Entre muitas novidades instituídas por Francisco, ministério do Leitorado e Acolitado é pela primeira confiado a leigos e leigas

EM 23 DE JANEIRO de 2022 será celebrado o terceiro "Domingo da Palavra de Deus", instituído pelo papa Francisco (saiba mais). Durante a celebração presidida por ele na Basílica de São Pedro, com início às 9h30, horário local, pela primeira vez, o ministério do Leitorado e do Acolitado será confiado a leigos e leigas.


    Francisco realizará o rito pelo qual o ministério de catequista será conferido a fiéis leigos, incluindo, também pela primeira vez, as mulheres. Cada um desses dois ministérios é conferido por meio de um rito, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o qual será apresentado pela primeira vez.

    Os candidatos serão convocados antes da Homilia, chamados pelo nome e apresentados à Igreja. Depois, aqueles que terão acesso ao ministério do Leitorado recebem a Bíblia, que são chamados a anunciar. Aos catequistas será confiada uma cruz, réplica da cruz pastoral usada primeiro por Paulo VI e mais tarde por João Paulo II, alusiva ao caráter missionário do serviço que se preparam para administrar.


    Representando o "Povo de Deus", receberão o ministério do Leitorado alguns fiéis leigos provenientes da Coreia do Sul, Paquistão, Gana e Itália. Para receber o ministério de catequista, estarão presentes dois leigos provenientes do Peru, na Amazônia; dois fiéis do Brasil já envolvidos na formação de catequistas; uma mulher proveniente de Kumasi, Gana; o presidente do Centro de Oratórios Romanos, fundado pelo catequista Arnaldo Canepa e um leigo e uma leiga de Łódź e Madrid, respectivamente. Dificuldades de deslocamento pelas restrições sanitárias atualmente em vigor impossibilitaram a presença dos dois fiéis da República Democrática do Congo e de Uganda.

_____
Com informações do
Vatican News.

2 comentários:

  1. sabemos que o anticristo será um líder religioso muito influente e vai pregar a religião universal no lugar da verdadeira religião.

    ResponderExcluir
  2. E a treta entre a associacao Montfort e o frei Tiago de Sao José? Vão falar sobre isso?

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir