A história da santa Inquisição – pela qual deveríamos agradecer à Igreja Católica

JÁ TRATAMOS SOBRE o tema Inquisição por aqui, em estudos completos como "Entendendo a Inquisição e as Inquisições" e "Porque a Inquisição não é um constrangimento para os católicos". Agora, vem Lorenzo Lazzarotto acrescentar sua didática colaboração a respeito, com a costumeira competência. Segue.

O recomendado opúsculo do Padre Félix Sardá y Salvany

A História da Inquisição: para muitos, um aparato de repressão ideológica voltado para calar todos os "esclarecidos" que contestavam o poder e as riquezas da Igreja Católica na Idade Média. Mas quem, dentre todos que opinam sobre o tema Inquisição, leu AO MENOS um único livro sobre o assunto? E um livro de História, não alguma coletânea de sensacionalismos baratos e ridículos ao estilo de Dan Brown?

    Em primeiro lugar, na maior parte da Idade Média não havia Inquisição. Essa instituição nasceu como um contraponto à expansão da Gnose Cátara, sem dúvida, a mais importante de todas as heresias medievais.

    Os Cátaros eram adeptos de uma doutrina que pode ser classificada como Neo-Maniqueísmo Cristão. Acreditavam que haviam 2 deuses, um Bom e um Mau, e que este mundo material havia sido criado pelo demiurgo mau a fim de aprisionar as almas espirituais na matéria.

    Para os Cátaros, Jesus foi um espírito de luz que veio à terra para trazer aos homens um conhecimento que lhes proporcionasse a libertação do cárcere do mundo material. Não davam valor à Paixão, rejeitavam a hierarquia da Igreja e todo o Antigo Testamento.

    Os Cátaros eram sobretudo contrários à concepção: acreditavam que, quando uma mulher engravidava, um novo espírito era preso na matéria. Por isso, dar à luz era considerado um pecado gravíssimo. Os fiéis Cátaros podiam ter as relações que quisessem - desde que não fossem abertas à vida.

    Contestadores do valor dos juramentos e da hierarquia social estabelecida, além de blasfemadores contrários aos dogmas da Igreja, os Cátaros rapidamente enfrentaram reações populares e estatais voltadas para reprimi-los.

    E a Igreja mantinha o papel de... proporcionar-lhes o perdão.

    Não poucos foram os Cátaros que terminavam na fogueira por ação do povo e contra a vontade dos clérigos. Quando monarcas inescrupulosos como Frederico II começaram a mandar para a fogueira seus inimigos políticos, sob acusações de heresia, a Igreja viu que não podia fugir do problema. E instituiu no Século XII o Tribunal do Santo Ofício para que os acusados de heresia fossem julgados pelo clero, e não pelo poder civil.

    Mas a Igreja submetia os hereges a punições arbitrárias e desumanas? Longe disso... Confira no vídeo como foi a origem da Santa Inquisição.




Índice do vídeo

00:00 Quem nunca viu esse filme?

01:11 Na maior parte da Idade Média... não havia Inquisição.

03:27 Heresias Medievais antes do Catarismo: um problema regional.

04:24 A heresia dos Cátaros revive um antigo erro.

08:58 A expansão da Gnose Cátara. Seu caráter anti-natalista.

11:27 A reação anti-Cátara. Reação popular, reação estatal.

14:48 A Igreja entra em ação.

17:11 O papel dos Dominicanos enquanto Inquisidores.

 20:51 Um ofício arriscado.

22:33 A Inquisição, um Tribunal de Misericórdia.

______
Fontes:

SALVANY, Félix Sardá y. A santa Inquisição, São Paulo: ‎ Livraria Escolástica, 2021.

GONZAGA, José Bernardino - A Inquisição em seu mundo. São Paulo:  Saraiva, 1994.

CAMILLERI, Rino - A Verdadeira História da Inquisição. São Paulo: Ecclesiae, 2018

WALSH, William Thomas. Protagonistas da Inquisição. São Paulo: Cultor de Livros, 2015, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir