As aparições que falam de castigo divino são todas falsas?


“As aparições que falam de castigos de Deus são absolutamente falsas” A POLÊMICA GERADA PELA pela fala acima, do Pe. Stefano Cecchin, não foi pequena. Principalmente porque se trata do Reitor da PAMI: Pontifícia Academia Mariana Internacional, o órgão da Santa Sé encarregado justamente da investigação das aparições marianas (e sobre o qual falamos aqui: saiba mais).

    As palavras de Cecchin dão a entender que, na opinião dele, aparições importantíssimas e amplamente reconhecidas, como as de Nossa Senhora das Graças, de Fátima, do Bom Sucesso ou de La Salette – apenas para citar as mais conhecidas – seriam "absolutamente falsas". Ora o argumento consiste em afirmar simplesmente que, se uma aparição anuncia castigos, é "absolutamente falsa".

    A Igreja nunca obriga sues fiéis a crerem nas aparições, mesmo aquelas por ela aprovadas e até as que tem a sua devoção recomendada, uma vez que não fazem parte da Revelação da qual depende a Fé cristã. Entretanto, sabemos que aparições privadas e revelações acontecem e, quando há elementos suficientes para indicar a sua autenticidade (como a fidelidade à Sã Doutrina e a ocorrência de milagres) não podemos tratá-las com desprezo.

    Mas o que são afinal, as aparições privadas? Qual a função das revelações particulares na vida da Igreja? Como distinguir as aparições verdadeiras das falsas? E qual o critério utilizado pela Igreja para aprovar ou não as supostas aparições (ao menos até a amplíssima reforma promovida após o Vaticano II)  e qual o critério do Pe. Stefano?

    Lorenzo Lazzarotto (História e Fé Católica) separou uma ampla gama de ensinamentos de teólogos para nos nortearem nesse delicado e rico, tema. Segue.


Um comentário:

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir