Os Sacramentais da Igreja Católica

Fonte de água benta em estilo barroco

OS SACRAMENTAIS têm grande valor de santificação e consagração, pois, por meio deles, Deus derrama sobre o homem suas bênçãos. Cremos que é da Vontade do SENHOR nos abençoar por intermédio da Igreja, e abençoar nossas casas, nossos corpos, nossos objetos. E onde existe a bênção de Deus, o demônio não pode tocar.

    Ao entrar em uma igreja, impulsionado pela fé e pela beleza do ambiente que o cerca, o fiel católico se ajoelha diante do Sacrário, faz o Sinal da Cruz, molhando ou não a ponta dos dedos na água abençoada pelo sacerdote (quando está lá), repete uma a oração tradicional da Igreja, como o Pai-Nosso... E possivelmente nem sempre se tenha a noção exata de cada um destes atos. São os Sacramentais.

9 comentários:

  1. Henrique, vou ler o post com calma.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz

    Li o artigo, e algo me chamou a atenção. Afirma o texto:
    "Perdoam os pecados veniais por via de impetração".

    Poderia me explicar melhor como funciona isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inadvertidamente, aquele que muito se dá aos livros, especialmente os segmentados de sua área de estudo (no meu caso a Filosofia e a Teologia), por vezes acaba utilizando de jargões técnicos não usuais, e talvez se esqueça de que podem não ser automaticamente bem compreendidos pelos leigos naquela área específica. Falha minha. De todo modo, parece-me que você não é propriamente, - ao menos não completamente, - um leigo nos assuntos teológicos. Ao mesmo tempo sei bem das importantes variações entre a visão católica e a protestante.

      Bem, bem, afinal de contas, obter alguma graça por meio de impetração é ganhá-la de Deus por meio, do Invocar, do suplicar, do pedir. Um sacerdote impetra a bênção sobre os fiéis quando pede por eles a Deus.

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. Henrique, você poderia trazer alguns exemplos bíblicos de sacramentais?. Eu sei que há vários deste do A.T. até o N.T., mas gostaria que você colocasse para nós, se não for muito incomodo, é claro.

    Anonimo Sidnei.

    ResponderExcluir
  4. Paz e benção a todos. Quero tirar algumas dúvidas a respeito da comemoração da nossa data de nascimento (aniversário) e o São João. Gostaria de saber o que nossa religião tem a dizer com base nas escrituras sagrada, sobre a comemoração de aniversários já que sabemos que muitas religiões condenam completamente esta festa. Tais religiões se baseiam nas passagens bíblicas de Gênesis 40:20 40:21 40:22. E também pelo fato de que o aniversário tem um passado pagão segundo outras ceitas religiosas, quando fazemos aniversário com velas e bolos estamos fazendo adoração aos Deuses Romanos, e que do mesmo jeito é comemorar o Natal, Páscoa, Carnaval e o São João. Quanto ao Natal já estou esclarecida sobre ele. Aguardo respostas. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me extremamente óbvio que não há nenhuma ligação entre se comemorar a data natalícia de uma pessoa querida e qualquer prática pagã, – ainda que a origem desse costume possa ter alguma ligação com tradições pagãs antigas ou coisa que o valha.

      Ora, se você estiver numa festa de aniversário e em algum momento os presentes começarem a rezar para algum deus pagão, aí sim, precisa se preocupar. Em caso contrário, pode relaxar.

      O vinho, por exemplo, era usado em rituais pagãos em honra ao deus Baco. Isso quer dizer que se eu for a uma cantina degustar um bom vinho, – ou participar em alguma festa onde se sirva vinho, – estarei "fazendo adoração" a algum deus pagão? Ora, Nosso Senhor mesmo bebia vinho, e em toda Santa Missa faz do vinho seu preciosíssimo Sangue, para a nossa salvação.

      Muitos dos nossos usos e costumes atuais têm suas raízes no mundo antigo, que era pagão. Se fôssemos enumerá-los, poderíamos escrever um livro de mil páginas. – Até os próprios nomes dos meses do nosso calendário foram dados pelos antigos romanos em homenagem aos deuses pagãos.

      Que deveríamos fazer, então? Recusarmo-nos a chamar o primeiro mês do ano de janeiro, porque era uma homenagem a Januarius, o deus porteiro do mundo dos deuses? Não deveríamos chamar o terceiro mês de março, porque homenageava Marte, o deus da guerra? Não deveríamos chamar maio de maio, porque era homenagem à deusa Maia? Deveríamos criar um calendário próprio, cristão, com outros nomes, para não sermos "idólatras"?

      Por favor... De fato, é uma tremenda tolice nos dispormos a responder a toda baboseira diabólica que as seitas pentecostais e neopentecostais a todo instante inventam contra a Igreja de Cristo. São tantas bobagens, e tão esdrúxulas, que simplesmente não vale a pena perder tempo.

      Muito mais proveitoso é dedicar o tempo perdido com essas tolices à oração. A quem crê, nada confunde, e não é possível que os escolhidos do Altíssimo se percam com essas imbecilidades.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  5. Obrigado por que é um estudo muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Olá! A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria Santíssima.
    O véu (utilizado pelas mulheres) é um sacramental?
    Esteja na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco tempo depois, respondo à pergunta, que tinha passado desapercebida, Yanko (peço perdão). O véu pode, sim, ser considerado, em sentido largo, um sacramental, porque se trata de um objeto que simboliza uma realidade maior e profundamente espiritual. O véu é, para as religiosas consagradas, um testemunho da sua fé e da sua pertença à Igreja de Cristo diante do mundo (assim como o hábito): assim também as esposas católicas testemunham o seu matrimônio e sua catolicidade cobrindo a cabeça em sinal de respeito e devoção na Missa ou ao adentrarem uma igreja. Mas também as solteiras podem atestar sua fé observando a antiga prescrição do uso do véu para todas as mulheres na igreja – o que também é um sinal de modéstia e recato (tradicionalmente, as virgens usam véus brancos e as casadas os que têm cores).

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir