14/6/2023 | Na Nigéria, jihadistas promovem massacre de cristãos como um "presente de despedida"

No Sri Lanka, autoridades inspecionam a Igreja de São Sebastião em Negombo, norte de Colombo, após várias explosões contra igrejas em todo o país no ano 2019: perseguição aos cristãos já atinge níveis de genocídio, segundo relatório divulgado pela Newsweek.

• Gaudium Press –
Centenas de cristãos foram assassinados como um ato de despedida de um presidente acusado de usar seu mandato para promover uma agenda anticristã.

    Segundo artigo publicado no portal Crux (veja), "uma importante organização nigeriana de direitos humanos" divulgou relatório indicando que jihadistas da tribo de pastores Fulani assassinaram aproximadamente 700 cristãos em maio último como um “presentes de despedida” a Muhammad Buhari, ex-presidente da Nigéria que entregou o poder a Boli Tinubu no dia 29 do mesmo mês.

    De acordo com o Crux, a Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito, em relatório (12/6/2023), registrou que os fulani mataram deliberadamente centenas de cristãos para se despedir de um presidente acusado de promover uma agenda anticristã e pró-muçulmana no estado mais populoso da África. “Para a despedida dos líderes islâmicos radicais da Nigéria no fim de seu governo, os jihadistas fulani mataram pelo menos 700 cristãos indefesos em maio de 2023”.

    O relatório fornece detalhes dos assassinatos dos cristãos em vários estados; o estado de Plateau “doou” 350 vidas de cristãos, Benue – 190, Kaduna – 100, Nasarawa – 62, Níger – 50, Taraba – 40, etc.

    “Nos últimos 60 dias, de 12 de abril a 12 de junho, pelo menos 1.100 cristãos indefesos foram mortos por jihadistas islâmicos”, afirma o relatório, acrescentando que uma média de 17 cristãos morrem todos os dias no país. Ressalta também que, nos últimos 60 dias, cerca de cem igrejas foram destruídas na Nigéria, e 20 sacerdotes atacados.

    No total, aproximadamente 53.350 cristãos foram mortos na Nigéria desde a revolta islâmica de 2009, 18.100 igrejas e 2.200 escolas incendiadas. Sob os oito anos de Buhari e Nasir El-Rufai, governador do estado de Kaduna, onde se concentrou grande parte da violência impulsionada pelos fulani, 31.350 cristãos foram assassinados e mais de 200 sacerdotes atacados.

    Mais de 50 milhões de cristãos, principalmente no norte da Nigéria, enfrentam sérias ameaças jihadistas simplesmente por serem cristãos: “14 milhões foram deslocados e 8 milhões forçados a fugir de suas casas para evitar serem agredidos até a morte”.

______
Fontes:
CatolicaConect, "Nigéria: Jihadistas mataram cristãos como presente de despedida", disp. em:
https://catolicaconect.com.br/nigeria-jihadistas-mataram-cristaos-como-presente-de-despedida/

Crux, Report claims 700 Christians killed as ‘farewell gift’ to Nigeria’s ex-president, disp. em:
https://cruxnow.com/church-in-africa/2023/06/report-claims-700-christians-killed-as-farewell-gift-to-nigerias-ex-president
Acesso 15/6/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir