A Missa tradicional sob ameaça? Santa Sé envia pesquisa aos Bispos sobre o Summorum Pontificum de Bento XVI


PODERIA O MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM, que reconhece a validade, a licicitude e o direito dos católicos à continuidade do rito latino tradicional (autorizando a celebração da santa Missa no rito tradicional em latim), estar ameaçado?


Após o motu proprio ter sido publicado, houve um período de consultas de três anos, definido pelo Papa Bento XVI em sua carta aos bispos: "...convido-os, queridos irmãos, a enviar à Santa Sé um relato de suas experiências, três anos após a entrada em vigor deste Motu Proprio. Se dificuldades verdadeiramente sérias venha à luz, maneiras de remediá-las podem ser buscadas ". Isso foi feito, e o resultado foi a Instrução (positiva) de 2011 (leia).

*  *  *

Estranhamente, só agora, 13 anos após Summorum, quando se tornou parte permanente da vida da Igreja em muitos lugares do mundo, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), agora responsável pelo mesmo Summorum, enviou uma nova pesquisa aos bispos sobre a sua aplicação, porque, segundo se afirma: "Sua Santidade o Papa Francisco deseja ser informado sobre a atual aplicação do documento acima mencionado".

Assustador. As perguntas parecem neutras, mas, uma vez que as sejam lidas com cuidado, podem resultar em funestas consequências.

O apostolado Rorate Cæli (dos EUA) recebeu cópias dos dois documentos que foram enviados, até então desconhecidos dos fiéis católicos (aos 7 de março de 2020, carta do Prefeito do CDF aos Presidentes das Conferências Episcopais e perguntas aos bispos na própria pesquisa de abril de 2020, com data de vencimento é 31 de julho de 2020).

Ambos os documentos estão abaixo (clique para abrir a exibição maior e mais legível):

 [Attachment below, in two pages:]


Um comentário:

  1. A paz de Jesus Cristo.

    Opa! Será mais um golpe contra a nossa Fé? O Rito Latino Tradicional tem que seguir normalmente, conforme desejo de muitos Católicos e autorização do querido Papa Emérito, Bento XVI. Obviamente, Bento XVI é a favor das Santas Missas celebradas no Rito Latino Tradicional.

    Como ficará, seguirá, a posição do Papa Francisco?

    Continuamos em constante oração. Jesus Cristo zela sempre pela única Igreja fundada por Ele.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir