8/3/2024 | Os padres de Hong Kong podem pegar 14 anos de prisão se não violarem segredo de confissão

Dom Stephen Chow, Bispo de Hong Kong


ACI Digital — NO DIA 8 DE MARÇO, o governo de Hong Kong publicou uma nova lei de segurança segundo a qual os padres católicos podem ser condenados a 14 anos de prisão se não quebrarem o segredo da Confissão sacramental ao tomarem conhecimento de um crime de “traição”.


    A Igreja protege o segredo da confissão, e um padre que o viola é automaticamente excomungado.


    Segundo os regulamentos de Hong Kong, qualquer pessoa que tenha uma publicação com intenções “sediciosas” pode ser punida com até três anos de prisão, alguém condenado por sedição receberá uma pena de sete anos de prisão e qualquer pessoa que esteja em contato com uma força externa poderia ir para a prisão por até dez anos. Dependendo da gravidade do crime, as penas podem ir até prisão perpétua.


    Benedict Rogers, cofundador e diretor executivo do grupo de defesa dos direitos humanos Hong Kong Watch, disse ao LifeSiteNews que nesta nova lei “há novas restrições que podem impedir um detido de falar com um advogado de sua escolha, a detenção sem acusação será ampliado para sete dias, e penalidades mais severas serão aplicadas a ativistas no exterior”.


    Rogers alertou para as declarações do secretário de Justiça de Hong Kong, Lam Ting-kwok, que se referiu aos 14 anos de prisão que um padre pode receber se não violar o segredo da confissão.


    Segundo a Asia News, neste caso o crime é classificado como “traição por negligência” e visa não só os padres, mas também aqueles que têm conhecimento de condutas contrárias à segurança do Estado, mas não as denunciam.


    Rogers também lamentou que em Hong Kong “a liberdade de expressão, associação e reunião tenha sido destruída; a liberdade de imprensa foi pisoteada; a liberdade acadêmica foi severamente prejudicada; e cada vez mais, a liberdade de religião ou crença é insidiosamente ameaçada”.


    Um padre, que deseja permanecer anônimo por segurança, disse ao LifeSiteNews que a nova lei “tem um efeito assustador sobre os católicos, no sentido de que eles não ousariam ser completamente abertos em suas confissões até por medo de colocarem também o padre em perigo".



______
Fonte:
ACI Digital, disp. em:
https://twitter.com/acidigital/status/1769694999325941980
Acesso 20/2/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir