagem que reproduzimos abaixo, seguido de nossa reposta, que julgamos poderá ser do interesse de outros:

(Sobre a passagem de ) Apocalipse 2,6 (que menciona e condena os 'nicolaítas'), procurei resposta em alguns sites. Tentei encontrar respostas em alguns sites, mais porém nada tão confiavel... Mtos protestantes falam somente abobrinha!! E o seu blog eu leio as vezes q tenho algumas dúvidas e confio. Gostaria que vc me ajudasse a achar essa resposta!! Obrigado."

Trata-se de um tema difícil, porque a simples verdade é que não temos hoje fontes documentais confiáveis suficientemente claras para compreendermos bem o fenômeno nicolaíta. Falsos entendidos já tentaram se aproveitar dessa passagem obscura para forçar interpretações sem nenhum fundamento, invariavelmente com o fito de atacar a Igreja Católica (só para não variar). Pelo teor da sua mensagem, parece que você já conheceu alguns desses textos repletos de "abobrinhas", como diz. – Eu não diria melhor. – Vejamos o trecho em questão, antes de nos debruçarmos sobre ele na tentativa de compreender o seu significado (o trecho citado pelo consulente está destacado em negrito):

Ao anjo da Igreja em Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos. Tens perseverança, sofreste pelo meu Nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas. Mas isto tens de bem: detestas as obras dos nicolaítas, como eu as detesto. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da Árvore da Vida, que se acha no Paraíso de Deus."
(Ap 2,1-7)

Na Mensagem ao anjo da igreja em Éfeso, o Senhor, entre outras advertências e exortações, destaca como positivo o fato de que essa comunidade detesta as práticas dos nicolaítas (2,6), assim como também Ele próprio as detesta. É diferente no caso da igreja em Pérgamo, recriminada por tolerar os que se prendem à doutrina de Balaão, que incitava o povo a comer alimentos sacrificados aos ídolos e à prostituição/imoralidades sexuais, além de (mais uma vez) tolerar os sequazes da doutrina dos nicolaítas (Ap 2,14-15).

Quem eram os nicolaítas? A palavra deriva da junção dos termos nikh (= triunfo; vitória,  com sentido de dominação sobre) e laos (= povo; gente; multidão, que aqui aludiria aos filhos de Israel ou aos cristãos); ou laikos (= leigo, com sentido de povo em geral conforme o grego moderno – a partir do séc. IV). Assim, o título nicolaítas, composto destas duas palavras, tem sentido de "dominadores do povo". Segundo Richard, autor protestante, “provavelmente os nicolaítas eram cristãos ricos que participavam ativamente das estruturas econômicas, sociais, culturais e, necessariamente, religiosas da cidade; buscavam, pois uma doutrina que compatibilizasse o cristianismo com tal integração.” 1

Já Hemer, outro autor protestante, diz que:

Os nicolaítas eram um movimento antinomista cujos antecedentes remontam à interpretação equivocada da liberdade paulina e cuja incidência talvez esteja ligada às pressões específicas do culto ao imperador e a sociedade pagã. É possível que o importante  símile feito com a figura de Balaão indique uma relação com movimentos semelhantes enfrentados pela Igreja em outros lugares. Na ausência de dados concretos, contudo, a natureza dessa relação não passa de especulação. Pode ser que houvesse um elemento gnóstico no ensino nicolaíta, mas, em nossos textos primários, trata-se de um erro prático, não de gnosticismo propriamente dito."2

Fizemos questão, até aqui, de publicar o testemunho de autores protestantes reconhecidos, para que fique bem claro que qualquer suposta "explicação" da parte de certos "pastores" e/ou blogs/websites ditas "evangélicos" é forçada e totalmente desprovida de base. O que podemos auferir da esparsa documentação histórica existente é que os nicolaítas praticavam sexo ilícito e eram imorais, além de adotarem práticas pagãs, e que talvez procurassem secularizar a Igreja, propondo uma doutrina que compatibilizasse a Igreja e o mundo, já que comporiam uma casta de cristãos ricos apegados aos bens materiais.

Basicamente é isso. Os exegetas reconhecem que hoje não dispomos de meios para conhecer em detalhes quais seriam exatamente os erros dos nicolaítas condenados no Livro do Apocalipse. Finalizamos com a explicação muito honesta o do abalizado Prof. Luiz da Rosa3, publicada no portal "A Bíblia.Org":

O contexto no qual as passagens sobre os nicolaítas aparecem é aquele da comunidade de Éfeso e de Pérgamo, duas das 7 igrejas às quais é escrita uma carta em Apocalipse. Trata-se, portanto, de uma doutrina/heresia presente em Éfeso e Pérgamo, por volta do ano 90 depois de Cristo. Contudo, hoje não conhecemos mais as características de tal heresia e podemos falar apenas baseados em poucos dados concretos.

Quanto ao fundador, por exemplo, Irineu (140-200 dC) diz que quem fundou tal heresia foi o diácono Nicolau (um dos 7 escolhidos em Atos dos Apóstolos 6). Eusébio de Cesareia, um século mais tarde, invés, contesta tal afirmação.

Quanto às suas práticas, a partir do Apocalipse não conseguimos detectar claramente quais eram as ações específicas. A maioria dos estudiosos fala em tentativa de introduzir na práxis cristã elementos do paganismo. Quais eram esses elementos, porém, não sabemos. Alguns ligam o movimento à práticas sexuais errôneas, mas creio que isso acontece por influência da história da Idade Média. De ato, naquele período, os religiosos que não observavam o celibato eram chamados de 'nicolaítas'. Contudo, a Idade Média e o início do cristianismo são duas realidades distantes uma da outra."

______________
1. RICHARD, Pablo. Apocalipsis, reconstrución de la esperanza. Quito: C. B. Verbo Divino, 1999, p.80.
2. HEMER, Colin, J. Letters to the Seven Churches of Asia In their Local Setting
Sheffield: Sheffield Academic Press, 1989.
3. Luiz da Rosa é bacharel em Filosofia pelo Instituto Filosófico Franciscano de Curitiba; cursou 4 anos de Teologia em Jerusalém pelo Instituto Teológico Ierosolumitano e é Mestre em Ciências Bíblicas no Pontífico Instituto Bíblico de Roma, além de Mestre em Comunicação Institucional Religiosa pela Faculdade Blanquerna de Barcelona, Espanha. Foi Professor de Sagrada Escritura no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (1995 e 2001) e de Tecnologias da Comunicação em Âmbito Religioso (2009 a 2011) na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
www.ofielcatolico.com.br

13 comentários:

  1. Porque não é mencionado o significado do nome nicolaitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua mensagem, Crajo. O nosso texto já explica o significado do nome.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Como não apreciar o falar de quem labora nas Escrituras através do pano de fundo histórico? Pretendo ser Filadélfia, a Igreja do Amor Fraternal, mas que guardou a Palavra e o Nome do Senhor Jesus. "Abobrinhas" à parte, protestantes ou não, devemos nos voltar para Filadélfia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinceridade, pois assuntos obscuros da palavra costumam produzir controvérsias e confusões, visto que nosso Deus não é Deus de confusão!
    Obrigado o texto acrescentou o que precisava!

    ResponderExcluir
  4. https://br.toluna.com/opinions/4189284/A-carta-de-Albert-Pike-e-a-terceira-guerra-mundial

    ResponderExcluir
  5. As cartas dirigidas às igrejas da época, são para nós hoje um grande e importante caminho, caminho para nos guiar nas nossas ações e nos fazer arrepender dos nossos pecados, como o próprio Jesus falou no capítulo 1 versículo 3 do mesmo livro, a história nos dá algumas respostas, e quando diz práticas pagãs, está falando de adoração a ídolos.

    ResponderExcluir
  6. O " Papa" de vocês assumiu que é comunista e vocês dizem que os protestantes falam abobrinhas, é brincadeira não é? Pura hipocrisia! Quem sabe esse também era um dos pecados dos nicolaítas. Tudo que divergeda da Santidade de Cristo, é Nicolaíta. Estudem mais um pouco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os protestantes não tem unidade e Jesus sempre pregou a unidade na Igreja de Cristo.

      Excluir
    2. A paz de Cristo.

      " o Papa de vocês assumiu que é comunista..." Assumiu, onde? Ele escreveu para você e disse isso, na carta? Parabéns pela sua amizade tão pessoal com o Francisco.

      Outra coisa, caríssimo: Lutero, o tal das 95 teses ( ah, na época não tinha TV nem jornal impresso, logo, as teses para discussão pública eram colocadas nas portas das Igrejas ), NÃO fundou uma igreja "Reformista", apenas colocou as tais teses dele para discussão. Quem quis criar uma Igreja "fiel", foram os nobres da época, insatisfeitos com a Igreja Católica que, na mente curta deles, impedia o progresso pessoal deles. Ou seja: nobres da época incitaram a divisão cristã e Lutero, homem vaidoso e fraco, gostou do destaque, da fama que passaria a ter.

      A única Igreja verdadeira, de mais de 2 mil anos, é a Católica Romana, fundada por Cristo, tendo Pedro como primeiro "papa", que significa Pai, como eram chamados os Patriarcas hebreus. Igreja criada em 1517, não é a Igreja de Cristo e sim, uma genérica com graves efeitos colaterais.

      Finalizando: a Bíblia não caiu na cabeça de Lutero, no ano de 1517. Sim, ela existia há 1517 anos antes disso.

      Estude mais um pouco.

      Salve Maria!

      Abs.

      Excluir
  7. Bem, seguindo o entendimento que a Igreja Católica Apostólica Romana é a única verdadeira chegamos a conclusão baseado na questão da verdade absoluta que os ortodoxos e os protestantes não fazem parte do Corpo de Cristo e sendo assim precisam serem evangelizados pelos católicos romanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo.

      Não, meu caro, não. Protestantes tem que perder algumas "manias" que "pastores" colocaram na cabeça dos Reformistas. Exemplo: não se leva as Sagradas Escrituras ao "pé da letra", ou seja, em interpretações pessoais de cada pastor ( e fiel faz em casa, ao ler a Bíblia sem a orientação precisa do Magistério da Igreja, ou seja, de teólogos ), tem, pois isso só provoca o que tem provocado: confusões, distorções do que disse Jesus e antes dele, os vários profetas citados no AT. Deus disse para não fazer imagens de outros DEUSES, logo, esculpir imagens de Cristo, Maria, Anjos e Santos, não é esculpir imagens de outros deuses, pois estes, não são deuses ( no caso de Cristo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é sim, Deus ), leia:

      "A Trindade não é a crença em três deuses e sim, em um único Deus que relaciona-se consubstancialmente em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Atualmente, é muito comum que cristãos heterodoxos professem essa crença de forma natural, entretanto, é importante salientar que o dogma da trindade não está exposto claramente nas sagradas escrituras e que por esse motivo, coube a Igreja Católica, guiada pelo Santo Espírito em formular o dogma trinitário, uma vez que, a fé primitiva sofria constantemente com erros que a deformariam e a Igreja como testemunha do Senhor, sempre teve como missão defender a ortodoxia católica. Com a ajuda dos antigos Padres e através de dois concílios (Nicéia [325] e Constantinopla [381]) é que se afirmou e conservou a expressão de que o “filho é consubstancial ao Pai” [2]."
      https://accatolica.com/2017/08/20/e-biblico-o-dogma-da-santissima-trindade/

      Lembrando também que o Pai mandou fazer a Arca da Aliança com dois querubins ladeando a Arca. Teria Deus contrariado a sua própria ordem ao mandar fazer uma Arca em ouro, com dois querubins? Claro que não! Arca e querubins não são deuses pagãos.

      Sim: Maria, mãe de Deus ( lembra que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, logo é Deus e Maria, sendo sua mãe, é mãe de Deus?), é pessoa importantíssima, tão importante, que se as feministas soubessem disso, não seriam feministas, pois saberiam a importância que a mulher tem na Humanidade, logo, não estariam declarando guerra aos homens, à sociedade, já que não seguiriam o satanista Karl Marx, pai da grande maldade no mundo, instruido pelo Anjo Caído.

      As diferenças entre Católicos Romanos e Católicos Ortodoxos é muito, muito pequena, que nem deve ser considerada, já que eles respeitam Nossa Senhora e tem ícones santos, sabendo como nós que santos não são deuses. Creio que vc. saiba que o Cisma de 1054 aconteceu por pequenas divergências de liderança dos cristãos e não por divergências na Fé ou em Dogmas.

      O que os Reformistas deveriam entender é que Lutero, Calvino, eram equivocados e com os seus equívocos, distorceram o Evangelho e demais Livros das Sagradas Escrituras, tanto no AT como no NT.

      A Evangelização feita pelos tais pastores Reformistas causa distorções dos importantes ensinamentos que estão nas Sagradas Escrituras, já que esses pastores, por não seguirem a Tradição e Magistério da Igreja, que vem desde Jesus e Pedro; primeiro Papa e estimulados pelos erros grotescos de Lutero e Calvino, levam os seus seguidores a erros graves que, evidentemente, provocam má formação cristã, pois se os professores ensinam errado a um médico, por exemplo, ele errará na profissão por toda a vida. No caso da Fé, esses erros são muito mais danosos para a alma de uma pessoa que caminha sem seguir a direção correta.

      Cabe à vc., por exemplo, examinar a sua Evangelização, não apenas pelos dois exemplos que dei ( são muitos, muitos outros..), mas procurar entender se Jesus, tão preocupado com a nossa formação na fé, iria deixar o seu povo perdido por 1517 anos, até Lutero surgir com as suas teses, que repito, não se referiam a uma roptura com a Santa igreja.
      Finalizando, leia isso:

      https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/o-que-levara-salvacao-fe-ou-obras/

      Salve Maria!

      Excluir
    2. Quem estuda e tem conhecimento tem, e quem não tem , não tem.
      Quem quer continuar no pecado, inventa qualquer desculpa pra continuar justificando a prática a ponto de dizer que não entendi ...Fonte segura é a que mais tem, é só se interessar pela verdade, a bíblia por se só se explica....por isso, que é importante a conversão em nós ser gerada.
      Pra finalizar deixar claro, religião não salva, se agarre unicamente nas verdades da palavra de de Deus, tendo a bíblia é somente a bíblia como regra de fé e prática.

      Excluir
  8. Esse argumento que religião não salva é um entendimento protestante. Jesus praticou a religião judaica e depois fundou a religião cristã. Quem faz parte do Corpo de Cristo pertence sim a Religião Cristã.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir