O que Santo Atanásio tem para nos ensinar, hoje? Lorenzo Lazzarotto conversa com o prof. Lucas Lancaster


Por Lorenzo Lazzarotto

"Se o mundo inteiro for contra a verdade, então Atanásio será contra o mundo."

ESSAS PALAVRAS NÃO foram fruto da vaidade e nem do exagero. Santo Atanásio, o mais célebre dos Patriarcas de Alexandria (à exceção d primeiro deles, São Marcos Evangelista) nunca se curvou aos arianos, os hereges que negavam a divindade de Cristo e, com a proteção dos Imperadores Bizantinos, tomaram conta da Igreja no Oriente. Sozinho, ele permaneceu fiel.


Contra o mundo


Santo Atanásio acumulou excomunhões, desterros e calúnias. Escreveu algumas das maiores obras da Patrística enquanto vivia escondido num poço que havia secado. Essa foi a sua casa por cindo anos. Em outra ocasião, refugiou-se por quatro meses no túmulo do próprio pai, para não cair nas mãos dos arianos.

    O tempo deu a vitória a Santo Atanásio. Fiel até o fim,  sua glória é eterna e o seu exemplo, imortal. Quanto a Ário e sua falsa doutrina, nada mais são do que a velha lembrança de um pesadelo, perdido na noite dos tempos.

    Mas, e hoje? Em nossos dias, a Igreja enfrenta uma crise muito mais grave do que a Crise Ariana, e o exemplo de Santo Atanásio se revela mais atual do que nunca. Assim como entre os arianos, os maiores promotores da heresia moderna, que visa conciliar a Igreja com os princípios revolucionários do mundo moderno, dominaram o mais alto clero.

    E, assim como naquela época, também temos agora legiões de "semi-arianos" – aqueles que procuram um meio termo entre a Tradição e a heresia, o que é um erro tão grande (ou talvez pior) quanto a própria heresia, porque a verdade não pode ser encontrada no meio do caminho entre o certo e o errado, ou no meio do caminho entre o que é falso e o que é verdadeiro. Uma "meia-verdade" continua sendo uma mentira, talvez ainda mais perigosa, porque tem maior potencial para enganar os ingênuos.

    Para nos inspirarmos nas ações deste verdadeiro herói da Fé que foi Santo Atanásio, e adaptar ao nosso contexto os exemplos de combate aos hereges que recebemos dele, recebi em meu canal o Prof. Lucas Lancaster, autor da monumental obra "Santo Atanásio e a Crise Ariana" com mais de 1.000 páginas sobre o assunto. A conversa pode ser assistida no vídeo abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir