![]() |
O cardeal Kasper, membro da 'máfia de St. Gallen', é a favor da continuidade. |
O CARDEAL WALTER KASPER disse que o próximo conclave pode demorar mais do que os dois anteriores e reiterou seu apoio à continuação das agendas do Papa Francisco.
Em uma entrevista ao canal alemão Domradio (veja), Kasper foi questionado sobre quanto tempo ele acha que o próximo conclave vai durar. "Não se pode dizer isso de jeito nenhum", disse o cardeal de 92 anos. "Os últimos conclaves foram todos relativamente rápidos. Desta vez, muitos cardeais não se conhecem, o que pode causar um atraso". E prosseguiu:
Ou se um grupo conspiratório com mais de um terço quiser eleger alguém que a maioria não quer, mas ainda tiver esse um terço, então é preciso começar tudo de novo. Isso pode atrasar bastante as coisas.
Os conclaves que elegeram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013 foram notavelmente breves. Ambos duraram apenas dois dias e menos de cinco votações.
Kasper fazia parte da infame Máfia de St. Gallen, um grupo de clérigos heterodoxos de alto escalão que se opuseram à eleição do Cardeal Joseph Ratzinger em 2005 e, segundo relatos, conspiraram para eleger Jorge Mario Bergoglio. O grupo teve várias reuniões em St. Gallen, Suíça, entre 1995 e 2006.
Kasper foi cardeal votante nos conclaves de 2005 e 2013, mas agora, felizmente, ultrapassou o limite da idade de 80 anos e, portanto, não poderá participar do próximo. Em sua entrevista à Domradio, o prelado alemão declarou seu desejo de que o próximo papa dê continuidade ao legado de Francisco.
"Francisco tomou muitas iniciativas, abriu muitas portas e permitiu que muitas perguntas fossem feitas. O fato de podermos discutir essas questões sem sermos censurados criou uma atmosfera diferente e nova", disse ele.
Kasper tem razão num ponto: toda e qualquer "censura" deixou de existir com Francisco; iniciou-se com ele uma era de vale-tudo nunca antes vista na Igreja. Mas o Cardeal parece ter se esquecido de citar uma exceção importante: todos aqueles que ele chama de "conspiradores" — quer dizer, todos os sacerdotes, bispos e cardeais de Fé simplesmente católica —, estes foram autoritariamente censurados, sim senhor, e afastados, banidos e/ou punidos das piores formas no último pontificado. Quem tiver dúvidas a respeito pode conferir uma pequena lista postada aqui mesmo há cerca de um ano e meio.
** Máfia de St. Gallen não é teoria da conspiração. Saiba mais a respeito.
** Assine nossa Formação Teológica clássica (Dogmática, História da Igreja, Bíblia, Ascética & Mística e Introd. à Patrologia e Patrística) e receba acesso aos módulos mensais + nosso Curso de Sagradas Escrituras completo (material com mais de 1.500 páginas em 12 volumes/PDF) + a coleção completa da revista O Fiel Católico digital (43 edições) + materiais exclusivos e atualizações frequentes, tudo por R$29,00.
* Este artigo contém informações, trechos e citações publicados em LifeSiteNews, disp. em:
www.lifesitenews.com/news/cardinal-kasper-says-papal-conclave-may-stall-if-conspiratorial-group-blocks-vote/?utm_source=latest_news&utm_campaign=usa
Acesso 5/5/2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.