Errata

INFORMAMOS E ESCLARECEMOS A TODOS que o nosso artigo sobre os catecismos de São Pio X (acesse) originalmente continha uma informação equivocada a respeito do Catecismo de São Pio X – ilustrado e comentado publicado pela editora do Centro Dom Bosco: disséramos que se tratava da versão resumida intitulada como “Primi Elementi della Dottrina Cristiana”, de 1913, a qual originalmente continha 184 perguntas e respostas sobre os pontos mais importantes ao ensino elementar da Doutrina católica. 

    A antiga obra intitulada "Na Escola de Jesus" era uma tradução do Pe. Eugênio Fornasari, com as perguntas e respostas deste Catecismo de 1913, motivo pelo qual houve a confusão da parte de nossa fonte. Como o próprio CDB esclareceu em mensagem a nós envidada, inicialmente, essa edição deles seria realmente essa das 184 perguntas e respostas, "mas, antes da impressão, descobrimos que nos baseávamos em uma edição menor ('Primi Elementi della Dottrina Cristiana') e traduzimos todas as outras perguntas e respostas do "Catechismo della Dottrina Cristiana" (1912), depois do que as colocamos na mesma ordem que nele aparecem". 



    Na realidade, portanto, a edição publicada pelo CDB contém 433 perguntas, incluindo todas as outras perguntas e respostas do “Catechismo della Dottrina Cristiana” de 1912, dispostas na mesma ordem em que neste aparecem. A edição do Centro Dom Bosco segue o Catecismo aprovado em 1912, que substituiu o de 1905 (ao qual a editora Permanência deu o título 'Catecismo Maior de São Pìo X'). Por esse motivo, sua leitura é recomendada.

    Escusamo-nos com nossos leitores e com os editores do CDB por esta falha e fazemos questão de postar aqui, agora também, esta retratação, como exige de nós a honestidade cristã. Sou jornalista de profissão e nossa Fraternidade preza pela seriedade. Sempre checamos muitas vezes as informações que nos chegam, sendo que esta desatenção de nossa parte não é justificável. 

        Henrique Sebastião



2 comentários:

  1. Atitude de homem e de um católico. todo mundo erra mas nem todo mundo tem essa coragem. Vocês ~sao sérios, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela atitude! grande lição. Nós , simples fiéis em busca da verdade precisamos muito que os conservadores católicos estejam sempre unidos . Por isso, grande são as vossas responsabilidades.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir