12/11/2023 | Cardeal e Arcebispo se unem em apoio a Dom Strickland e repúdio ao autoritarismo de Francisco

O Cardeal Müller e o Arcebispo Viganò já manifestaram apoio ao Bispo Strickland

Declarou o Cardeal Gerhard Müller, Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, respondendo às perguntas da imprensa do portal "Katholische Nachrichten" sobre a demissão do Bispo Joseph Strickland, da Diocese de Tyler (saiba mais): “O que está sendo feito ao Bispo Strickland é terrível, um abuso do direito divino do episcopado. Se eu pudesse aconselhar o Monsenhor [Strickland], diria que ele não deve de forma alguma renunciar, porque nesse caso eles poderão lavar as mãos alegando inocência”.


    Bem, exatamente por ter se recusado a renunciar é que Strickland foi demitido. De acordo com a justiça eclesiástica, um bispo só pode ser destituído pelo Papa se for culpado de algo mau (heresia, cisma, apostasia, crime ou comportamento antissacerdotal), como é o caso dos que estão abonando as falsas bênçãos dadas a pares homossexuais ou relacionamentos extraconjugais. A esses, como sabemos, nenhuma repreensão é aplicada.


    "A demissão arbitrária do cargo de bispo de uma diocese na qual um bispo é estabelecido pelo próprio Cristo como seu pastor legítimo mina a autoridade do Papa, como aconteceu historicamente com a negociação indigna para o cargo sob o papado de Avinhão – essa perda de confiança foi uma das as principais razões para a cisão da chamada 'Reforma' e o seu ódio ao Papa", prosseguiu o Cardeal. E concluiu:

Segundo a Sã doutrina cristã e católica, o Papa não é, de forma alguma, o Senhor da Igreja, mas sim, como representante de Cristo para a Igreja universal, o servo dos servos do seu Senhor. Senhor esse que disse a Simão Pedro, quando fraquejou, logo após ter sido nomeado a rocha de toda a Igreja: “Para trás de mim, Satanás; és uma pedra de tropeço para mim, pois não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens” (Mt 16,23).


    Poucas frases do Evangelho definiriam melhor o que está havendo agora: o sucessor de Pedro realmente não se ocupa das coisas de Deus, renega toda a Tradição e está muito preocupado em agradar aos homens. Papa nenhum detém a autoridade de Cristo para intimidar bons bispos, pastores fiéis e que se modelam no Bom Pastor, simplesmente porque falsos amigos os denunciam como inimigos do Papa, enquanto aqueles bispos claramente heréticos e de vida imoral, bispos causadores de divisões e escândalos, podem fazer o que bem entendem e são promovidos a altos cargos, de modo a poderem causar mais mal e desviar ainda mais as almas no seio da Igreja de Cristo.

    Já o Arcebispo Viganò declarou em sua conta do Twitter: "Estamos testemunhando uma lenta mas inexorável compreensão do papel subversivo desempenhado por Bergoglio na Igreja: por um lado, vemos multiplicarem-se os abusos de poder contra bons bispos e clérigos; por outro, vemos a escandalosa proteção dos hereges, dos corruptos e dos pervertidos". E prossegui sem meios tons: "A Sé de Pedro está infestada por um tirano intolerante e implacável: os Bispos devem levantar a voz antes que Bergoglio destrua até mesmo o pouco que resta do edifício católico. Associo-me plenamente ao Card. Declarações de Müller (que acabamos de ver). Exorto meus irmãos Bispos a lhe manifestarem o seu total apoio".

| Assine nossos conteúdos exclusivos e tenha acesso a muito mais! |


_____
Fontes:
The Remnant Catholic, "Archbishop Viganò Stands with Cardinal Müller, who Stands with Bishop Strickland", disp. em:
https://remnantnewspaper.com/web/index.php/articles/item/6823-archbishop-vigano-stands-with-cardinal-mueller
Katholische Nachrichten, "Eine Kriegserklärung an US-Katholiken - Papst enthebt US-Bischof Strickland seines Amtes!", disp. em:
Acesso 12/11/2023

3 comentários:

  1. Confesso que tou com medo com os rumos que as coisas estão tomando, coisa tá feia!!

    ResponderExcluir
  2. Igual ao que ocorreu com Dom Rogelio Llivieres, do Paraguai. Dom Rogelio morreu de desgosto pouco tempo depois.

    ResponderExcluir
  3. Strickland também é um personagem da trilogia De Volta para o Futuro. Uma de suas frases clássicas: "É assim que se faz, filho. Mantenha a disciplina sempre, não ceda". Bem aplicável ao seu homônimo da Igreja.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir