Otimismo e fé cristã


No mundo tereis aflições, mas tende
bom ânimo, eu venci o mundo!
(Jo 16,33)

VAI AQUI, COM ESTA breve reflexão, uma dica preciosa, um pequeno diamante do grande Tesouro que recebemos, um dom daqueles que Deus nos dá nas pequenas coisas desta vida difícil, quando menos esperamos, a nós que por nossos méritos nada merecemos, mas que Ele, por sua misericórdia infinita, faz questão de nos dar e que se poderá tornar uma ferramenta utilíssima em nossa vida de fé, ajudando-nos a caminhar melhor e mais rápido.

A dica é esta: saber que há um sinal claro e infalível de que a sua fé em Deus anda bem, que é legítima e verdadeira e que será proveitosa em todas as instâncias da sua vida. Mais do que isso, um sinal que demonstra que sua fé é mais do que uma mera confissão ou adesão formal, mas lhe proporciona uma íntima comunhão com Deus. O sinal é um ânimo constante para se manter de pé e prosseguir, avançar com firmeza e avançar adiante rumo a novas metas que trarão o bem para todos. O mundo pode nos dar (e é mestre nisso) milhões de motivos para que desanimemos, mas basta ser Deus o Ânimo e a motivação, a razão do otimismo e da alegria, para que as forças se renovem sempre, infinitamente.

Nosso Senhor disse ao paralítico, entrevado numa maca, o que nos diz todos os dias e a todo instante: "Coragem, filho! Tende bom ânimo!" (Mateus 9, 2). E logo concluiu: "Os teus pecados estão perdoados!”. A nós diz o mesmo, e nos perdoa sem fim, se reconhecermos e confessarmos nossos próprios pecados. Aquele paralítico era movido por uma grande fé e confiança em que o Senhor poderia fazê-lo se levantar e andar, apesar de tantos motivos para desanimar. E a primeira palavra que o Cristo lhe disse não foi: “Levanta”, mas sim: “Coragem, filho!” – anima-te, alegra-te, ressuscita a tua alma, retoma o gosto pela vida, porque não adianta ter duas pernas ótimas se o coração e a alma estiverem paralisados.

Se alguém diz que tem fé mas vive desanimado, algo está muito errado. A fé verdadeira dá coragem, bom ânimo, levanta os paralíticos de corpo e de alma. Aos que creem verdadeiramente, não há decepção nem amargura, dor ou frustração que os derrube. Eis um sinal da fé verdadeira: Coragem, ânimo, alegria, boa disposição, otimismo. E o otimismo é o combustível para uma vida de frutuosa e cheia de êxitos.

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir