Corpo de Cristo: Jesus, o Pão da Vida

Nosso Senhor Jesus Cristo está mesmo presente na Eucaristia, ou apenas "espiritualmente"? O pão e o vinho tornam-se de fato Corpo e Sangue do Senhor, ou são apenas "símbolos"? Tire suas dúvidas...


UM LEITOR AUTOIDENTIFICADO apenas como "Gi", possivelmente protestante, pediu-nos que "provássemos biblicamente" a "absurda" doutrina da Presença Real de Cristo na Eucaristia. De fato, Deus Salvador se fazer Pão para nos servir de Alimento para a vida eterna, esta é talvez a mais absurda das afirmações de Jesus Cristo – algo que inclusive o fez perder muitos seguidores. Mas sabemos que as maneiras de Deus muitas vezes parecem loucura para os homens, assim como a sabedoria dos homens para Deus é loucura. Pois "Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes" (1Cor 1,27).

    Mesmo assim, é coisa realmente muito curiosa que alguém peça para mostrar onde está na Bíblia a doutrina da Presença Real de Nosso Senhor no Pão e no Vinho Consagrados, porque poucas verdades estão ditas nos Evangelhos e nas páginas do Novo Testamento com tanta clareza quanto esta. Vejamos.

    Desde a última e santa Ceia do Senhor, a Igreja nunca deixou de celebrar a Eucaristia, nem de crer na Presença Real de Jesus no Pão, a Hóstia Consagrada pelo sacerdote. A palavra "hóstia" vem do latim e significa "vítima". O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou ao seu linguajar teológico e litúrgico a palavra “hóstia” exatamente para referir-se Àquele que, por amor, tornou-se a maior “vítima” do pecado: Jesus Cristo. Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo ressuscitado, presente no Memorial Eucarístico.

    Assim, desde os primeiros tempos, desde o início da Igreja, os cristãos pregaram essa verdade recebida dos Apóstolos. Algumas comunidades ditas "cristãs" dos dias atuais, porém, começaram a entender que a Eucaristia não contém a Maravilhosa Presença do Senhor, tratando-a como se fosse apenas um "símbolo", ou "lembrança" do Corpo de Cristo. Acham que Jesus é Pão da Vida apenas no sentido espiritual ou metafórico, e deixaram de crer na Presença Real do Senhor no Pão e no Vinho consagrados. Por desconhecerem o sentido das Sagradas Escrituras, as quais imaginam observar, e talvez por falta de confiança no incompreensível Poder Divino, acabam por desperdiçar este incomparável Presente de Deus para a sua verdadeira Igreja.

    Aqui apresentamos, de forma simples, o que a Bíblia Sagrada ensina sobre a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Espécies Consagradas do Pão e do Vinho – a Divina Eucaristia –, centro e sustento da nossa Fé. Vejamos o que diz Jesus:

"Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão que eu hei de dar é a minha Carne, para a salvação do mundo."
(Jo 6,51)

    Jesus afirma, explícita categoricamente: Ele é o Pão Vivo, o Pão da Vida, Pão que vivifica e transforma. O Senhor afirma claramente que este Pão descido dos Céus é a sua própria Carne, dada em Alimento para a salvação do mundo. Se o Pão é sua Carne, não podemos afirmar que Jesus é Pão apenas como "alimento espiritual". Ele também ensina que esse Pão desce dos Céus, pois Cristo mesmo desceu dos Céus.

"Quem se alimenta da minha Carne e bebe do meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele."
(Jo 6, 56-57)

    Mais uma vez o Senhor declara que o Pão Consagrado é sua Carne, e o Vinho seu Sangue: ao comungarmos Corpo e Sangue de Nosso Senhor, passamos a pertencer a Ele, e Ele passa a habitar em nós. Devemos, portanto, nos alimentar de seu Corpo e Sangue para termos esta santa intimidade.

"Pois a minha Carne é verdadeiramente comida e o meu Sangue é verdadeiramente bebida."
(Jo 6,55)

    Não há como ignorar a extrema clareza e a ênfase das palavras do Cristo: sua Carne e Sangue são verdadeiramente Alimento e Bebida. Ele jamais disse que sua Carne e Sangue estariam "simbolicamente" naquela comida e bebida. Ele também não disse: "Estou 'espiritualmente' nestes 'símbolos'".

    É importante saber que, no original em grego, a palavra usada é αληθως (alethós), que quer dizer isto mesmo: verdadeiramente, realmente; literalmente, de fato. O Senhor está dizendo que sua Carne é mesmo, literalmente, alimento, assim como seu sangue é de fato bebida para a nossa salvação.

    Sim. A Carne e o Sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na Eucaristia, para a nossa salvação, e os cristãos fiéis são convidados a comungar deles. Este é o claríssimo ensinamento das Escrituras. Diante de afirmações tão diretas do próprio Jesus Cristo, como podem ainda existir confusões? Isso só pode acontecer por má vontade ou, mais provavelmente, por pura falta de fé naquilo que diz a Palavra de Deus.

    Porém, assim como os que questionam o Sacramento da Eucaristia hoje, também naquela época muitos Judeus disseram: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?" (Jo 6,52). Eles não eram capazes de compreender tão sublime e mística Revelação: Jesus falava de forma literal, sem meias palavras, que daria seu Corpo em Alimento. Isso deixou os judeus muito admirados e incrédulos.

    Mais ainda, tal realidade é tão difícil de aceitar, e tão impossível de entender com a nossa inteligência humana, que até os próprios discípulos de Jesus disseram: "Dura é essa palavra! Quem pode escutá-la?" (Jo 6, 60). Não apenas os judeus, mas também os discípulos eram incapazes de entender! Tal revelação provocou tal impacto que o Evangelho narra que, depois dela, "muitos discípulos voltaram atrás e não mais andavam com Ele" (Jo 6, 65-67). Exatamente assim acontece até os dias de hoje.

"É necessário que vos empenheis não para obter esse alimento perecível, mas o Alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do homem vos dará."
(Jo 6, 27)

    Mais importante que o pão de cada dia, para o sustento do corpo, é a Eucaristia, o Alimento que sustenta a alma e permanece para a vida eterna. Se a Eucaristia fosse apenas um "símbolo", como poderia ser "Alimento para a vida eterna”?

"Tomai e comei; isto é o meu Corpo."
(Mt 26, 26-28)

    Na última ceia, Cristo cumpriu a Promessa: institui a Eucaristia, seu Corpo e Sangue, como Alimento. E uma vez mais, de forma alguma, em lugar algum, Cristo diz: “isto ‘simboliza’ meu corpo”, ou “‘simboliza’ meu sangue”. Ele afirma diretamente: "Isto é o meu corpo". Quem ousaria desafiá-lo e dizer: "Senhor, estás enganado, isto não pode ser o teu Corpo!"? Hoje, porém, existem supostos "cristãos" fazendo exatamente isso.

    Também é interessante observar que, se houvesse apenas vinho no Cálice da Santa Ceia, Jesus não diria: "Este Cálice é a Nova Aliança no meu Sangue" (Lucas 22, 20). Um cálice com vinho comum é um cálice com vinho apenas, e não poderia ser a nova e definitiva Aliança entre Deus e os homens. Mas, se este Cálice contém realmente o Sangue do Senhor Jesus, então estamos literalmente diante da Nova e Eterna Aliança com Deus, através de Jesus.

    Como se não bastasse, para completar, Paulo Apóstolo reafirma a mesma verdade em sua carta aos coríntios, questionando:

"O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão (...) não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?"
(I Cor 10,16)

    Não foi dito que o Cálice e o Pão "simbolizam", que "representam" ou que são uma "recordação" do Sangue e Corpo santos, mas a Escritura afirma com convicção: o Cálice e o Pão são de fato o Corpo e o Sangue, para a Sagrada Comunhão com o Senhor Jesus Cristo.

    Concluímos este estudo com outra mensagem direta da Bíblia Sagrada:

"Cada um se examine antes de comer desse Pão e beber desse Cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação."
(I Cor 11,28-30)

    Para participar da Eucaristia, comer e beber do Banquete do Altar, é preciso discerni-lo, isto é, saber que aquele Pão e aquele Vinho são realmente Corpo e Sangue do Senhor. Ora, se o texto estivesse tratando de apenas uma refeição simbólica, tal advertência não teria nenhum sentido. Poderia a Palavra de Deus ser mais clara e mais direta?

    Eis aí a pregação apostólica. Eis aí a Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada. Eis aí a Doutrina católica e apostólica, que vem sendo guardada pela verdadeira Igreja de Cristo desde os tempos dos Apóstolos. Quem tiver entendimento para entender, entenda.



Graças e louvores se deem a todo momento,
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

29 comentários:

  1. Assim como os que questionam o Sacramento da Eucaristia hoje, naquela época também os Judeus disseram: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?" (Jo 6,52). Eles não eram capazes de compreender tão sublime e mística revelação: Jesus falava de forma literal, sem meias palavras, que daria seu Corpo em alimento. Isso deixou os judeus muito admirados e incrédulos. Isto era (e é) algo tão difícil de aceitar, e impossível de entender com a nossa inteligência humana, que até os próprios discípulos de Jesus disseram: "Dura é essa palavra! Quem pode escutá-la?" (Jo 6, 60). Não apenas os judeus, mas também os discípulos eram incapazes de entender esta Verdade. Tal impressão a Revelação provocou que "muitos discípulos voltaram atrás e não mais andavam com ele" (Jo 6, 65-67)

    O trecho acima diz tudo para os que não conseguem crer em tão sublime verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. E se Jesus estivesse falando apenas em sentido figurado, porque os judeus e até alguns discípulos ficariam tão escandalizados, a ponto de abandonar o Mestre?

      Até hoje se escandalizam os que não tem olhos para ver e nem ouvidos para ouvir. Os Evangelhos são tão enfáticos, afirmando que Jesus se dá VERDADEIRAMENTE no Pão e no Vinho, que só os cegos por opção é que não conseguem ver.

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. AVISO:

    Os comentários anteriores a este foram copiados do mesmo post originalmente publicado em nosso antigo blog "Voz da Igreja", - por isso suas datas (dos comentários) aparecem alteradas.

    Apostolado Fiel Católico

    ResponderExcluir
  3. Oi Henrique graça e paz para você. Venho com muita alegria lhe comunicar que através dos sábios e maravilhosos esclarecimentos do seu blog 3 amigos meus que estavam nessas seitas evangélicas que pregam a famigerada teologia da prosperidade, retornaram ao seio da Santa Igreja de Cristo ha mais de um ano atrás e tão firmes na fe! Mostrei a eles através do seu blog tudo o que eles queriam saber sobre a Virgem Maria, Imagens e seu culto, Santa Eucaristia, História da Igreja, a sucessão apostólica e tantos outros assuntos aqui abordados. Apesar de eles na época terem consultados seus falsos pastores, viram que estes mesmos não tiveram como refutar as verdades reveladas por Cristo através de sua Santa Igreja e vendo também que contra fatos não ha argumentos retornaram a sua verdadeira casa. Obrigado por tudo e continue com esse ministério lindo que vc assumiu e tenha certeza que muitas outras ovelhas voltarão ao seu verdadeiro redil através do seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Do alto" da minha insignificância só posso agradecer por vir aqui partilhar, anônimo, em nome de todos os colaboradores de nosso apostolado.

      Se a finalidade de nosso trabalho está sendo atingida, humildemente rendo graças a Deus, que por sua infinita Misericórdia se digna a fazer uso deste parco instrumento e produzir, por meio dele, o bem às almas.

      Graças e louvores a Deus, e louvado seja para sempre nosso Senhor, Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Henrique, td bem com você? Estava sentindo sua falta e espero que esteja tudo bem com vc e sua família. O seu zelo no trabalho deste apostolado é sempre comovente. Que Deus o abençoe!

      Excluir
  4. Este blog rende bons frutos, também propago este blog como esclarecimento da nossa fé. Acredito que seja um trabalho exaustivo, mas acreditamos no prêmio eterno (céu) e então qualquer sacrifício e feito com boa vontade.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post e concordo plenamente com a mensagem, porque esta fiel a palavra de Deus. Pena que tem muitos cristãos hoje em dia, que interpretam diferente. Mas a verdade é essa.

    ResponderExcluir
  6. Paz e Bem!

    Prezado Henrique, tenho certeza que eis guiado pelo Espirito Santo de Deus, na conduçao deste blog. Espero poder vir aqui um dia para dar testemunho do retorno de inumeras ovelhas pedidas e mais que tudo que uma delas seja a minha mae..
    Quero muito adquirir a revista mas, nao sei com se possivel gostaria que me orientace pois, preciso muito de força para essa batalha que estou travando..

    Que Maria te cubra com seu manto sagrado..
    Jesus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. que bom ter pessoas esclarecida da nossa fe catolica parabens



    ResponderExcluir
  8. que Deus lhe abençoe Henrique

    ResponderExcluir
  9. Que Nossa Mãe, Maria sempre passe na frente para preparar
    os caminhos que nos leva ao seu filho, e que Jesus o abençoe por esse trabalho abençoado.

    ResponderExcluir
  10. A palavra "Real" do termo "Presença Real" tem significado de realidade ou de rei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo "Presença Real" tem o sentido de realidade. Entende?

      Excluir
    2. Sim, quer dizer que Nosso Senhor está realmente, verdadeiramente, literalmente, Presenta no Pão e no Vinho Consagrados

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  11. “O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo". "Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo”." (§1374 do CIC)

    Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  12. Salve Maria.
    Um amigo me perguntou vive me perguntando por qual razão não tomamos o sangue de Cristo, apenas o Padre. O que respondo à ele?

    Louvado seja Nosso Senhor, Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja incluiu o sangue na hóstia consagrada ou seja disse que o sangue está também na hóstia então a comunhão em duas espécies é opcional mas o Sacerdote consagra e ingere ambos pois é parte do Ritual.

      Excluir
    2. Não é em todas as paróquias assim.
      http://www.patheos.com/blogs/davearmstrong/2016/01/bible-on-receiving-one-species-in-communion.html

      Excluir
  13. No fim do ritual de transubstanciação o sacerdote ergue a Hóstia sagrada com o vinho não é? Se não me engano é um símbolo da Ressurreição, logo Corpo, Sangue, Alma, Divindade de Nosso Senhor JESUS CRISTO estão presentes tanto na HÓSTIA quanto no VINHO. Por isso só recebemos a HÓSTIA SAGRADA. Em todo caso para não ficar dúvidas fale com o seu pároco.

    ResponderExcluir
  14. Santo Agostinho sobre a Eucaristia:

    "Vem então a oração da consagreção, que muda o pão e o vinho Corpo e no Sangue de Cristo. Sem a consagração, há pão e vinho. Com a consagração, é <>. E o que é? O Corpo de Cristo, o Sangue de Cristo."

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Entendo a riqueza e importância do sacramento da Eucaristia, mas este texto me deixou com muita dúvida a respeito do cálice, do sangue de Cristo. Se em tantas passagens biblicas Cristo nos pede para comermos e bebermos, porque não o fazemos? Porque apenas comermos? Li alguns artigos sobre o assunto, mas não consegui me convencer.
    (Dúvida real de uma católica)

    Desde já muito obrigada.

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evidência bíblica para recebimento de uma única espécie:

      Atos 2,42 E eles se dedicavam ao ensino e comunhão dos apóstolos, ao partir do ((pão)) e às orações.

      Atos 20,7 No primeiro dia da semana, quando estávamos reunidos para partir o ((pão. . .))
      Já foi respo Anônimo acima pelo anônimo, Cristo está presente tanto no pão quanto no vinho.

      Nem todas as igrejas vão ter a comunhão em uma espécie.

      Ver:http://www.patheos.com/blogs/davearmstrong/2016/01/bible-on-receiving-one-species-in-communion.html

      Excluir
    2. Em português:
      Livro do também ex-protestante:
      MENEZES, Eurípedes Cardoso de. Aos irmãos separados
      Pg 71.
      Pode ser baixado de graça aqui:
      http://fabiosalgado.blogspot.com/2017/06/livros-catolicos-em-portugues-contra-o.html?m=1

      Excluir
  16. Boa tarde! Sou católico e a alguns dias conversando com um colega de trabalho protestante lhe disse sobre esses textos que vi aqui, ele me disse que na tradução "certa" não é vinho mais suco de uva. O que posso dizer pra ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinho era vinho mesmo, anônimo, bem igual ao que consumimos hoje, feito da fermentação da uva, o que o tornava alcoólico, sim senhor.

      Não há nenhuma sombra de dúvida sobre isso. O suco de uva dura pouco; após alguns dias começa a fermentar e se torna alcoólico; foi assim que a humanidade descobriu o vinho, e logo passou a apreciá-lo.

      Também é preciso notar que a fermentação, que torna a bebida alcoólica, era o único sistema de conservação que havia naquela época.

      Há inúmeras provas históricas e até arqueológicas disso, mas como para o protestante não existe nada fora do que ficou registrado por escrito na Bíblia, você pode mostrar para ele o que a própria Bíblia diz a respeito:

      No Antigo Testamento, vemos como Noé ficou embriagado tomando vinho, em Gênesis 9,18-27.

      Outro exemplo, este do tempo em que Cristo caminhou sobre a Terra, é o Pentecostes: diante da manifestação do Espírito Santo, diziam os incréus escarnecedores que os Apóstolos agitavam-se e falavam em línguas que desconheciam porque estavam "embriagados de vinho" (Atos 2,13).

      Ora, ninguém fica embriagado tomando suco, não é mesmo?

      Tanto isso é verdade que diversos textos da mesma Bíblia chamam a atenção para o consumo imoderado do vinho (por exemplo, Provérbios 20,1). Se o vinho não fosse alcoólico, essas advertências não teriam sentido.

      Encontrei até um site protestante que reconhece esse fato tão simples. Se quiser conferir, aí está:

      http://www.abiblia.org/ver.php?id=9696

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. Muito obrigado pela explicação! Pra mim foi esclarecedor! Deus abençoe o seu trabalho.

      Excluir
  17. Eu creio firmemente que a Hóstia e Vinho contém carne e sangue de nosso Senhor; assim sendo, o próprio Cristo na hóstia e Vinho consagrados pelas mãos de nossos sacerdotes. Só não consigo entender como as seitas promovem sua "Santa Ceia" com um pedaço de pão da padaria e com suco de uva integral... se para nós católicos, a Hóstia consagrada é alimento espiritual, sustento para nossas almas, o pãozinho daqueles irmãos é somente pão material, uma representação apenas, transubstanciado, pra ser somente saciado pelo estômago e não pelo espírito, pela fé... Desculpem as minhas palavras, apenas disse o que me veio na cabeça. Paz e bem a todos nós!

    ResponderExcluir
  18. A melhor palavra para traduzir a transubstanciação não é " presença real " , mas sim, presença física.
    Aliás sabem porque a sagrada hóstia não muda de sabor, formato, cor etc... depois da transubstanciação ? porque , do contrário, ninguém jamais teria a coragem de recebê-la.
    Mais felizes os que não viram...

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir