O Eurasianismo e sua influência na Rússia de Putin


Por Lorenzo Lazzarotto,
Editor de 'História e Fé Católica' e colaborador regular da FLSP

EM QUE CONSISTE o Eurasianismo, a base ideológica da Rússia de Vladimir Putin? O que é a Quarta Teoria Política criada por Alexander Dugin como sendo a "única" alternativa em face à hegemonia liberal americana?

    E mais importante: Qual a REAL INFLUÊNCIA das ideias eurasianas na geopolítica russa? 

    Em primeiro lugar, o Eurasianismo não foi criado 'ex nihilo' por Dugin. Esse pensamento, que remonta à escola eslafóvila, foi elaborado em profundidade pelo Príncipe Nikolai Trubetzkoy, que se refugiou na Bulgária após a queda da Monarquia Russa e triunfo dos Comunistas de Lênin.

    Em 1920, Trubetzkoy lançou a obra "A Europa e a Humanidade", afirmando que a Rússia era uma entidade eurasiana, alheia à realidade européia; e de que o enfraquecimento e queda da dinastia Romanov eram consequências de suas políticas de Ocidentalização.

    Para Trubetzkoy , a Rússia deveria procurar interiormente uma renovação política e religiosa, a fim de, após a queda do regime comunista - que Trubetzkoy considerava inevitável - uma Rússia Ortodoxa e Nacionalista deveria enfrentar a Europa liberal e materialista.

    Embora as ideias de Trubetzkoy tenham tido pouquíssima repercussão durante sua vida, elas foram amplamente revisitadas nos anos 1980 por Lev Gumilev, e após ele, por Alexander Dugin.

    Dugin considera que os Estados Unidos da América constituem a fonte de toda a decadência civilizacional a nível mundial, e que após o colapso da URSS em 1991 o mundo tornou-se 'Unipolar': a influência dos EUA se fazem sentir a nível universal, impondo seus valores liberais para todas as nações.

    Para acabar com os EUA, Dugin apresenta o Eurasianismo como uma ideologia ampla, capaz das mais diferentes sínteses a fim de atingir seu objetivo: Suas táticas envolvem desinformação, pressão econômica e uma série de alianças feitas por grupos pró-Rússia a nível mundial.

    O Eurasianismo é uma ideologia totalitária, de inspiração n@zi-bolchevista, alicerçada no perenialismo ocultista de René Guénon e que se apresenta como a 'única alternativa' messiânica em face da decadência do Ocidente. 

    Mas a Rússia de Putin não deseja salvar o Ocidente. Ela incentiva os grupos que ajudam a implodir a ordem da civilização Ocidental a fim de apresentar o Eurasianismo e a dominação russa como alternativas.

Dugin diz isso claramente: 

É especialmente importante introduzir a desordem geopolítica na atividade interna americana, encorajando todas as formas de separatismo, conflitos étnicos, sociais e raciais, apoiando ativamente todos os movimentos dissidentes de grupos extremistas, racistas, sectários, assim desestabilizando a política interna nos Estados Unidos.

(DUGIN, Alexander – Fundamentos da Geopoítica. Tomo 5, Capítulo 5, Sub. 5.1 'Dois Ocidentes')

A tarefa é “finlandizar” toda a Europa tanto quanto possível, mas deve-se começar com a reorganização dos espaços imediatamente adjacentes à Rússia.

(DUGIN, Alexander – Fundamentos da Geopoítica. Tomo 5, Capítulo 5, Sub. 5.2 'Destruir o cordão sanitário')

    Não é difícil perceber que a dicotomia globalismo-eurasianismo é artificial, e que ambos servem à causa das trevas, visando a dominação global e a instituição de uma sociedade pagã a nível mundial.

    É fundamental compreender a origem da crise do mundo moderno à luz dos princípios expostos pelo Prof. Plínio Corrêa na magistral obra "Revolução e Contra-Revolução" para não cairmos nas armadilhas feitas pelo próprio sistema, que lhe apresenta dois lados de uma mesma moeda.

    Nós não dobraremos os joelhos nem diante de Baal nem Asmodeus. Ou seja, nem para Putin e Dugin, tampouco para Biden e Soros.


Conteúdos do vídeo:

00:45 As origens do Eurasianismo e o Príncipe Trubetzkoy
06:20 Eurasianismo: a roupagem ideológica do novo Imperialismo Russo
09:17 A 4ª Teoria Política: Síntese N@zi-Bolchevista
12:28 As ideias de Dugin transformando-se em política Russa
14:30 A implosão da ordem no Ocidente é desejada pela Rússia
15:48 Gás e Óleo: a economia como arma de guerra 
17:08 A grande mentira da Multipolaridade: objetivo de Finlandização
20:00 Dugin flexibiliza suas ideias sobre a China
21:25 A GUERRA DA UCRÂNIA: 1º PASSO PARA A ORDEM EURASIANA
22:36 A falsa dicotomia


______
Fontes: 

DUGIN, Alexander - Fundamentos da Geopolítica (1997) aqui disponível em inglês: https://agdugintranslate.gitbook.io/f...

DUGIN, Alexander - A Quarta Teoria Política (2009) aqui disponível em PDF em português: https://asdfiles.com/2MD43

Análise da 'Geopolítica' de Dugin: https://tec.fsi.stanford.edu/docs/ale...


COMPARTILHE EM SUAS REDES!

Um comentário:

  1. Conheci o Lorenzo pelo site de vocês e descobri um mundo de vídeos excelentes! agradeço pela dica!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir