Cardeal é cruelmente punido: Dom Burke já havia sido afastado, agora é castigado por se opor ao projeto de igreja do "Papa da misericórdia"...

Com informações do LifeSiteNews

O BIÓGRAFO FAVORITO do Papa, Austen Ivereigh , afirmou que Francisco teria confirmado pessoalmente os relatos de que pretende despojar o Cardeal Raymond Leo Burke do seu apartamento e  do salário que recebe.


    Num relatório publicado em 29 de novembro no site heterodoxo "Where Peter Is", Ivereigh escreveu que se encontrou com Francisco na segunda-feira, 27, e este lhe confirmou a veracidade das notícias de que pretende despojar o cardeal Burke do seu apartamento em Roma e do seu salário.


Ivereigh escreveu:


No decorrer da nossa conversa, Francisco disse-me que tinha decidido retirar os privilégios cardeais do Cardeal Burke – o seu apartamento e o seu salário – porque ele tinha usado esses privilégios contra a Igreja[!]. Ele me disse que embora a decisão não fosse secreta, ele não pretendia fazer um anúncio público, mas no início daquele dia, a notícia havia vazado.


    Segundo Ivereigh, essa reunião ocorreu na tarde de segunda-feira e o noticioso "New Daily Compass" (NDC) publicou um relatório informando que Francisco tinha, durante uma reunião em 20 de novembro com chefes da Cúria, revelado sua intenção de expulsar o proeminente Cardeal americano dos seus alojamentos em Roma.


    “O Cardeal Burke é meu inimigo, por isso vou retirar-lhe o apartamento e o salário”, teria dito o Papa, segundo a fonte vaticana do portal: o que foi posteriormente foi corroborado por outras fontes. 


    Posteriormente, vários meios de comunicação corroboraram essa informação através de suas próprias fontes. A Reuters informou, então, no final da noite de 28 de novembro, que um responsável presente à reunião de 20 de novembro disse que Francisco descreveu Burke como alguém que “semeia “desunião”.


    Com o testemunho de Ivereigh, parece que o próprio Francisco confirmou os relatos sobre os seus comentários, embora tenha dito que não descreveu Burke como um “inimigo”. 


    Até o momento do relatório inicial do NDC, Dom Burke não tinha recebido qualquer notificação oficial das ações pretendidas pelo Papa, nem recebeu qualquer palavra até a tarde da terça, dia 28.


    Ex-prefeito da Assinatura Apostólica, Burke emergiu como uma figura chave para muitos durante os quase 11 anos do reinado de Francisco. Ele assinou, de forma particularmente notável, tanto as dubia iniciais sobre Amoris Laetitia, em 2016, como as mais recentes, deste 2023, sobre questões relativas ao Sínodo sobre a Sinodalidade. 


    Nos EUA, a grande mídia e os meios de comunicação católicos heterodoxos têm constantemente difamado o Cardeal americano devido ao seu pronunciamento sobre o ensino católico, que é frequentemente colocado em justaposição com as declarações de Francisco. Mais recentemente, Burke criticou o projeto do Sínodo sobre a Sinodalidade, escrevendo o prefácio do livro ""Processo Sinodal, Caixa de Pandora", de Julio Loredo (que comenta o caso em vídeo compartilhado ao final deste artigo) e José Antonio Ureta, que destacava a heterodoxia e os perigos no Sínodo. 


    O Cardeal Burke referiu-se à “sinodalidade” como uma frente para a “revolução” que trabalha para alterar “radicalmente” a Igreja Católica em linha com uma “ideologia contemporânea” que rejeita grande parte do ensinamento da Igreja.


    Em novembro de 2014, Francisco já tinha destituído o cardeal do seu cargo de prefeito da Assinatura Apostólica, num movimento amplamente visto como punição pelas suas críticas a elementos do pontificado de Francisco. Todavia, Dom Burke tem apelado consistentemente aos católicos para que "rezem pelo Papa Francisco" e afirmado com igualmente consistência que considera Francisco o Papa legítimo, contra os argumentos defendidos por Dom Viganò, que tem ganhado cada vez mais força, no sentido de que a eleição de Francisco pode ter sido inválida (saiba mais).


    Burke  também sempre rejeitou a alegação de que trabalhe contra o Papa ou que é seu “inimigo”, afirmando que suas próprias intervenções visam apenas defender a doutrina perene da Igreja católica, como ela sempre creu e ensinou. Bem, eu me atrevo a dizer que talvez – apenas talvez –, já tenha passado da hora de os nossos bispos e cardeais pararem de continuar tentando "acender uma vela para Deus e outra para o diabo", como se dizia antigamente: se o homem é um herege, que o digam; se é um traidor de Cristo, pregando uma doutrina oposta àquela que Nosso Senhor e os Apóstolos ensinaram, que o proclamem; se é um traidor da Fé que, para todos os efeitos, não pode continuar sendo reverenciado como "Sua Santidade" e "o Santo Padre...", que então o proclamem do alto dos telhados. São as nossas almas que estão sendo postas em risco.




_______
Fonte:
"BREAKING: Papal biographer confirms Pope Francis will remove Cardinal Burke’s flat, salary", por Michael Rauynes para o LifeSiteNews, disp. em:
https://lifesitenews.com/news/breaking-papal-biographer-confirms-pope-francis-will-remove-cardinal-burkes-flat-salary/?utm_source=featured-news&utm_campaign=usa
Acesso 29/11/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir