Igrejas começam a reabrir na Irlanda do Norte

D. Eamon Martin, Arcebispo de Armagh e Primaz de toda a Irlanda

AS IGREJAS CATÓLICAS da Irlanda do Norte já começaram a reabrir suas portas desde a última quarta-feira (19/5). Até agora, cinco igrejas foram reabertas para orações particulares, todas na Diocese de Down e Connor, e há programação de mais aberturas para os próximos dias.


A Diocese local anunciou que as igrejas só poderiam reabrir após "uma avaliação completa dos riscos" e solicitou que todos os visitantes "observassem estritamente os regulamentos de distanciamento social e as boas práticas de higiene descritas nas entradas da Igreja".

Isso ocorreu depois que a Administração pública daquele país publicou – na semana passada – seus planos para suspender certas restrições por conta do Coronavírus nas igrejas durante a primeira fase da recuperação. Isso incluía a possibilidade de abrir igrejas para orações particulares e a opção de se voltar a "dirigir publicamente os serviços da Igreja", desde que fosse possível manter distância e limpeza sociais suficientes.

Num "interessante" contraste com o Brasil, suposto maior país católico do mundo, por lá os planos adotados elevam a Igreja, com o culto religioso público, a uma categoria considerada essencial, com a decisão de reabri-las antes dos  estabelecimentos comerciais e das escolas, que permanecerão fechados por mais algum tempo, até uma segunda e terceira fases desse processo de retomada de atividades[1].

Na segunda-feira (18/5), os Bispos da Igreja irlandesa escreveram uma carta agradecendo ao Executivo da Irlanda do Norte pelo “reconhecimento, neste plano de recuperação, da importância da igreja local e do culto público na vida de muitas pessoas”.

A mensagem foi assinada pelo Primaz católico de toda a Irlanda, Arcebispo Eamon Martin, junto com os chefes das principais comunidades protestantes e o Conselho Irlandês de Igrejas.

Parece que os irlandeses têm uma lição para todos nós: consideram a prática da Religião e o culto público como direitos fundamentais dos cidadãos. É que, diferente daqui, por lá não há governadores poderosos aproveitando-se de uma grande desgraça para fazer política suja.

__________________________
Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais:

** Facebook;

*** Instagram (@ofielcatolico)

**** Youtube.
__________________________
→ Conheça a nossa loja de artigos religiosos!


______
[1] Contrastando também com a decisão do governo central do Reino Unido, que planeja reabrir lojas e escolas antes que as restrições da igreja comecem a ser levantadas.
_____

Fonte:
Catholic Herald
, por Thomas Caddick. 'Catholic churches start to reopen in Northern Ireland'em:
https://catholicherald.co.uk/catholic-churches-start-to-reopen-in-northern-ireland/
Acesso 21/5/2020.
Subir