4/2023 | Sínodo alemão rumo ao cisma

EM ABRIL DESTE 2023, o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Parolin, e os então Secretários da Congregação para a Doutrina da Fé e da Congregação para os Bispos, cardeais Laudaria e Ouellet, escreveram ao presidente da CNBB alemã dizendo que “nenhuma Conferência Episcopal tem competência para constituir um ‘Conselho Sinodal’ em nível nacional, diocesano ou paroquial”.

    Eles se referiam às assembleias semelhantes às CEBs latino-americanas, conhecidas como “Sínodo Alemão” ou “Caminho Sinodal”.

    Os cardeais à época afirmaram que bispo algum está obrigado a participar dessas assembleias, porque “formariam uma nova estrutura de governo da Igreja”, o que se configura em cisma. 

    O Núncio Apostólico na Alemanha, Mons. Nikola Eterovic (foto), sublinhou que o Vaticano exclui categoricamente os ditos “conselhos sinodais” e que a mulher não pode ter acesso ao sacerdócio. Ele mesmo diria também, dois meses depois, durante uma celebração na diocese de Aachen, onde participava de uma peregrinação, que o querer "apagar a diferença entre os sexos" não é saudável, que o casamento só é possível entre um homem e uma mulher e que "a Igreja sempre proclamou estes mesmos ensinamentos na fidelidade ao Senhor, e sempre se opôs aos antigos e aos novos ataques, mantendo-se firme em favor da família, que é a célula primordial da Igreja e da sociedade" – Mons. Eterovic disse tais coisas na diocese governada por dom Helmut Dieser, conhecido por seus pronunciamentos a favor de "uma maior abertura da Igreja às questões de moralidade sexual" e qualificou as associações homossexuais como "queridinhas de Deus"(!).

    A Conferência Episcopal Alemã, porém, segue firme em sua rota de apostasia e reafirma que não mudará de rumo, encaminhando-se assim para um cisma inevitável – a não ser que toda a "igreja conciliar" decida rumar junto com ela nesse mesmo caminho, até caírem abraçadas no mesmo abismo.

“Quando voltar o Filho do homem, porventura achará ainda fé sobre a Terra?” (Lc 18,8)

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, será salvo.” (Mc 13,13)

______
Fontes:
Ag. da Boa Imprensa, "Sínodo Alemão rumo ao precipício do cisma", disp. em:
https://www.abim.inf.br/sinodo-alemao-rumo-ao-precipicio-do-cisma/
Unisinos, "O núncio na Alemanha também interrompe o Caminho Sinodal", disp. em:
https://ihu.unisinos.br/categorias/629523-o-nuncio-na-alemanha-tambem-interrompe-o-caminho-sinodal
Acesso 22/7/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir