11/2023 | Mais uma aberração: culto pagão 'homenageia' deuses astecas em solo sagrado


NUM DOS VÍDEOS mais impactantes produzidos por Lorenzo Lazzarotto até aqui, fica exposta mais uma vez a abominável traição da Fé e do Evangelho perpetrada por aqueles que deveriam defendê-la até a morte, se preciso. No inacreditável escândalo da vez, o solo sagrado foi profanado com homenagens a antigos demônios assassinos (não é exagero) adorados pelo povo asteca antes da colonização espanhola. Respire fundo antes de assistir.

    Um culto asteca dentro de uma igreja católica(?!): foi o que aconteceu em Bergamo, Itália. Imagine que, nas portas da Igreja de Santo André Apóstolo em Bergamo, você se deparou com um cartaz que o convidava para um evento de "homenagem à cultura mexicana"... Você decide entrar na igreja esperando encontrar devoções relacionadas à Nossa Senhora de Guadalupe, mas se depara com... sacerdotes astecas!

    Fica pior: diante do tabernáculo, uma série de oferendas à "Nuestra Señora de La Santa Muerte" ('Santa Muerte), elementos de uma crença sincrética rechaçado pela Fé Católica.

    É conveniente e oportuno que conheçamos as principais crenças e rituais astecas, para nos perguntarmos: é isso mesmo o que queremos introduzir em nossa Igreja?

    Os Astecas constituíram o mais célebre dos povos nahuas. Eles emigraram da região sudoeste dos Estados Unidos para onde hoje é o centro do México no final da Idade Média. No início do Século XIV, prestavam serviços como mercenários e vassalos de outros reinos nahuas.

    Com o passar do tempo, percebendo suas excepcionais aptidões militares, logo os astecas passaram de servos a senhores de todo o centro do México. Seus desenvolvimentos ímpares na agricultura, astronomia e matemática não ocultam o fato de que sua religião foi (ou ainda é), possivelmente, a mais terrível já vista em toda a História.

    Acreditando que o mundo já havia passado por diferentes ciclos de criação e destruição e que, para garantir a vida em nossa era, os próprios deuses haviam derramado o seu sangue e sacrificado uma parte da sua vitalidade pelo bem dos homens, estes precisariam então retribuir o favor às divindades, ofertando-lhes diariamente vidas humanas como vítimas.

    O sol, Huitzilopochtli, era de longe o maior patrono do Império Asteca. Em seu culto, foram realizados sacrifícios numa proporção numa encontrada em nenhuma outra civilização. Faz sentido a Igreja de Cristo homenagear essa "cultura" ou essas "tradições"?




Índice do vídeo

00:00 Culto Asteca dentro da Igreja.

02:00 O Império Asteca.

03:53 A Religião Asteca.

06:56 A Teologia (universal) do sacrifício.

10:38 Sacrifícios humanos no Império Asteca.

14:16 Centenas de milhares de sacrifícios. 15:51

Os índios que apoiaram Hernan Cortés.

17:29 Guadalupe esmaga a serpente Coatlicue.

19:41 Por que homenagear demônios?

7 comentários:

  1. Boa tarde. Completo 70 anos no começo do ano que vem, sempre leio os seus textos mas nunca comentei. Mas agora eu quero dizer que eu nunca imaginei desde que eu era menino, que um dia eu veria isso o que estaá acontecendo com a santa Igreja. TEnho chorado de tristeza mas pelo menos podemos conversar com bons leigos como o Prof. Henrique. Muito obrigado!

    Carlos Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que motiva e justifica o nosso trabalho!

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  2. Para os católicos sedevacantistas a Sé está vacante mas para os católicos não-sedevacantistas a Sé não está vacante.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou novata como católica e eu fico muito aflita com toda essa confusão que eu vejo na igreja e muitas pessoas que se separam em diversos grupos. estou tentando estudar sobre tudo isso mas ´pe muito compolicado pra mim que não tenho tanto conhecimento como vocês que são jornalistas da área e tudo mais. poderiam me explicar por caridade essa situação toda? Mas com um texto bem simples que seja fácil de entender se possível =D É que eu tenho uns amigos que são sedevacantistas e dizem que estamos sem papa, e eles são católicos muito bons, outros dizem que esses sedevacantistas são cismáticos, mas isso tudo é muito confuso porque tem de tudo na igreja de hoje e o padre da paróquia que eu estou indo é complicado viu? Não dá coragem de bater um papo com ele porque ele nem parece católico, mas aí...
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta foi dada em um post específico, "novata". Espero que seja útil de algum modo.

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
    2. O post em questão está no link abaixo, a propósito:

      Preciso de uma resposta clara e simples!

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir