18/7/2020| Partiu Dom Henrique Soares da Costa para a Pátria Celeste


É COM PROFUNDO PESAR que informamos aos nossos leitores que desde a noite deste sábado, 18/7, fomos deixados órfãos de um digno e modelar pastor de almas: o Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, realizou a sua páscoa, vítima da Covid-19. Ele se encontrava internado desde o dia 4 de julho na UTI do Hospital São José, de Recife.

No dia 6 de julho, o Bispo testara positivo para a Covid-19, e apresentara uma leve melhora do quadro respiratório, mas no dia 17 precisou ser entubado. A informação da morte de Dom Henrique foi comunicada, no primeiro momento, pelo Pe. Noberto, Vigário Geral da Diocese.

O irmão de Dom Henrique, Adriano Soares da Costa, que estava informando com regularidade a situação da saúde do Bispo também lamentou o falecimento: “Comunicamos, com muita dor e com muita fé em Cristo e na Santa Igreja, o falecimento de Dom Henrique Soares da Costa".

Adriano havia contado em vídeo que Dom Henrique estava "fraco na carne", devido à doença, porém, "forte no espírito.”

"A carne está fraca, mas o espírito continua forte, estou na mãos de Deus, sou d'Ele", disse Dom Henrique, e, terminando, disse: "Não tenhas medo", repetindo palavras de São João Paulo II.

Em um vídeo respondendo a uma pergunta sobre a morte, Dom Henrique explica que a vida é uma semente.

A vida é uma semente. A morte não é o fim, mas um desabrochar para a eternidade, um verdadeiro nascimento. Nascemos para dizer um sim a Deus, crescermos na fé e no amor a Deus para que um dia, na morte,  possamos nos abrir para a vida que nunca se acabará.
(Dom Henrique)

Dom Henrique também foi pioneiro no bom uso das plataformas digitais para anunciar a Verdade do Evangelho. Ainda padre,, lá pelos inícios no novo milênio, mantinha um blog com pistas de reflexão sobre a Liturgia da Palavra Dominical, um serviço de muita utilidade aos padres e também a nós, que à época nos servimos abundantemente dessa valiosa fonte. Foram vários artigos publicados; posteriormente, Dom Henrique se dedicou também à gravação de vídeos e programas de rádio.


MISSA DE EXÉQUIAS DE DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA


Biografia

Dom Henrique nasceu no dia 11 de abril de 1963, em Penedo (AL). Aos 18 anos de idade, ingressou no Seminário de Maceió e, em 1984, concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de 1985 a 1989, foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 . Foi também professor de Teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi vigário episcopal para os leigos, coordenador da Comissão de Formação Política, responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado Bispo no dia 19 de junho de 2009, por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo da diocese de Palmares (PE). Na Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Também foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, coordenador da Comissão de Educação Política, articulista em vários jornais da cidade de Maceió, do Jornal da Cidade, em Aracaju e editorialista e articulista do jornal arquidiocesano "O Semeador", em Maceió, o qual certamente perderá muito sem ele.

Ele foi Bispo Titular de Acúfida e Auxiliar e Vigário Geral de Aracaju, desde 2009. Apresentou o programa dominical Hora Católica, pela Rádio Cultura de Sergipe, foi Bispo Referencial para os Religiosos da Regional Nordeste III da CNBB, vice-presidente da Região Pastoral Sergipe do Regional Nordeste III.

Sua falta será muitíssimo sentida. Bispos dignos e fiéis à Tradição como ele são bem poucos nestes nossos tempos, infelizmente. Deus o acolha e Nossa Senhora o receba às portas do Céu!

_______
O Povo online
https://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/2020/07/18/dom-henrique-soares-falece-aos-57-anos/

2 comentários:

  1. "A tristeza de tê-lo perdido jamais se comparará com a alegria de tê-lo possuído". Nós rogamos pela vida terrena deste homem santo, mas Deus o quis na vida eterna, bendita seja a vontade de Nosso Senhor!!!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir