O mínimo para se rezar diariamente


A SEGUIR, DISPONIBILIZAMOS um breve roteiro de oração que sugerimos aos membros de nossa Fraternidade para rezarem todos os dias, que visa ser breve e muito prático nestes nossos tempos em que todos vivem sobrecarregados com muitas tarefas e em que o tempo se torna escasso (cada seção – para a manhã, tarde e noite – não demora mais do que 10 minutos) e que pode ser observado por todos. Trata-se, por óbvio, de uma sugestão, fundamentada nas práticas mais tradicionais da Santa Igreja, com fórmulas consagradas e recomendadas por Santos. Pode-se, claro, acrescentar outras a estas, mas aqui temos um ordinário básico e muito funcional para todos os dias.


Ao iniciar o dia

1. Ato de contrição (antes de qualquer outra oração)


Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós Quem sois, sumamente Bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido: pesa-me também de ter perdido o Céu e merecido o Inferno; e proponho-me firmemente, ajudado com o auxílio de vossa divina Graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita Misericórdia. Amém.


Nos dias mais corridos, em substituição, pode-se rezar no início do dia a brevíssima Invocação do Sagrado Nome, que é também um ato de contrição:

Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tende piedade de mim, que sou pecador (três vezes, batendo no peito).


[A seguir, invocar o Anjo de Guarda para rezar junto consigo]



2. Oferecimento do dia


Eu vos ofereço [Senhor Jesus] a minha vida, meus esforços, meus prazeres e meus padecimentos; seja tudo para a vossa glória, em satisfação pelos meus pecados e para tudo o mais que determinar vossa santa Vontade. Abençoai-me para que eu não caia em nenhuma falta.  Amém.


Nos dias mais corridos, em substituição, pode-se rezar a fórmula abreviada:


Todos os meus pensamentos, todas as minhas palavras e obras deste dia, Senhor, com a minha vida inteira, descontados os meus pecados, eu vos ofereço por amor. Amém.



3. Pelas indulgências


Tenho a intenção e o desejo de ganhar, hoje, todas as indulgências de que possa ser capaz, e as ofereço em satisfação dos meus pecados e em sufrágio pelas almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas.



4. Ave Maria – Pai Nosso



Para antes de começar a trabalhar ou estudar: Oferecimento do trabalho


Inspirai as nossas ações, Senhor, e acompanhai-as com o vosso Auxílio, para que todas as nossas atividades tenham sempre em Vós o seu início e o seu cumprimento. Por Cristo, Jesus, nosso Senhor. Amém.



*       *       *


Orações do Meio-Dia


Angelus


"O Anjo do Senhor anunciou a Maria

E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria…


Eis a escrava do Senhor.

Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.

Ave Maria…


E o Verbo divino se fez carne.

E habitou no meio de nós.

Ave Maria…


Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos

Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, em nossas almas a Vossa Graça, para que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação do Cristo, Vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e sua Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém."



No Tempo Pascal, do Domingo de Páscoa até o do Pentecostes, em lugar do Angelus, reza-se o Regina Caeli:



Regina Caeli


Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.

Porque Quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.


Ressuscitou, como disse, aleluia.

Rogai a Deus por nós, aleluia.


Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.

Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.


Oremos

Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém."



*       *       *


Para depois do trabalho


Bom Deus, concedestes a este servo indigno vossa graça, em mais um dia de trabalho, por vossa Misericórdia e por vossa Bondade infinitas. Por isso eu vos louvo, adoro e agradeço. Suplico que abençoeis também o meu repouso, e que todos os meus prazeres e padecimentos sejam sempre sob a vossa Proteção e para a vossa maior glória. Amém.



*       *       *


Jaculatórias que podem ser ditas durante todo o dia, sempre que possível


Eu vos adoro e agradeço Santíssima Trindade, porque sois o Criador de todas as coisas.

Salvador do Mundo, salvai-nos!

Agradeço-vos, Senhor, pelos benefícios que fizestes a quem vos traiu e ofendeu.

Eu vos amo, Senhor Jesus; não permitais que eu me separe de vós.

A Cruz Sagrada seja a minha luz.

Mãe da Santidade, da Salvação e da Sabedoria, sois também minha Mãe, Virgem Maria!

Imaculado Coração de Maria, sede Nossa Salvação.

Maria de Jesus, por Vossa Imaculada Concepção e Puríssima Virgindade, ajudai-me!

Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nos, que recorremos a vós.



*       *       *


Orações da Noite



1. Ação de Graças e reparação


Eu vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo meu coração. Dou-Vos graças por terdes me criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi e, se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém.



2. Ao Anjo da Guarda


Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.



3. Breve exame de consciência para o fim do dia:


Deveres para com Deus: Lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei-me vencer pelos respeitos humanos em algum momento? Fiz as minhas orações pausadamente com atenção e devoção?

Deveres para com o próximo: Tratei com dureza ou desprezo os demais? Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam, fazendo-lhes, além disso, a vida mais agradável? Preocupa-me também a sua vida religiosa? Fiz algum apostolado? Caí na murmuração? Sei perdoar? Rezei pelas pessoas que de algum modo me preocupam?

Deveres para comigo mesmo: Lutei pela minha própria santificação? Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Esforcei-me por arrancar o meu defeito dominante? Recorri a Deus para que aumente em mim todas as virtudes e, especialmente, a fé, a esperança e a caridade?


4. Ato de contrição noturno

Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as suas causas e os  meios de os evitar. porque sois tão bom, tenho muita pena de vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar. Amém.


5. Opcional: Oração Reparadora ensinada em Fátima


Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam!

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.

E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Um comentário:

  1. Olha eu estava procurando isso já comprei varios devocionarios mas todos eles são muito longos pra mim, era isso qu eu queria, tudo resumjido pra rezar todo dia. Confio muito em vocês!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir