G. K. Chesterton: "Por que sou católico", por G. K. Chesterton


A DIFICULDADE EM EXPLICAR “por que eu sou Católico” é que há dez mil razões para isso, todas se resumindo a uma única: o catolicismo é verdadeiro. Para falar da Igreja Católica eu poderia preencher todo o meu espaço com sentenças separadas, todas começando com as palavras “É a única que...”.

    Como por exemplo, a Igreja Católica é a única que previne um pecado de se tornar um segredo; é a única que fala como um mensageiro que se recusa a alterar a verdadeira Mensagem; é a única que assume a grande tentativa de mudar o mundo desde dentro; usando a vontade e não as leis...

10 comentários:

  1. É chegada a hora de nos mobilizarmos mais uma vez. Como se sabe, existem uma série de projetos de leis que podem afetar diretamente a vida da geração atual e futura. O projeto de lei 8035/2010 que propõe uma série de mudanças na educação brasileira é um destes, entre outras coisas, este projeto prevê prevê a adoção de políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação racial, por orientação sexual ou identidade de gênero, ou seja, mais uma vez a ideologia de gênero toma frente nas decisões políticas (para saber mais sobre a ideologia de gênero acessar:https://www.padrepauloricardo.org/blog/tag/443-ideologia-de-genero). Este projeto será votado na quarta-feira (09).
    O que fazer??? Não existe outro meio senão impedir a introdução destes e outros conceitos fazendo valer nossos direitos democráticos, ligando e mandando e-mail para os deputados do seu estado pedindo para que estes votem contra a inserção da Ideologia de Gênero no Plano Nacional de Educação , além de pedir para que os deputados da Comissão especial que trata do PNE, para que votem contra o substitutivo do Deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). No mais, temos o dever de assinar a petição no link a seguir:http://www.citizengo.org/pt-pt/5312-ideologia-genero-na-educacao-nao-obrigado. Neste link você poderá verificar também os nomes dos Deputados que fazem parte da Comissão Especial que trata da elaboração do PNE: http://www.pne.ufpr.br/?page_id=31.
    O futuro da educação dos nossos filhos depende somente de nós.
    Paz e bem a todos!!
    Obrigado!!
    Juliano A.R.P
    Em Defesa da Vida, da Igreja e da Verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de sinceramente versículos bíblicos que apoiem: orar a humanos mortos como intercessores diante de Deus, Versículso bíblicos que apoiem que a confissão de pecados somente ao sacerdote, que existe realmente purgatório nas escrituras e por conseguinte oração pelos mortos. Agradeço sinceramente o ponto de vista bíblico sobre esses pontos.

      Excluir
    2. Se você, anônimo, gostaria mesmo sinceramente de entender essa questão, leia o estudo abaixo:

      www.ofielcatolico.com.br/2004/09/os-santos-podem-interceder-por-nos-ou.html

      Mas em contrapartida eu gostaria também de lhe pedir que me mostrasse onde estão os versículos bíblicos que dizem que somente a Bíblia é a única regra de fé e prática dos cristãos. Ou onde está escrito que a verdadeira Igreja demoraria mais de mil e quinhentos anos após a Ressurreição de Cristo para surgir sobre a Terra.

      A propósito, outras dúvidas que você tiver poderão ser tiradas em nosso Índice de respostas católicas para acusações protestantes e 'evangélicas', acesse abaixo:

      https://www.ofielcatolico.com.br/2000/01/indice-de-respostas-catolicas-para.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Não concordo, depois da reforma vcs deviam se apoderar de uma doutrina sã, e deixar de lado o que chamam de "fundamentos católicos". Existem vários erros de hermenêutica bíblica, alterações nos cânones, mesclagem religioso e olha que isso não foram só erros antigos. São contemporâneos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Existem vários" é conversa de boateiro, Bruno Mathias. Esta expressão é prima-irmã de "eu acho" e de "dizem por aí"... Se você afirma que existem estes erros, tem obrigação de citar pelo menos um deles, – junto com a devida comprovação documental, por favor, porque falar, até papagaio fala.

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    2. kkk bem feito, aleluia glória a Deus, vamos despapagaiar o pessoal.

      Excluir
  3. Muito Obrigado por postar. Sou Católico e leitor de Chesterton há algum tempo, mas desconhecia esse texto. Fui convidado a pregar em uma comunidade sobre esse tema e foi de grande ajuda. Agradeço novamente.

    Paz do Senhor e o Amor de Maria, irmão.

    ResponderExcluir
  4. Pode quem não é Católico se salvar? Me mande um e-mail explicando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falamos sobre este assunto no artigo que você pode ler acessando o endereço abaixo, Israel:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2001/06/so-os-catolicos-se-salvam-ha-ou-nao-ha.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir