O fim dos tempos e a vinda do Anticristo segundo o Venerável Arcebispo Fulton Sheen

O venerável Fulton Sheen (1895 - 1979) escreveu – em sua obra “Communism and the conscience of the West” (O comunismo e a consciência do Ocidente) – algumas linhas impressionantemente proféticas a respeito do fim dos tempos (ou a consumação dos séculos), a grande apostasia na Igreja e a vinda do Anticristo, que foram traduzidas para o português pelo padre Cléber Eduardo dos Santos Dias. Seguem abaixo as palavras do grande Arcebispo, seguidas de breves comentários do mesmo Pe. Cléber.


* * *

NÓS ESTAMOS VIVENDO os dias do Apocalipse – os últimos dias da nossa era. As duas grandes forças – do Corpo Místico de Cristo e do Corpo Místico do Anticristo – começam a desenhar as linhas de batalha para o embate final.

    O Falso Profeta terá uma religião sem a Cruz. Uma religião sem um mundo vindouro. Uma religião para destruir as religiões. A Igreja de Cristo será uma delas. Haverá uma falsa igreja. E o falso profeta vai criar uma outra. A falsa igreja é mundana, ecumênica e global. Vai ser uma federação de igrejas.

    E as religiões irão formar um tipo de associação global. Um Parlamento Mundial das Igrejas. [A Igreja verdadeira] será esvaziada de todo o conteúdo divino e será o corpo místico do Anticristo. O corpo místico hoje na Terra terá o seu Judas Iscariotes e o falso profeta. Satanás o recrutará dentre os nossos bispos.

    O Anticristo não será chamado assim, porque, se o fosse, não teria seguidores. Ele não usará roupas vermelhas, nem vomitará enxofre ou usará um tridente ou terá uma cauda, como Mefistófeles em Fausto. De fato, tais coisas mascararam e ajudaram o diabo a convencer os homens de que ele não existe. Quanto mais o desconhecem como realmente é, mais poderoso ele se torna. Deus se definiu como "Eu Sou Quem Eu Sou" e o diabo como "Eu sou quem eu não sou".

    Em nenhuma passagem das Escrituras encontramos defesa para a descrição popular do diabo como um palhaço vestido de vermelho. Pelo contrário, ele é descrito como um anjo caído do Céu, como "o príncipe deste mundo", cujo legado é nos convencer que não existe outro mundo.

    Sua lógica é simples: se não há o Céu, também não há Inferno; se não há Inferno, então não há pecado; se não há pecado, então não há Juiz, e se não há nenhum Julgamento, então o mal é o bem e o bem é o mal.

    Mas, acima de todas essas descrições, Nosso Senhor nos diz que o diabo será tão parecido com Ele mesmo que seria capaz de enganar até os escolhidos, e certamente nenhum diabo descrito pelas imagens humanas seria capaz de enganar os escolhidos. Então, como ele vai vir nesta nova era para ganhar seguidores para a sua religião?

    A crença da Rússia pré-comunista é que ele virá disfarçado como um grande humanista; vai falar de paz, de prosperidade e de abundância; não como meios para levar-nos a Deus, mas como fins em si mesmos.

    A terceira tentação, com a qual Satanás pediu a Cristo para adorá-lo em troca de todos os reinos do mundo, irá tornar-se a tentação de se ter uma nova religião sem a Cruz e sem liturgia, sem um mundo futuro, uma religião para destruir a Religião, ou uma política que é uma religião – que também dá a     César até mesmo as coisas que são de Deus.

    No meio de todo o seu amor aparente pela humanidade e do seu discurso simplista de liberdade e de igualdade, o Anticristo ocultará um grande segredo que não será revelado a ninguém: ele não acredita em Deus, porque a sua religião será uma fraternidade sem a paternidade de Deus, e ele vai querer enganar até os escolhidos. Ele vai estabelecer no mundo uma contra-igreja como falsa cópia da Santa Igreja, porque ele, o diabo, é o macaqueador de Deus.

    Essa falsa igreja terá todos os aspectos e as características da Igreja de Cristo, mas em sentido inverso e esvaziada do seu conteúdo divino. Terá um corpo místico de Anticristo que exteriormente vai imitar o Corpo Místico de Cristo. Mas o século XX vai se juntar a esta contra-igreja com a alegação de que ela será infalível quando sua cabeça visível falar ex cathedra (...) sobre temas como economia e política e como pastor-chefe do comunismo mundial.


* * *

Padre Cléber E. S. Dias comenta o aterrador texto de Dom Fulton Sheen:

Diante desse lúcido e profético texto e da realidade em que vivemos é que devemos nos perguntar:

    Nossos padres… Nossos bispos… Nossos leigos… Não reconhecem algo?

    O texto fala lucidamente, com clareza de sol de meio-dia, sobre a nossa época.

    Onde estão os padres e bispos considerados “mitos”, “opressores”, “católicos tradicionais”, que nunca abrem a boca em público e em alta voz para denunciar os lobos dentro da Igreja, ou, como nos ensina Fulton Sheen, os acólitos de Satanás, do Corpo Místico do Anticristo?

    É certo que se um padre denuncia o erro vai ser perseguido até mesmo pelos seus “legítimos superiores”, mas que raios de homem é esse que diz ser todo de Deus e se acovarda diante dos homens?

    Um padre, penso eu, tem de ser acima de tudo um padre, sem apodos, sem apelidos, sem títulos; e, para ser padre, é necessário, antes de tudo, ser homem.

_______
Fonte:
SHEEN, Fulton J. Communism and the Conscience of the West. Bobbs-Merril Company, Indianapolis, 1948, pp. 24-25.

17 comentários:

  1. Hoje, qualquer ampliação ou reforma nas capelas é desculpa para tirarem o Crucificado. Observem nas suas paróquias se não está lá o Cristo Ressucitado. Onde está a Cruz? Igreja sem cruz, o demônio não teme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, é verdade, essa foi uma mudança na minha paróquia local ano passado, lamentável.

      Excluir
    2. Oi, Michele, há quanto tempo! Tudo bem por aí? Como anda a vida? Mande notícias...

      Sim, em nossos tempos precisamos ficar muito atentos: daqui para a frente, manter a fé e a fidelidade será cada vez mais difícil.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  2. Uma das coisas que mais me entristece é a retirada do crucificado das Igrejas.

    ResponderExcluir
  3. Revelações proféticas e claras. Agora pergunto ao Henrique ou algum moderador, já vivemos os tempos dessa contra-igreja? Como saberemos se servimos ao Corpo Místico de Cristo (verdadeira igreja) ou ao Corpo de satanás (falsa igreja)? Isso já acontece hoje em dia no atual pontificado do Santo Padre o Papa Francisco? Ou esta profecia ainda acontecerá no futuro? Difícil, rezemos e lutemos pela nossa santificação,(vontade de Deus) pois passamos por tempos difíceis... Diante de tantas dificuldades, só a Graça Divina é capaz de fazer com que não percamos a esperança em Deus e na Vida Eterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante estudar o catecismo, o verdadeiro magistério da Igreja, e os ensinamentos de sempre. Todas as mudanças são contra a vontade de Deus. Leia a vida dos Santos, tudo o que puder. Leia sobre Fulton Sheen, Medjugorie, Garabandal, Anguera. A confusão está instalada. Siga Padre Paulo Ricardo, Padre Duarte Lara, Padre José Augusto, padre Gabriel Vila Verde

      Excluir
  4. Lutemos contra isso e sejamos fiéis ao Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Ninguém faz uma ligação dessas profecias com os tempos atuais? É pra ficarmos em silêncio mesmo como se tudo estivesse tudo bem, o relativismo e o modernismo vem há tempos destruindo a Doutrina de Nosso Senhor Jesus, os ensinamentos passados da Igreja (seu verdadeiro Magistério), e vamos caminhado, cegos, surdos e mudos para o abismo do erro. Misericórdia!

    ResponderExcluir
  6. "Mateus 16:18: ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nossa esperança meu irmão, a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho. Só que o mal "entrou" na Igreja pra tentar destruí-la, como a maçonaria eclesiástica por exemplo, dentre outras coisas. Só que tudo isso acontece por permissão Divina, e quando satanás achar que roubou e tomou conta da Igreja, Nosso Senhor colocará fim nas maldades, e virá o Triunfo do Imaculado Coração de Maria. A Igreja passa pelo calvario, pela sua "Paixao", mas esse tempo concedido a satanás para tentar a igreja vai se acabar, e a Vitória de Jesus e dos eleitos é certa, assim como Jesus venceu o mundo e o pecado, se entregando a morte de Cruz por amor a nós, miseráveis que somos, na Sua Vinda Gloriosa (segunda vinda), a sua igreja sairá vencedora.

      Excluir
  7. fácil de ver que a falsa igreja atingiu o cume, com seu falso papa, ecumênica (basta ver o acordo de Abu-Dhabi, ecológica (até ídolo pachamama foi entronizado), mundana, servindo a ONU e a sua agenda 2030. Agora entendo perfeitamente por que essa falsa igreja segurou a canonização do venerável Fulton Sheen.

    ResponderExcluir
  8. Sempre escuto desse bispo ai, nem sei fala o nome dele. Podem me explicar quem é ele por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norte-americano, o nome se pronuncia "Fúlton Chin". Publicamos uma biografia dele que pode ser lida acessando-se o link abaixo:

      Fulton Sheen, uma biografia

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  9. Caro Sr. Henrique Sebastião, Saudações em Cristo!

    Antes de mais nada, parabéns pelo belo trabalho!! Por gentileza, você poderia me explicar quais são as "tais acusações e dúvidas" que pairam sobre a vida desse homem extraordinário que foi D. Fulton Sheen, fazendo com que o seu processo de canonização fique estranhamente "parado" no Vaticano (fora os comentários enviesados que começam a surgir aqui e ali sobre a sua vida)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizendo a grosso modo, surgiu uma acusação – exatamente no momento em que se aproximava (estava marcada para dezembro de 2019) a cerimônia de sua beatificação (ainda não canonização) e sem a apresentação de nenhuma prova sequer, é bom que se diga – de que ele teria sido negligente em relação a um caso de abuso sexual cometido por um padre em sua diocese. Como a Igreja costuma ser rigorosíssima nesses casos, isso foi o suficiente para barrar todo o processo... Difícil não ver uma intenção ideológica por trás disso. Curiosamente ou nem tanto, escândalos muitíssimo mais graves (como o caso McCarrick) não impediram a tal "igreja conciliar" de canonizar João Paulo II, nem os fortes indícios de envolvimento com a maçonaria impediram a canonização de João XXIII.

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  10. Ao perguntarem sobre como podemos reconhecer o mal. Sejam espertos e vejam seus frutos, através dos frutos reconheceremos a árvore. Por mais que o fruto pareça bonito e forte, mas se árvore estiver coberto pela doença do pecado, seus frutos estarão podres e fedidos.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir