Jesus, o Pão da Vida

Cristo está mesmo presente na Eucaristia, ou apenas "espiritualmente"? O pão e o vinho tornam-se de fato Corpo e Sangue do Senhor, ou são apenas "símbolos"? Tire suas dúvidas...



DESDE A ÚLTIMA e santa Ceia do Senhor, a Igreja nunca deixou de celebrar a Eucaristia, nem de crer na Presença Real de Jesus no Pão, a Hóstia Consagrada pelo sacerdote. A palavra "hóstia" vem do latim e significa "vítima". O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou ao seu linguajar teológico e litúrgico a palavra “hóstia” exatamente para referir-se àquele que, por amor, tornou-se a maior “vítima” do pecado: Jesus Cristo. Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo ressuscitado, presente no Memorial Eucarístico.

Desde os primeiros tempos, desde o início da Igreja, os cristãos pregaram essa verdade recebida dos Apóstolos; algumas comunidades ditas "cristãs" dos dias atuais, porém, começaram a entender que a Eucaristia não contém a Maravilhosa Presença do Senhor, tratando-a como se fosse apenas um "símbolo", ou "lembrança" do Corpo de Cristo. Acham que Jesus é Pão da Vida apenas no sentido espiritual, e deixaram de crer na Presença Real do Senhor no Pão e no Vinho consagrados. Por desconhecerem o sentido das Sagradas Escrituras, que imaginam observar, e talvez por falta de confiança no incompreensível Poder Divino, acabam por desperdiçar este incomparável Presente de Deus para a humanidade.

Aqui apresentamos, de forma simples, o que a Bíblia Sagrada ensina sobre a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo nas Espécies Consagradas do Pão e do Vinho, - a Divina Eucaristia, - centro e sustento da nossa fé. Vejamos o que disse Jesus:

"Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão que eu hei de dar é a minha Carne, para a salvação do mundo."
(Jo 6,51)

Jesus afirma categoricamente: Ele é o Pão Vivo, o Pão da Vida, Pão que vivifica e transforma. O Senhor afirma claramente que este Pão descido dos Céus é a sua própria Carne, dada em Alimento para a salvação do mundo. Se o Pão é sua Carne, não podemos afirmar que Jesus é Pão apenas como "alimento espiritual". Ele também ensina que esse Pão desce dos Céus, pois o Cristo mesmo desceu dos Céus.

"Quem se alimenta da minha Carne e bebe do meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele."
(Jo 6, 56-57)

Mais uma vez o Senhor declara que o Pão Consagrado é sua Carne, e o Vinho seu Sangue: ao comungarmos Corpo e Sangue de Nosso Senhor, passamos a pertencer a Ele, e Ele passa a habitar em nós. Devemos, portanto, nos alimentar de seu Corpo e Sangue para termos esta santa intimidade.

"Pois a minha Carne é verdadeiramente comida e o meu Sangue é verdadeiramente bebida."
(Jo 6,55)

Não há como ignorar a extrema clareza e a ênfase das palavras do Cristo: sua Carne e Sangue são verdadeiramente Alimento e Bebida. Ele jamais disse que sua Carne e Sangue estariam "simbolicamente" naquela comida e bebida. Ele também não disse: "Estou 'espiritualmente' nestes 'símbolos'"...

A Carne e o Sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na Eucaristia, para a nossa salvação, e os cristãos fiéis são convidados a comungar deles. Este é o claríssimo ensinamento das Escrituras. Diante de afirmações tão diretas do próprio Jesus Cristo, como podem ainda existir confusões? Isso só pode acontecer por má vontade ou, mais provavelmente, por pura falta de fé naquilo que diz a Palavra de Deus. Assim como os que questionam o Sacramento da Eucaristia hoje, também naquela época muitos Judeus disseram: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?" (Jo 6,52). Eles não eram capazes de compreender tão sublime e mística Revelação: Jesus falava de forma literal, sem meias palavras, que daria seu Corpo em Alimento. Isso deixou os judeus muito admirados e incrédulos.

Tal realidade é tão difícil de aceitar, e tão impossível de entender com a nossa inteligência humana, que até os próprios discípulos de Jesus disseram: "Dura é essa palavra! Quem pode escutá-la?" (Jo 6, 60). Não apenas os judeus, mas também os discípulos eram incapazes de entender! Esta Revelação provocou tal impacto que o Evangelho narra que, depois dela, "muitos discípulos voltaram atrás e não mais andavam com Ele" (Jo 6, 65-67). Assim como acontece até hoje.

"É necessário que vos empenheis não para obter esse alimento perecível, mas o Alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do homem vos dará."
(Jo 6, 27)

Mais importante que o pão de cada dia, para o sustento do corpo, é a Eucaristia, o Alimento que sustenta a alma e permanece para a vida eterna. Se a Eucaristia fosse apenas um "símbolo", como poderia ser "Alimento para a vida eterna”?

"Tomai e comei; isto é o meu Corpo."
(Mt 26, 26-28)

Na última ceia, Cristo cumpriu a Promessa: verdadeiramente institui a Eucaristia, seu Corpo e Sangue, como Alimento. De forma alguma, em lugar algum, Cristo diz: “isto ‘simboliza’ meu corpo”, ou “‘simboliza’ meu sangue”. Ele afirma diretamente: "Isto é o meu corpo". Quem ousaria desafiá-lo e dizer: "Senhor, estás enganado, isto não pode ser o teu Corpo!"? Mas, hoje, existem cristãos fazendo exatamente isso...

Também é interessante observar que, se houvesse apenas vinho no Cálice da Santa Ceia, Jesus não diria: "Este Cálice é a Nova Aliança no meu Sangue" (Lucas 22, 20). - Um cálice com vinho comum é um cálice com vinho apenas, e não poderia ser a nova e definitiva Aliança entre Deus e os homens. Mas, se este Cálice contém realmente o Sangue do Senhor Jesus, então estamos literalmente diante da Nova e Eterna Aliança com Deus, através de Jesus.

Como se não bastasse, para completar, o Apóstolo Paulo reafirma a mesma verdade em sua carta aos coríntios, questionando:

"O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão (...) não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?"
(I Cor 10,16)

Não foi dito que o Cálice e o Pão "simbolizam", que "representam" ou que são uma "recordação" do Sangue e Corpo, mas a Escritura afirma com convicção: o Cálice e o Pão são o Corpo e o Sangue, para a Sagrada Comunhão com o Senhor Jesus Cristo.

Concluímos este estudo com outra mensagem direta da Bíblia Sagrada:

"Cada um se examine antes de comer desse Pão e beber desse Cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação."
(I Cor 11,28-30)

Para participar da Eucaristia, comer e beber do Banquete do Altar, é preciso discerni-lo, isto é, saber que o Pão e o Vinho são realmente Corpo e Sangue do Senhor. Poderia a Palavra de Deus ser mais clara e mais direta?

Eis aí a pregação apostólica. Eis aí a Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada. Eis aí a Doutrina católica e apostólica, que vem sendo guardada pela verdadeira Igreja de Cristo desde os tempos dos Apóstolos. Quem tiver entendimento para entender, entenda.


Graças e louvores sejam dados a todo momento,
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento do Altar! 
ofielcatolico.blogspot.com

19 comentários:

  1. Assim como os que questionam o Sacramento da Eucaristia hoje, naquela época também os Judeus disseram: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?" (Jo 6,52). Eles não eram capazes de compreender tão sublime e mística revelação: Jesus falava de forma literal, sem meias palavras, que daria seu Corpo em alimento. Isso deixou os judeus muito admirados e incrédulos. Isto era (e é) algo tão difícil de aceitar, e impossível de entender com a nossa inteligência humana, que até os próprios discípulos de Jesus disseram: "Dura é essa palavra! Quem pode escutá-la?" (Jo 6, 60). Não apenas os judeus, mas também os discípulos eram incapazes de entender esta Verdade. Tal impressão a Revelação provocou que "muitos discípulos voltaram atrás e não mais andavam com ele" (Jo 6, 65-67)

    O trecho acima diz tudo para os que não conseguem crer em tão sublime verdade.

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    1. Sim. E se Jesus estivesse falando apenas em sentido figurado, porque os judeus e até alguns discípulos ficariam tão escandalizados, a ponto de abandonar o Mestre?

      Até hoje se escandalizam os que não tem olhos para ver e nem ouvidos para ouvir. Os Evangelhos são tão enfáticos, afirmando que Jesus se dá VERDADEIRAMENTE no Pão e no Vinho, que só os cegos por opção é que não conseguem ver.

      Apostolado Fiel Católico

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  2. AVISO:

    Os comentários anteriores a este foram copiados do mesmo post originalmente publicado em nosso antigo blog "Voz da Igreja", - por isso suas datas (dos comentários) aparecem alteradas.

    Apostolado Fiel Católico

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  3. Oi Henrique graça e paz para você. Venho com muita alegria lhe comunicar que através dos sábios e maravilhosos esclarecimentos do seu blog 3 amigos meus que estavam nessas seitas evangélicas que pregam a famigerada teologia da prosperidade, retornaram ao seio da Santa Igreja de Cristo ha mais de um ano atrás e tão firmes na fe! Mostrei a eles através do seu blog tudo o que eles queriam saber sobre a Virgem Maria, Imagens e seu culto, Santa Eucaristia, História da Igreja, a sucessão apostólica e tantos outros assuntos aqui abordados. Apesar de eles na época terem consultados seus falsos pastores, viram que estes mesmos não tiveram como refutar as verdades reveladas por Cristo através de sua Santa Igreja e vendo também que contra fatos não ha argumentos retornaram a sua verdadeira casa. Obrigado por tudo e continue com esse ministério lindo que vc assumiu e tenha certeza que muitas outras ovelhas voltarão ao seu verdadeiro redil através do seu blog. Um abraço.

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    1. "Do alto" da minha insignificância só posso agradecer por vir aqui partilhar, anônimo, em nome de todos os colaboradores de nosso apostolado.

      Se a finalidade de nosso trabalho está sendo atingida, humildemente rendo graças a Deus, que por sua infinita Misericórdia se digna a fazer uso deste parco instrumento e produzir, por meio dele, o bem às almas.

      Graças e louvores a Deus, e louvado seja para sempre nosso Senhor, Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

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    2. Henrique, td bem com você? Estava sentindo sua falta e espero que esteja tudo bem com vc e sua família. O seu zelo no trabalho deste apostolado é sempre comovente. Que Deus o abençoe!

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  4. Este blog rende bons frutos, também propago este blog como esclarecimento da nossa fé. Acredito que seja um trabalho exaustivo, mas acreditamos no prêmio eterno (céu) e então qualquer sacrifício e feito com boa vontade.

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  5. Gostei muito do post e concordo plenamente com a mensagem, porque esta fiel a palavra de Deus. Pena que tem muitos cristãos hoje em dia, que interpretam diferente. Mas a verdade é essa.

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  6. Paz e Bem!

    Prezado Henrique, tenho certeza que eis guiado pelo Espirito Santo de Deus, na conduçao deste blog. Espero poder vir aqui um dia para dar testemunho do retorno de inumeras ovelhas pedidas e mais que tudo que uma delas seja a minha mae..
    Quero muito adquirir a revista mas, nao sei com se possivel gostaria que me orientace pois, preciso muito de força para essa batalha que estou travando..

    Que Maria te cubra com seu manto sagrado..
    Jesus te abençoe!

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  7. que bom ter pessoas esclarecida da nossa fe catolica parabens



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  8. que Deus lhe abençoe Henrique

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  9. Que Nossa Mãe, Maria sempre passe na frente para preparar
    os caminhos que nos leva ao seu filho, e que Jesus o abençoe por esse trabalho abençoado.

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  10. A palavra "Real" do termo "Presença Real" tem significado de realidade ou de rei?

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    1. O termo "Presença Real" tem o sentido de realidade. Entende?

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    2. Sim, quer dizer que Nosso Senhor está realmente, verdadeiramente, literalmente, Presenta no Pão e no Vinho Consagrados

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

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  11. “O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo". "Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo”." (§1374 do CIC)

    Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

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  12. Salve Maria.
    Um amigo me perguntou vive me perguntando por qual razão não tomamos o sangue de Cristo, apenas o Padre. O que respondo à ele?

    Louvado seja Nosso Senhor, Jesus Cristo!

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    1. A Igreja incluiu o sangue na hóstia consagrada ou seja disse que o sangue está também na hóstia então a comunhão em duas espécies é opcional mas o Sacerdote consagra e ingere ambos pois é parte do Ritual.

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  13. No fim do ritual de transubstanciação o sacerdote ergue a Hóstia sagrada com o vinho não é? Se não me engano é um símbolo da Ressurreição, logo Corpo, Sangue, Alma, Divindade de Nosso Senhor JESUS CRISTO estão presentes tanto na HÓSTIA quanto no VINHO. Por isso só recebemos a HÓSTIA SAGRADA. Em todo caso para não ficar dúvidas fale com o seu pároco.

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