A mulher 'revestida de sol' (Apocalipse 12) é Maria, Israel ou a Igreja?


A INSTITUIÇÃO DA "RAINHA Mãe" surge, pela primeira vez, na descendência da Casa da Davi, nos reis que vieram após o seu reinado.

Na narrativa bíblica sobre a entronização do rei Salomão, percebe-se a reverência do rei pela mãe, Betsabé, quando esta vem visitá-lo, concedendo-lhe todas as honras e um trono para que ela se assentasse à sua direita (1Rs 2, 19).

A atitude de Salomão remete ao Salmo 44: “Posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir.” A rainha é Gebirah, a Rainha-mãe. Os hebreus mantiveram essa tradição até o exílio da Babilônia, quando já não havia mais rei. A partir dessa época, iniciou-se a esperar pela vinda do novo "Filho de Davi", o Messias, o Cristo Filho de Deus e Salvador do Mundo que restauraria todas as coisas.

Quando o Anjo Gabriel visita a Virgem Maria e lhe revela os planos de Deus, anuncia que Jesus herdará “o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na Casa de Jacó”. S. Gabriel Saúda Maria, dizendo “Ave, cheia de Graça!”: o Mensageiro de Deus está, assim, saudando a Rainha-mãe, Mãe do “Filho do Altíssimo”, cujo “Reino não terá fim.” Do mesmo modo, Isabel, repleta do Espírito Santo, quando Maria chega a sua casa, a saúda: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Cf. Lc 1, 43)

No Apocalipse de S. João, encontram-se alguns traços desse reinado. É nesse livro que a Virgem Maria surge mais uma vez como Rainha do Céu, “uma Mulher revestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Cf. Ap 12, 1).

Todavia alguns teólogos modernos – católicos e protestantes – passaram a interpretar que a "mulher", citada no livro do Apocalipse seria na realidade um simbolismo utilizado pelo autor sagrado para designar a antiga cidade de Israel e suas doze tribos, enquanto que outros sugerem que a passagem seria uma alusão à Igreja triunfante, simbolicamente coroada no Céu.

Qual a interpretação correta? A "mulher do Apocalipse" é a Virgem Maria, a Igreja triunfante ou o antigo povo de Israel (o povo de Deus do AT)? No vídeo abaixo, o autor ex-protestante e apologista do "Catholic Answers", Jimmy Akin, esclarece a posição predominante na Igreja Católica hoje, demonstrando, com simplicidade, que a questão não é tão complexa quanto possa parecer.



___
Ref:
RICARDO, Paulo, padre. Por que nós chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora?, disp. em:
https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-nos-chamamos-a-virgem-maria-de-rainha-e-de-senhora
Acesso 9/6/017
___
Fonte:Canal 'O Tradutor Católico', disp. em:
https://www.youtube.com/watch?v=EWzIRlDoEec
www.ofielcatolico.com.br

7 comentários:

  1. Peçamos ao nosso bom Deus que nos santifique

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi do vídeo, qualquer uma das 3 possíveis interpretaçoes sobre a "Mulher revestida de Sol" está correta. Confere ??
    Então como devemos nos comportar diante de nossos irmãos evangélicos que negam a interpretação de que esta mesma mulher é Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo ?

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/padrerodrigomaria/videos/vb.215624505303154/683119468553653/?type=2&theater&notif_t=video_reply&notif_id=1497196149509768. Pessoal, grave denúncia de profanação do Corpo de Cristo em Curitiba. Fiquemos atentos!!!

    ResponderExcluir
  4. “E despertando José do sonho, fez como o anjo do Senhor tinha lhe mandado, e recebeu a sua mulher. E ele não a conheceu [corporalmente], até que ela fez nascer ao filho dela, o primogênito, e lhe pôs por nome Jesus”(Mateus 1:24,25)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Diniz, por favor, o estudo abaixo, que trata deste e outras passagens das Sagradas Escrituras

      http://www.ofielcatolico.com.br/2014/02/virgindade-perpetua-de-maria-mae-de.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  5. muito bom este artigo!!!!!!!! Devo muito a minha conversão ao Sr. Urbano Medeiros.
    Sugestão: façam uma matéria com o mesmo.
    Att. Dr Itamar - juiz de direito

    ResponderExcluir
  6. Legal o video. Não tem como não concluir que a Mulher é Maria, principalmente depois do milagre do dia 13 de outubro de 1917. Parece que ali se cumpriu as palavras de Apocalipse sobre o sinal da "Mulher vestida de sol". É fantástico!

    ResponderExcluir

** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$9,50. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Receba O Fiel Católico em seu e-mail