Preparação para uma boa morte: o outro lado do Advento


PADRE JOSÉ DE JESÚS AGUILAR é o vice-diretor de Rádio e TV da Arquidiocese de México, Em um programa televisivo recente (Advento 2021, exortou os fiéis católicos a viverem e encararem este tempo santo de uma maneira diferente, contemplando a “outra cara do Advento”. Perguntou a cada um de nós sobre como é que estamos vivendo nossas vidas, e se esse estio de vida nos está verdadeiramente preparando preparado para o dia... de nossa morte.


    “Muitos acham que o Advento é apenas uma etapa de preparação para o Natal”, disse o padre no vídeo: “Na preparação para o Natal, o Nascimento do Senhor Jesus nos faz lembrar que Deus cumpriu a sua Promessa [de salvação]”. Mas...


O Advento não nos faz olhar apenas para o passado, mas também para o presente e o futuro. Por quê? Porque as leituras nos lembram que nossa vida é limitada. E algum dia, não sabemos quando, como ou onde, Cristo virá novamente para indicar o nosso fim nesta Terra. No momento da morte, disse, assim como acontece quando alguém se prepara ou não para uma prova na escola, quem se preparou terá alegria e paz. Enquanto aqueles que não se prepararam para a prova final sofrerão desespero e medo.


    Padre Aguilar destacou que, ainda que ninguém saiba o dia e nem a hora, a verdade é que mais cedo ou mais tarde esse momento – "a hora tremenda da morte" – vai chegar para todos. E conclui:


É por isso que o Advento nos faz pensar sobre a nossa realidade presente e nos perguntar: Como vivemos? Aonde vamos? A que damos mais importância? Como tratamos nossos queridos e nossos semelhantes? Vivemos valores ou anti-valores? Estamos nos aproximando ou nos afastando de Deus?

Estas e outras perguntas ajudam-nos para que, quando o Senhor se apresentar diante de nós, o recebamos com alegria e lhe digamos: Senhor, estou pronto.


    Uma pregação que, hoje, desagrada à maioria. Ninguém quer ouvir falar dessas coisas. Como assim, os que não estiverem preparados sofrerão? Convenhamos, nem o Papa atual, que só fala em amor,  liberdade, igualdade e fraternidade, aprovaria um sermão desse tipo Mas a verdade – a verdade, este artigo tão raro e tão fora de moda – é que as palavras do Padre Aguilar não só são reais e necessárias com também estão 100% fundamentadas no verdadero Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus nos fortaleça e guarde!


____
Fonte:
ACI Digital, disp. em:
acidigital.com/noticias/padre-exorta-a-ver-o-outro-lado-do-advento-e-se-preparar-para-a-morte-35967
Acesso: 21/12/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir