11/11/2023 | Francisco destitui Dom Strickland por críticas – não, a "igreja sinodal" não é "lugar de todos, todos, todos"


 O VATICAN NEWS, SITE informativo do Vaticano, acaba de confirmar que Francisco destituiu, hoje, o Bispo Joseph Strickland do governo pastoral da diocese de Tyler, Texas, após uma visita apostólica conduzida por dois bispos dos EUA. 

    Dom Strickland é reconhecido como um destacado pastor de almas e um valoroso defensor da sagrada Tradição apostólica, que vinha criticando notoriamente o governo atual da Igreja. A decisão de destituir um bispo colocado em alto cargo é uma medida radical e muito incomum, que assustará, talvez, aos mais ingênuos, partindo de um papa tido como muito "humilde", "caridoso" e "acolhedor". O bispo de Austin, Joe Vásquez, foi nomeado como o novo administrador apostólico da diocese, acrescentou a nota oficial. 


    Nomeado por Bento XVI em 2012, o Bispo Strickland não aceitava os rumos que a Igreja vem tomando no pontificado de Francisco. O papa argentino, ao remover Strickland ", cancelou" um dos bispos mais fiéis, direitos e genuinamente fiéis dos Estados Unidos, no dizer do LifeSiteNews.


    O Bispo Strickland já havia sido formalmente convidado a demitir-se por Francisco, num pedido que lhe chegou através do Núncio papal, Cardeal Cristophe Pierre, aos 9 de novembro deste 2023. Strickland recusou esse pedido, declarando publicamente: "Amo Jesus Cristo e a Igreja Católica que Ele fundou. Meu único desejo é falar sua verdade e viver a vontade de Deus o melhor que puder"[1]. 


    O anúncio chocante foi feito através do boletim diário da Santa Sé de 11 de novembro, que secamente publicou apenas: "O Santo Padre exonerou do governo pastoral da Diocese de Tyler (U.S.A.) S.E. Mons. Joseph E. Strickland e nomeou o Bispo de Austin, S.E. Mons. Joe Vásquez, como Administrador Apostólico da diocese vacante".


    Pelo cânon 416 a sede diocesana fica normalmente vaga com uma renúncia, transferência, morte ou "privação" do bispo, dada a conhecer pelo Papa. A capacidade de um Papa de remover um bispo diocesano não é isenta de muitas restrições: de fato, ele só pode emitir uma "privação" a um bispo em exercício do seu ofício seguindo os limites precisos e exigentes do Direito Canónico. O canonista Edward Peters disse, comentando o cânone 416: "Considera-se que a 'privação' do cargo de bispo só é possível em caso de culpa por crimes eclesiásticos (por exemplo, ações canonicamente ilegais em relação à propriedade eclesiástica, contra os cc. 1377 ou 1389)".


    Peters observa que "o Papa não parece ter o poder de 'remover' um bispo ao abrigo do Cânone 416", mas que "uma 'privação' é de fato possível". O ato extremo de Francisco contra um dos bispos mais respeitados e admirados dos EUA (que atraiu um apoio considerável, tanto dentro como fora da sua diocese), foi um gesto de radicalismo totalmente contrário aos seus contínuos discursos sobre "aceitar a diversidade" e "acolher a todos", sem distinção.


"Sei que não não vão me impedir. Tudo faço com caridade, clareza e humildade, sempre pronto a aceitar qualquer correção. Mas quando estou somente pregando a Verdade de Jesus Cristo, não pode haver correção para isso. O mundo pode tentar me fazer cair em desgraça, mas isso não vai funcionar". 

(† Joseph Strickland, Bispo da Santa Igreja)[2]


    Alguns dirão que o título dado a este artigo é exagerado, enviesado ou imprudente, que talvez a demissão tenha ocorrido por outras razões, ou outros argumentos semelhantes. Porém, dos contatos que temos nos EUA, de profissionais ligados à comunicação, ninguém tem dúvida de que a demissão se deu em razão das críticas públicas que Dom Strickland vinha fazendo às ações do pontificado atual. O bispo recebera inclusive a pecha de "bispo do Trump", é claro, da parte dos militantes de esquerda de lá, que são iguais aos daqui e são muitos bons em criar apelidos maldosos para todos os que não são do grupo deles.

    Não nos iludamos, caros irmãos e irmãs, porque a situação deve piorar, e muito. Os que se atreverem a perseverar na Fé católica serão cada vez mais abertamente perseguidos e afastados da "nova igreja conciliar e sinodal", não importa qual cargo ocupem. 
Esta fase histórica da Igreja de Cristo, ao que tudo indica, está se desenrolando cada vez mais rapidamente. E nós somos afortunados por vivê-la, se formos fiéis e se perseverarmos na Fé verdadeira.

_______
[1] HAYNES, Michael. "BREAKING: Pope Francis personally removes America’s Bishop Joseph Strickland", para o LifeSiteNews, disp. em:
https://www.lifesitenews.com/news/breaking-pope-francis-personally-removes-americas-bishop-joseph-strickland/?utm_source=editions_menu&utm_campaign=pt&changed=329798661
Acesso 11/11/2023.
[2] Idem.

Fontes:
• LiveSiteNews, vide nota 1.
• O Tempo, "Após críticas ao papado, Francisco destitui bispo americano conservador", disp. em:
https://www.otempo.com.br/mundo/apos-criticas-ao-papado-francisco-destitui-bispo-americano-conservador-1.3272885
Acesso 11/11/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir