Para tirar o PT (e o socialismo marxista da 'teologia da libertação') do Altar!

Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina

UMA NOTÍCIA que chega para renovar as esperanças do povo católico. Na última sexta-feira, entidades da sociedade civil londrinense enviaram uma carta-petição aberta ao Núncio Apostólico do Brasil, D. Giovanni D’Aniello, pedindo providências contra a gravíssima e escandalosa infiltração esquerdista na Arquidiocese de Londrina, que vem sendo denunciada há tempos na internet, especialmente nos vídeos de Bernardo P. Küster. Segue abaixo a reprodução da referida carta, na íntegra, seguida do link para a assinatura desta petição, a qual nós, da Fraternidade L. São Próspero, já assinamos...

*  *  *

Excelentíssimo Núncio Apostólico
Dom Giovanni D’Aniello
Nunciatura Apostólica do Brasil

Contemplando a história da Arquidiocese de Londrina, vemos que ao longo de 60 anos a nossa cidade sempre foi agraciada com excelentes Arcebispos.

O primeiro Arcebispo de Londrina foi o inesquecível Dom Geraldo Fernandes (1913-1982). Desde que tomou posse na Diocese nascente, em 17 de fevereiro de 1957, D. Geraldo não mediu esforços para consolidar a Igreja local em harmonia com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. As suas iniciativas e campanhas são lembradas até hoje. Além de ser o grande responsável pela construção de nossa Catedral — conhecida como a Catedral do Coração —, ele teve papel decisivo na criação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), chegando a abrigar cursos superiores nas dependências da própria Catedral, enquanto o campus universitário ainda não estava pronto. De mãos dadas com a comunidade local, D. Geraldo atuou para atrair diversos benefícios para a população londrinense e norte-paranaense. Mas talvez o seu maior feito tenha sido fundar em 1958, juntamente com Madre Leônia Milito, a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, hoje presente nos cinco continentes. Com a finalidade principal de anunciar o Evangelho e cuidar dos nossos irmãos mais pobres, as Irmãs Claretianas seguem até hoje a recomendação de D. Geraldo: estar presente onde quer que haja um irmão sofrendo. Não hesitaríamos em dizer que Madre Leônia — cujo processo de beatificação encontra-se em análise pela Santa Sé — e D. Geraldo Fernandes encabeçam a lista dos personagens mais importantes e heroicos da história de nossa cidade.

Com a morte de D. Geraldo, em 1982, Londrina foi presenteada com um Arcebispo que tinha, além do mesmo nome, virtudes igualmente admiráveis: D. Geraldo Majella Agnello. O nosso segundo Arcebispo deu continuidade ao trabalho de evangelização consolidado por seu venerável antecessor, utilizando para isso as suas qualidades de intelectual, conhecedor profundo da liturgia, conselheiro espiritual e líder comunitário. Se D. Geraldo Fernandes uniu-se a Madre Leônia para fundar a Congregação das Claretianas, D. Geraldo Majella teve como parceira outra grande mulher, a médica sanitarista Zilda Arns, com a qual criou a Pastoral da Criança, verdadeira obra-prima da caridade, responsável por salvar milhares de vidas nas últimas décadas. Graças à sua atuação em Londrina, D. Geraldo foi convidado pelo Papa João Paulo II, com quem conviveu pessoalmente, para atuar como Secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (1991-1999) e Arcebispo Primaz do Brasil (1999-2011). Ao se aposentar, D. Geraldo decidiu voltar para sua querida Londrina, onde se tornou Arcebispo Emérito e até hoje nos dá a alegria de sua presença serena e amigável.

O terceiro Arcebispo de Londrina, que tomou posse em 1991, chamava-se Dom Albano Cavallin. Poderíamos utilizar uma única palavra para defini-lo: santo. Amado por toda a comunidade, ele se dedicou a causas nobres, tais como a Santa Casa da Misericórdia e o Hospital do Câncer; as vocações sacerdotais; o diálogo ecumênico e inter-religioso; a fundação da Pontifícia Universidade Católica em Londrina; e, acima de tudo, a prática da caridade em benefício de nossos irmãos mais pobres. Ao final da vida, quando já era arcebispo emérito, D. Albano confidenciou a um amigo: “O sacerdote se filia a um partido político torna-se refém desse partido. O nosso partido deve ser a Igreja”. Sua morte entristeceu a cidade, mas nos legou um representante muito especial no Céu.

O quarto arcebispo de Londrina foi Dom Orlando Brandes. Dando continuidade ao legado de seu antecessor, D. Orlando foi o homem da palavra, do diálogo, da comunicação social. O cerne de sua atividade pode ser definido pelo termo missão. Londrina consolidou-se como cidade missionária no pleno sentido da palavra. Não é fácil suceder alguém como D. Albano; no entanto, D. Orlando conquistou a todos com sua simpatia e capacidade de diálogo. Tinha uma excelente relação com os padres da Arquidiocese. Os londrinenses jamais se esquecerão do cuidado e do carinho de D. Orlando para com seu irmão mais velho, o arcebispo emérito. Na missa solene em que Londrina se despediu de D. Albano, o quarto arcebispo fez uma emocionante homilia que entrou para a história de nossa Arquidiocese. Em 2017, o Papa Francisco nomeou-o Arcebispo de Aparecida, uma das posições mais importantes na Igreja brasileira.

Com a ida de D. Orlando para a Terra da Padroeira, Londrina recebeu o seu quinto Arcebispo, Dom Geremias Steinmetz. Diz a letra de nosso hino:

Londrina, cidade de braços abertos
A todos os filhos do nosso Brasil!
E a todos aqueles de Pátrias distantes,
Que aqui, confiantes, sob um pálio anil,
Seu lar construíram e aos filhos se uniram,
E aos filhos se uniram do nosso Brasil

Sim, nós recebemos D. Geremias “de braços abertos” — da maneira acolhedora que sempre caracterizou a índole da gente de nossa terra.

No entanto, em janeiro de 2018, tivemos uma primeira grande decepção com nosso novo arcebispo. D. Geremias permitiu que o Encontro das CEBs, realizado no maior ginásio da cidade, se tornasse um ato político em defesa dos políticos e da ideologia do Partido dos Trabalhadores. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não estava preso na ocasião; mas o Encontro das CEBs em Londrina foi uma espécie de precursor do movimento Lula Livre.

Depois de passar por três desastrosas gestões do PT, Londrina é hoje uma cidade eminentemente conservadora, como atestam os resultados das eleições nos últimos dez anos. O episódio das CEBs repercutiu negativamente em todo o País, causando embaraço e dissabor entre a nossa população.

Ao invés de reconsiderar suas atitudes, o Arcebispo continuou permitindo que o PT aparelhasse a estrutura da nossa Igreja. Em quase todas as manifestações e documentos públicos da Arquidiocese, nota-se a influência das teses esquerdistas e socialistas defendidas por esse partido (e que são, diga-se, contrárias à Doutrina Social da Igreja). Cursos de formação e palestras dirigidas aos católicos são capitaneados por membros do PT local. Em diversas paróquias, permite-se que sejam divulgadas meias verdades e velhas mentiras, tais como a identificação entre o socialismo e o cristianismo; a luta de classes marxista, que opõe ricos e pobres; a malfadada Teologia da Libertação (condenada com veemência pelos santos padres João Paulo II e Bento XVI); e a ideologização da Igreja (condenada com veemência pelo santo padre Francisco).

Em toda comunidade católica de Londrina, encontramos fiéis tristes e insatisfeitos com as atitudes do novo Pastor. Muitos padres também estão desolados. O que mais nos entristece é falta de continuidade nos processos de evangelização. A palavra viva de Jesus e os ensinamentos do Santo Magistério da Igreja Católica têm sido substituídos por práticas doutrinárias de fundo político partidário de esquerda, contrárias às orientações da Santa Sé e às expectativas do nosso povo.

A vida pública da cidade necessita de um Guia Espiritual que nos conduza pelo Caminho do Cristo. Essa missão foi cumprida por Dom Geraldo Fernandes, Dom Geraldo Magella, Dom Albano e Dom Orlando. Lamentavelmente, Dom Geremias não parece estar seguindo os passos de seus antecessores. Dom Geraldo Fernandes entendia as necessidades espirituais e a índole empreendedora de nosso povo; D. Geremias parece ignorá-las. Dom Geraldo Magella defendeu a liturgia e incentivou a caridade; D. Geremias substituiu-as por política. Dom Albano conquistou a cidade com seu olhar amoroso; D. Geremias não nos olha nos olhos. Dom Orlando foi o Arcebispo comunicador; D. Geremias mantém-se incomunicável.

A Igreja une, o partido divide. A terra de Madre Leônia, Dom Geraldo e Dom Albano clama por um Arcebispo que promova a unidade de nosso povo católico. Hoje, o sentimento entre os fiéis é de orfandade. Precisamos de um Arcebispo que possa fazer a Igreja de Londrina voltar a sorrir. Queremos um Padre, um Pastor, um Guia. Queremos amar o nosso Arcebispo tanto quanto amamos a nossa Igreja.

— Londrina, 5 de julho de 2019.

Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL)
Sociedade Rural do Paraná (SRP)
Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL)
Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte)
Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte do Paraná)

** Para assinar esta petição, acesse este link: citizengo.org/pt-br/signit/171863/view


** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais! **

4 comentários:

  1. A paz de Jesus Cristo. Lamentável ver Londrina com as esquerdas desviando as ovelhas da presença da Santíssima Trindade, da presença, não; pois o Pai não nos abandona, mas da fidelidade e compromisso do povo com o que nos ensinou Jesus Cristo. O clamor do povo de Londrina pela fidelidade à Santa Igreja é louvável. Clero não deve participar de partidos políticos, mesmo os que têm em seus programas partidários o compromisso com a Igreja, já que Jesus foi bem claro: a César o que é de César, não se pode servir a dois senhores. A esquerda se infiltra em qualquer lugar que haja espaço com a intenção de contaminar. CEB's, Teologia da Libertação,etc., são desvios doutrinários. Nunca entendi como homens que tiveram a oportunidade de frequentar seminários, como Frei Betto, Leonardo Boff, pudessem aderir a doutrina ateísta, abortista, feminista, etc. Oremos para que haja resistência do povo católico de todas as paróquias contra o esquerdismo. Católico precisa conhecer a Doutrina Social da Igreja, tão bem explicada por vários papas, particularmente, papa Leão XIII, para saber que não é necessário aderir a pseudos "paladinos" da causa social. Salve Maria, Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  2. Fora de tópico: falta muito para ser lançado por este Apostolado, o Curso de Teologia? Já é possível especificar como ele será, exemplo: duração, valores, grade, etc.? Muito grato, sempre. Abraços fraternos, caros irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Catolico,

      Perdoe a demora na resposta. Temos a grade curricular pronta, o primeiro volume do curso (que será lançado na forma de livros mensais) pronta e uma clara noção do valor desse curso. De fato, ele já deveria ter sido lançado há alguns meses, mas o motivo da demora é o mesmo da demora na sua resposta: a escassez do tempo para dar conta de tantas demandas que temos. De fato, estamos produzindo um artigo específico sobre esse assunto neste exato momento.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. A paz de Jesus Cristo. Caro irmão Henrique Sebastião, muito grato. Entendo perfeitamente qualquer atraso, demora. Com a vida corrida que levamos fica mesmo difícil, ainda mais colocar em prática um curso deste porte. Aguardo o vosso artigo sobre o assunto que, segundo a vossa resposta, está quase pronto. Que o Senhor o abençoe sempre. Salve Maria. Paz e Bem.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir