13/4/2023 | Vaticano cria o "Observatório das aparições ligadas à Virgem Maria"

Santa Bernadette Soubirous, Vidente de Lourdes


Com informações de Ir. Grazielle Rigotti, ASCJ – Vatican News

Foi criado na Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI), um observatório para as aparições e fenômenos místicos ligados à figura da Virgem Maria, com o objetivo de analisar e interpretar os diversos casos.

APARIÇÕES, LACRIMAÇÕES, LOCUÇÕES interiores, estigmas e outros fenômenos alegada ou aparentemente místicos, ligados à Nossa Senhora, acontecem em todo o mundo, de tal sorte que nem sempre são estudados com os critérios e o cuidado que seriam necessários. Foi instituído, para esse fim, um observatório especial[1], que recebe agora a incumbência de analisar esses casos, tanto nos estudos que já estão em andamento quanto aqueles que já ocorreram há mais tempo, mas que ainda aguardam um pronunciamento definitivo da Igreja a respeito de sua autenticidade (como é o caso de Garabandal, por exemplo).

    O objetivo traçado para o Observatório "é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o Magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto", conforme declarou o Pe. Stefano Cecchin (OFM), presidente da Pontifícia Academia Mariana Internacional. Segundo o texto do Vatican News, o Observatório "operará de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e pesquisadores, personalidades de alto nível no campo científico e autoridades eclesiásticas".

    O Magistério atual considera importante esclarecer tais casos porque muitas vezes suas mensagens "geram confusão", com a descrição de "cenários apocalípticos ansiosos ou mesmo acusações contra o Papa e a Igreja".

    "Como poderia Maria, Mãe da Igreja, minar a sua integridade ou semear medo e oposição, Ela que é Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz?", questiona Cecchin. A resposta a essa questão, de fato, não nos parece tão difícil: se um dia o Magistério, na alta hierarquia da Igreja, ou um Papa, contrariasse à Sã Doutrina de seu Filho e ensinasse o erro a toda a Igreja, então sem dúvida a Mãe da Igreja se colocaria contrária a esse estado de coisas, não para dividir, mas pelo bem do Corpo Místico; nesse caso, não seria Nossa Senhora a minar a sua integridade, mas sim o próprio Magistério desviado, e o seu papel não seria o de "dividir" nem o de "semear o medo", mas sim o de alertar o povo de Deus.

    Seja como for, a mesma notícia dá conta de que brevemente serão criados comitês científicos locais, seguindo a lógica de uma rede operacional que pode ampliar cada vez mais o seu alcance. O Observatório, que iniciará suas atividades oficialmente com a sua primeira reunião, no dia 15 de abril deste 2023, na sede da Academia, também será capaz de atender e operar "em campo" de acordo com as necessidades ou pedidos de apoio.

    O objetivo do Observatório, conclui padre Cecchin, é também o de "agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenômenos místicos relatados em várias áreas do mundo, para promover atividades de atualização e treinamento sobre esses tipos de eventos e seus múltiplos significados espirituais e culturais, promover atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente a serviço das igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições acadêmicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada".

    Rezemos, penitenciemo-nos e mantenhamos a nossa fidelidade à santa Igreja de Cristo.

_________
[1] o Observatório contém um Comitê Diretivo e um Comitê Científico Central. O primeiro inclui, além do Pe. Stefano Cecchin e seu coirmão, o Ir. Cecchin. Marco Mendoza, Secretário do PAMI, Irmã Daniela del Gaudio, Professora de Eclesiologia e Mariologia em vários Ateneu Pontifício (PUA, PUSC, APRA, Seraphicum) como Diretor, e Padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura" que editou o Dicionário de Fenômenos Místicos Cristãos como Diretor Adjunto. O Comitê Científico Central inclui o Padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, Padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia Padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, co-editor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli.


Um comentário:

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir