A mulher 'revestida de sol' (Apocalipse 12) é Maria, Israel ou a Igreja?


A INSTITUIÇÃO DA "RAINHA Mãe" surge, pela primeira vez, na descendência davídica, nos reis que sucederam a Davi.

    Na narrativa bíblica sobre a entronização do rei Salomão, percebe-se a reverência do rei pela mãe, Betsabé, quando esta vem visitá-lo, concedendo-lhe todas as honras e um trono para que ela se assentasse à sua direita (1Rs 2,19).

    A atitude de Salomão remete ao Salmo 44: “Posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir.” A rainha é Gebirah, a Rainha-mãe. Os hebreus mantiveram essa tradição até o exílio da Babilônia, quando já não havia mais rei. A partir dessa época, iniciou-se a esperar pela vinda do novo "Filho de Davi", o Messias, o Cristo Filho de Deus e Salvador do Mundo que restauraria todas as coisas.

    Quando o Anjo Gabriel visita a Virgem Maria e lhe revela os planos de Deus, anuncia que Jesus herdará “o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na Casa de Jacó”. S. Gabriel Saúda Maria, dizendo “Ave, cheia de Graça!”: o Mensageiro de Deus está, assim, saudando a Rainha-mãe, Mãe do “Filho do Altíssimo”, cujo “Reino não terá fim.” Do mesmo modo, Isabel, repleta do Espírito Santo, quando Maria chega a sua casa, a saúda: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Cf. Lc 1, 43)

    No Apocalipse de S. João, encontram-se alguns traços desse reinado. É nesse livro que a Virgem Maria surge mais uma vez como Rainha do Céu, “uma Mulher revestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Cf. Ap 12,1).

    Todavia alguns teólogos modernos – católicos e protestantes – passaram a interpretar que a mulher, citada no livro do Apocalipse seria na realidade um simbolismo utilizado pelo autor sagrado para designar a antiga Israel e suas doze tribos, enquanto que outros sugerem que a passagem seria uma alusão à Igreja triunfante, simbolicamente coroada no Céu.

    Qual a interpretação correta? A "mulher do Apocalipse" é a Virgem Maria, a Igreja triunfante ou o antigo povo de Israel (o 'povo de Deus' do AT)? No vídeo abaixo, o autor ex-protestante e apologista do "Catholic Answers", Jimmy Akin, esclarece a posição predominante na Igreja Católica hoje, demonstrando, com simplicidade, que a questão não é tão complexa quanto possa parecer.



___
Fonte:Canal 'O Tradutor Católico', disp. em:
https://www.youtube.com/watch?v=EWzIRlDoEec
www.ofielcatolico.com.br

11 comentários:

  1. Pelo que entendi do vídeo, qualquer uma das 3 possíveis interpretaçoes sobre a "Mulher revestida de Sol" está correta. Confere ??
    Então como devemos nos comportar diante de nossos irmãos evangélicos que negam a interpretação de que esta mesma mulher é Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas aparições de anguera, nossa senhora explica o que/quem são o dragão, as estrela... E sim .. segundo, as aparições de medjugore, anguera, garavandal, etc. Ela é a mulher vestida de sol.
      Paz e bem irmãos.

      Excluir
  2. https://www.facebook.com/padrerodrigomaria/videos/vb.215624505303154/683119468553653/?type=2&theater&notif_t=video_reply&notif_id=1497196149509768. Pessoal, grave denúncia de profanação do Corpo de Cristo em Curitiba. Fiquemos atentos!!!

    ResponderExcluir
  3. “E despertando José do sonho, fez como o anjo do Senhor tinha lhe mandado, e recebeu a sua mulher. E ele não a conheceu [corporalmente], até que ela fez nascer ao filho dela, o primogênito, e lhe pôs por nome Jesus”(Mateus 1:24,25)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Diniz, por favor, o estudo abaixo, que trata deste e outras passagens das Sagradas Escrituras

      http://www.ofielcatolico.com.br/2014/02/virgindade-perpetua-de-maria-mae-de.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  4. muito bom este artigo!!!!!!!! Devo muito a minha conversão ao Sr. Urbano Medeiros.
    Sugestão: façam uma matéria com o mesmo.
    Att. Dr Itamar - juiz de direito

    ResponderExcluir
  5. Legal o video. Não tem como não concluir que a Mulher é Maria, principalmente depois do milagre do dia 13 de outubro de 1917. Parece que ali se cumpriu as palavras de Apocalipse sobre o sinal da "Mulher vestida de sol". É fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Em relação à mulher de Apocalipse 12 temos 3 possibilidades a saber: ou é a Igreja, ou é Israel ou é Maria. A Igreja não é pois a Igreja não gerou Jesus mas foi o contrário, Israel teve um determinado número de mulheres antes de Jesus nascer e dentre elas somente uma gerou Jesus e foi Maria. Só existe uma interpretação correta pois a verdade é uma e somente uma então chega-se a conclusão que a mulher de Apocalipse 12 é Maria.

    ResponderExcluir
  7. A própria Nossa Senhora já nos revelou ao Padre Stefano Gobbi que ela é a Mulher Vestida de Sol. O que falta aos cristãos em geral é acreditar em nossos Profetas antigos e atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que os católicos apostólicos romanos tem que evangelizar os protestantes que não creem que a Santa Virgem Maria é a mulher de Apocalipse12.

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir